Empresários de Campinas visitam NRF e trazem dicas de tendências para o varejo


A NRF Retail’s Big Show é o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo e o destino anual dos varejistas brasileiros. Em 2022, a 110ª edição ocorreu no Jacob Javits Convention Center, cidade de Nova York. Grandes empresários da região visitaram o espaço a fim de trazer insights e novidades para o comércio local. Dentre as tendências estão o conceito de “metaverso”, “think global, get local” e a mudança de comportamento do consumidor.

Durante os dias 15 e 20 de janeiro o evento apresentou palestras e seminários com participação dos CEOs dos maiores e mais inovadores varejistas abrangendo temas como: tendências de varejo, inteligência artificial, omnichannel, mídias sociais, comportamento do consumidor, novos conceitos de negócio, experiência de compra, marketing e administração de marcas, design, visual merchandising, operação de lojas, cadeia de suprimento, novos meios de pagamento e big data.

O empresário Leandro Pozzi – franqueado da Rede Boticário nas cidades de Campinas, Itupeva, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa, Fernanda Dalben – diretora de marketing da Rede Dalben Supermercados e Raquel Bessa – sócia fundadora da Rock It MKT, visitaram o evento e puderam vivenciar toda experiência com o intuito de aplicar as novas tendências do varejo dentro do cenário de suas empresas, trazendo mais oportunidades para a região.

Para Leandro, “a experiência foi fantástica pela oportunidade de ouvir CEO´s de grandes companhias e grandes marcas ao redor do mundo falando sobre tendências de varejo, comportamento do consumidor em tempos de pós pandemia e, principalmente, sobre o futuro do varejo e o tema metaverso”. O metaverso foi uma das grandes tendências abordadas da NRF 2022.

“O metaverso é o novo pilar do comércio omnicanal. Criar produtos exclusivos digitais e que podem ser comercializados (criptomoedas). Não se trata mais de pensar em omnicanalidade, mas na formação de um sistema de gestão de experiências, que combine e se desdobre por lojas físicas, virtuais e no metaverso” cita Fernanda Dalben. Raquel completa mencionando que “ele é mais um canal de venda/estudo de comportamento dos consumidores que precisamos disponibilizar como alternativa para o shopper.”

Outro ponto fortemente abordado foi a experiência de compra do consumidor. Os consumidores aumentaram sua expectativa e buscam cada vez mais por recompensa imediata e instantânea; o cliente vai demandar agilidade e velocidade na entrega e acesso de produtos.

Além disso, procuram por tecnologia e afinidade com a marca, para Fernanda, “A geração Z ama as marcas e espera encontrar aquelas que consigam ser autênticas e que estejam alinhadas com valores que são relevantes, como por exemplo, causas a favor da igualdade e sustentabilidade”.

A NRF também debateu sobre o mote “think global, get local”. Fernanda aponta que os mercados de vizinhança estão em alta, e que as empresas devem pensar globalmente, mas agir localmente. Ou seja, pensando no “get local”, quando o cliente quer consumir os produtos e serviços cada vez mais próximos de casa.

Para Raquel o varejo de bairro é a grande oportunidade do momento. Essa pode ser uma ótima notícia para o varejo regional muito forte na região de Campinas. O fato dos regionais terem mais conhecimento das características do consumo onde atuam e a tendência do shopper em valorizar empresas locais são pontos positivos.

O consumidor se mostra cada vez mais adaptado ao home office, levando-o a procurar perto de casa soluções simples e práticas para o seu dia-a-dia. No entanto materializar isso para os regionais continua sendo um desafio. Marcas locais tendem a crescer também e, nesse sentido, passarão a ser concorrência para os regionais ou nacionais que também buscarão esse espaço disputado.

Trazendo muitas novidades para o comércio e abrindo possibilidades de novos negócios, Leandro destaca que a participação no evento “trouxe a oportunidade de continuar atualizado com a troca de conteúdos e de acompanhar de forma ampla e com diferentes pontos de vista, toda a evolução do varejo nas suas mais diferentes operações”.

Fonte: TGB Comunicação
Crédito Foto: Divulgação