A tecnologia apresenta diversas possibilidades para a sociedade, sendo responsável inclusive pelo processo de renovação dela, ao utilizar de novas estratégias para o mercado e para os setores de trabalho. Como por meio da realidade aumentada.
Um modalidade de tecnologia cuja utilidade é possível para as mais diversas atividades, como no setor de saúde, na educação, mas cujo maior destaque nos últimos anos vem sendo na área comercial, por apresentar uma série de oportunidades nesse sentido.
Sendo importante então reconhecer a fundo todas as especificidades em relação à tal tecnologia, para que o uso dela possa trazer diversos benefícios em relação à área na qual ela será aplicada. Como na gestão do seu negócio, visando oportunidades.
Tal como uma empresa de balões personalizados, que pode utilizar da realidade aumentada para destacar melhor os seus produtos, garantindo dessa forma uma melhor divulgação deles, seja em seu site ou nas prateleiras de sua loja física.
Com a presença de códigos que levam a links específicos para cada modelo de objeto decorativo a ser adquirido em uma loja para decoração de festas, sendo possível então analisar sobre qual modelo pode ser o mais adequado para a organização de um evento.
Dando a tal loja a possibilidade de organizar melhor o seu próprio estabelecimento, sem necessidade de exibir todos os seus produtos, tornando o local apertado, no qual os clientes mal podem se locomover para de fato observarem as características de cada mercadoria.
Por meio da realidade aumentada é possível apresentar aos seus clientes um número mais amplo de variações deste produto, sem que o indivíduo tenha que colocar suas mãos nessa mercadoria, o que pode ser bem mais prático do que provar diversas peças em uma loja.
Sendo que tal tecnologia também pode ser benéfica para o setor industrial, com uma empresa de calibração de instrumentos conseguindo encontrar a peça correta a ser consertada ou trocada, diante do uso de uma tecnologia de otimização visual.
Mas para compreender quais são os benefícios em relação ao uso de tal tecnologia, primeiro é importante conhecer a fundo como ela funciona.
A funcionalidade da Realidade Aumentada
A base principal de realidade aumentada está relacionada não apenas ao uso de uma tecnologia virtual, mas sim de como esses elementos podem ser integrados ao ambiente físico ao qual convivemos, derrubando assim as barreiras que existem entre tais mundos.
Acompanhando assim o próprio processo de modificação da sociedade, no qual os indivíduos se encontram cada vez mais conectados à internet, usando dela como uma plataforma de trabalho, de comunicação, comercial, entre outros pontos.
Com tal tecnologia funcionando através de um sistema de escaneamento do ambiente, utilizando principalmente das câmeras disponíveis em um dispositivo, como um computador, notebook ou com um destaque maior para os aparelhos móveis.
Tanto por sua acessibilidade como pela facilidade acerca do uso dos aparelhos de celular, o que ajuda a expandir a presença da tecnologia de realidade aumentada tanto no mercado como na sociedade. O que explica o uso desse recurso em ações como:
- Jogos interativos;
- QR Code;
- Publicidade interativa;
- Uso na medicina;
- Uso na área educacional.
O maior caso em relação à popularidade alcançada pela realidade aumentada nos últimos anos foi por meio do jogo Pokémon GO, que trazia a presença das criaturas do jogo para interagirem com o ambiente comum, tudo por meio do visor das telas.
Tornando-se na época de lançamento uma febre mundial, trazendo essa tecnologia irreconhecida para quem ainda não havia tido contato com ela. Ela segue em processo de evolução, da mesma forma com que o mercado e outras tecnologias avançam.
A fazer com que os serviços de uma empresa de automação industrial sejam cada vez mais requisitados pelo mercado, de forma a otimizar as atividades comerciais de um negócio, por meio das novas possibilidades digitais presentes, incluindo a realidade aumentada.
Especificamente sobre tal conceito, destaca-se o uso de hologramas, a permitir com que a realidade aumentada saia somente da visão e das telas e passe de fato a se posicionar no cenário real, a permitir novas formas de interação entre as empresas e o público.
Tudo a fazer com que essa tecnologia seja responsável por uma série de benefícios a serem conquistados por quem se apoio no uso da realidade aumentada como um novo instrumento de negócios.
Benefícios da realidade aumentada
Como dito anteriormente, essa tecnologia possui uma grande utilização para os mais diferentes mercados, a permitir com que uma empresa que atua com a oferta de serviços de consultoria ambiental possa ter um novo leque de exibição do seu ofício.
Apresentando ao público interessado em contratar esses serviços a ter uma prévia sobre tal função no mercado. Ampliando dessa forma as chances da empresa ser contratada por esses clientes em potencial.
Sendo esse apenas um entre os benefícios associados ao uso de tal tecnologia no seu negócio, destacando-se vantagens comerciais como:
Serviços à distância
Da mesma forma com que é possível para uma companhia hoje realizar reuniões à distância, via videoconferência, é permitido também aos participantes desse encontro virtual ter uma melhor noção sobre um novo produto a ser lançado no mercado.
Com tal observação sendo feita não apenas pela visualização de uma apresentação em slides, como também por uma simulação em 3D, com a realidade aumentando permitindo a quem participa dessa reunião à distância ter uma melhor visão sobre tais produtos.
Ajuda ao mercado varejo
E quando se fala em oportunidades, destaca-se o cenário do mercado varejo, que por meio de um sistema QR Code, por exemplo, pode apresentar melhor as características de uma bomba para piscina pequena, indo além da descrição na caixa deste produto.
Design e modelagem
Mas não é somente no setor de vendas que se destaca o uso da realidade aumentada, tendo uma importância também no processo de criação de mercadorias, ao facilitar os procedimentos relacionados ao design de modelagem desses produtos.
Permitindo assim com que uma fábrica voltada à produção de peças para a indústria consiga testar novas possibilidades e diferentes designs, antes mesmo de iniciar o processo de fabricação de acessórios para compressor.
Atendimento ao cliente
E assim como é possível testar essas possibilidades dentro do setor interno, é possível também apresentar aos seus clientes melhor as características dessa mercadoria, como pelo aplicativo dessa marca, ao exibir uma simulação sobre o uso de tais produtos.
Capacitação da equipe
E assim como o contato externo com sua audiência é possível de ser otimizado, por meio de tal tecnologia, também é plausível o aprimoramento do seu contato com sua equipe interna, a usar dessa tecnologia como um artifício de capacitação e treinamento da equipe.
E para ter acesso a tais benefícios, é preciso então saber como implementar tal tipo de tecnologia ao seu negócio.
Como essa tecnologia pode aprimorar seu negócio
A realidade aumentada, assim como outras tecnologias disponíveis no mercado, são capazes de aumentar a percepção do público do seu negócio, por meio de uma série de fatores a serem conquistados através do uso de tal estratégia.
Com ela podendo ajudar o seu negócio a partir de ações como:
Interação com o público
Por se tratar de uma tecnologia focada na interação, é previsível a utilização dela em relação nesse sentido, permitindo que uma empresa tenha mais chances de apresentar os seus produtos, sejam eles um novo modelo de celular ou materiais hospitalares.
Aumento de vendas e redução de custo
A partir do momento que uma companhia passa a ter um maior contato com o público, é amplificada a chance de venda acerca dos seus produtos, com o uso interno dessa tecnologia permitindo uma redução de custo.
Ao permitir com que a confecção de tais produtos seja feita apenas após todos os testes feitos acerca de questões como design entre outros pontos que podem ser observados por meio da realidade virtual.
Produção otimizada
Diretamente conectado a isso chegamos ao citado nível de produção, ajudando até mesmo na confecção de uma peça adequada para o reparo de uma máquina, ao ser feito antes todos os testes virtuais, acerca do encaixe perfeito dessa peça no maquinário.
Fazendo assim com que o setor de produção alcance melhores resultados em sua área, tendo a realidade aumentada com um dos seus principais parceiros, tratando-se de uma tecnologia de uso tanto para as atividades internas quanto externas em um negócio.
Sendo necessário para isso estar sempre atento para as invocações não só da realidade aumentada, como também de todas as tecnologias disponíveis no mercado. Facilitando a comercialização de diversos produtos, de um rastreador automotivo até ao automóvel.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos