De acordo com uma pesquisa da PwC Brasil, os canais digitais influenciam 77% das decisões de compra dos consumidores e desempenham um papel importante na jornada do cliente, principalmente por meio de fontes como o social commerce.
Esses recursos têm grande importância e influência diante do público, entendendo o comportamento e a forma como o público se comporta através dessas interações e desses momentos.
Dessa forma, as empresas tendem a se atentar e a levar em consideração o entendimento e a implantação desses recursos em seu dia a dia, isso se aplica desde uma empresa de montagem de painel elétrico até os mais diversos negócios.
Principalmente nesse contexto, o social commerce se torna uma estratégia extremamente relevante para as lojas virtuais interagirem com o público, impulsionarem os negócios e gerarem vendas – tudo por meio das redes sociais, é claro.
As redes sociais estão presentes em praticamente todos os meios, e isso não seria diferente nas lojas online e no mercado de trabalho. Esse recurso tem se mostrado como uma das principais estratégias para alcançar uma conexão com os seus consumidores.
Entenda o que é social commerce
O social commerce, também conhecido como s-commerce ou social commerce, é uma estratégia baseada no uso das redes sociais para promover uma marca e impulsionar suas vendas. Na prática, trata-se de uma integração entre e-commerce e redes sociais.
Com isso, cria-se uma conexão e uma troca mútua entre as redes sociais e os e-commerces, fazendo com que ambos tenham uma vantagem e consigam se beneficiar diante desse processo, sendo algo essencial desde uma fábrica de tela artística até uma empresa de acessórios para viagem.
A ideia é criar um ambiente colaborativo onde as pessoas possam interagir com a loja e compartilhar suas opiniões, avaliações e experiências com a empresa, além de realizar compras diretamente por esses canais.
Desse modo, estabelecendo um contato e uma conexão única com o seu público, fazendo com que a empresa consiga crescer e se beneficiar em diversos aspectos através desse processo.
Por isso, estabelecer o social commerce em sua empresa pode ser algo essencial e um ponto-chave para uma mudança e um crescimento em diversos setores e no dia a dia da sua loja online.
Ao acompanhar o que é social commerce, o quanto esse recurso se mostra fundamental e importantíssimo na rotina da empresa, acompanhe a seguir como é feito o seu funcionamento.
Como funciona o social commerce?
Depois de saber o que é o social commerce, é hora de entender como ele funciona. Como citado durante o texto, você pode usar essa estratégia para divulgar seus produtos e realizar vendas.
Dessa forma, conseguindo um recurso fundamental nesse processo que demanda esforço e conhecimento sobre o mercado, fazendo com que a empresa se destaque e se torne referência através da sua implantação.
Assim, como exemplo uma assessoria contábil para empresas, ao realizar a implantação do social commerce em seu dia a dia, sabe que as prospecções e realização de vendas tendem a crescer e tomar ainda mais proporções diante do mercado.
O primeiro passo nesse processo é produzir um conteúdo valioso que atraia seu público. Um conteúdo que realmente faça sentido e que proporcione essa aproximação e essa identificação com o seu consumidor.
Os conteúdos podem ser os mais variados possíveis, você pode publicar artigos em blogs, vídeos no YouTube ou até mesmo criar podcasts e compartilhá-los nas redes sociais.
Com isso, buscando formas de realizar esses contatos e maneiras para que esse conteúdo alcance o seu público, prezando por um conteúdo de qualidade e um contato e experiência única para o público.
A chave para esse processo é criar um material que seja realmente útil para o seu público, para que você possa criar uma forte conexão com eles e, ao mesmo tempo, informar essas pessoas sobre sua empresa e seu produto.
Desse modo, estabelecendo uma espécie de serviço de monitoramento ambiental, conhecendo e monitorando constantemente o seu público, para que chegue a um conteúdo de forma ideal e totalmente benéfica para ambos os lados.
Então, quando é hora de comprar, é provável que eles tenham o seu negócio em mente. Por causa disso, eles tendem a comprar de você. Assim quando chegar a hora desse cliente comprar, você precisará estar pronto.
Através dessa implantação e dessa consciência sobre o mercado e sobre o público, a maneira de alcançar e de proporcionar o melhor diante desse contato se torna algo mais natural e algo prático para o seu negócio.
Uma ideia que você pode colocar em prática é deixar seu público comprar diretamente da rede social onde você trabalha. Isso se aplica desde uma fábrica de camisetas promocionais em sua página online, até as mais variadas empresas e negócios.
Ao acompanhar como funciona o social commerce e sua implantação nos processos que compõem a empresa, veja a seguir as vantagens e a importância desse processo.
Veja quais são as vantagens do social commerce
O potencial e a importância dessa ferramenta se dão justamente em sua aplicação, em seu impulsionamento e em como é feito sua implantação nas lojas online, por isso acompanhe a seguir as vantagens do social commerce:
- Visibilidade: A aproximação com o público transmite uma maior visibilidade;
- Aproximação: O engajamento da empresa aumenta através desse recurso;
- Publicidade: A publicidade se mostra de forma mais direcionada e impactante;
- Praticidade: A conveniência através dessa ferramenta é o seu diferencial;
- Experiência atrativa: O crescimento se dá através das estratégias.
Dessa forma, as empresas tendem a adotar e seguir essas estratégias, justamente, por suas vantagens e por ser um recurso fundamental diante de um mercado de extrema concorrência.
Com isso, a sua importância se mostra em todos os aspectos e na forma como esse recurso possibilita com que as empresas tenham o seu crescimento, e busquem constantemente uma melhoria em seus setores e fatores internos e externos.
Por isso, a aplicação do social commerce se mostra de forma necessária e fundamental, possibilitando melhorias desde uma empresa gráfica para impressão de apostilas até uma empresa de publicidade.
Assim, ao entender as vantagens e a importância do social commerce para as empresas, acompanhe como investir em social commerce e em seus recursos para as empresas.
Como investir no Social Commerce
Para algumas empresas, adotar o social commerce pode parecer um grande desafio. No entanto, todas as empresas podem começar de um só lugar: implementando o omnichannel!
Ao alinhar seus canais de comunicação e vendas, offline e online, você está dando um passo importante em direção ao seu objetivo final. Ou seja, conseguindo de alguma forma os primeiros passos para essa implantação e a realização desse recurso.
Assim, como em uma empresa de equipamentos para construção civil, ao começar a enxergar dessa forma a implantação e utilização do social commerce, a sua empresa se mostra preparada para o seu uso no dia a dia e nos processos que compõem a empresa.
Nesse ponto, o desafio operacional é um dos mais relevantes, contando com processos como:
- Integrar canais de vendas;
- Estoque;
- Centros de distribuição;
- Depósitos para que todas as novas compras possam fluir perfeitamente.
Outro ponto importante nesse desafio operacional é pesquisar e desenvolver um plano estratégico que se adeque ao seu papel, fazendo com que essa estratégia se torne algo natural e uma prática dos setores da sua empresa.
Afinal, é preciso estar presente e criar canais de vendas nas redes sociais e plataformas digitais onde seu público está localizado.
Com uma boa estratégia de social commerce, os clientes podem ver páginas visualmente bonitas, catálogos completos, descrições de produtos, além de serem cativados pela marca e realizarem compras sem sair da rede social.
Por isso, investir no social commerce se mostra algo necessário e um dos pontos importantes para um crescimento e para um maior impacto diante do mercado. Por fim, para um entendimento total desse recurso, acompanhe os tipos de social commerce.
Tipos de social commerce
Pois bem, agora que você já viu todas as partes mais teóricas do social commerce, é hora de navegar pelos tipos de social commerce que existem e suas características. Pensando nisso, entre os principais é possível citar:
Entre pessoas
Um dos conceitos mais fundamentais do social commerce é expandir os canais de vendas e tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável.
Compras coletivas
Existem também sites e plataformas onde você pode se conectar diretamente com os compradores.
Nesse tipo de transação, o que acontece no “social commerce” é o uso de gatilhos psicológicos para impulsionar as vendas, o uso de estratégias como escassez e dinâmica de leilão e um cronômetro para marcar a validade das ofertas.
Compras colaborativas
A compra colaborativa traz um aspecto interessante para o social commerce: as recompensas, como uma espécie de soluções de isolamento acústico, proporcionando essa solução para as empresas através dos lucros diante do mercado.
Vendas em redes sociais
Vender nas redes sociais não é novidade: qualquer pessoa, não apenas empresas, pode criar sua própria loja no Instagram e Facebook, essas lojas surgem como uma das principais saídas e recursos das lojas online.
Fóruns e chats
Por fim, a venda por meio de fóruns e chats está se tornando mais comum – um reflexo do comércio social, que possibilita a compra por meio de aplicativos de chat e mensagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

