Diversos são os conhecimentos necessários para empreender, passando pelo processo de administração do negócio, assim como também pela forma como esse indivíduo sabe lidar com o seu público, seus funcionários e também os seus concorrentes.
Até porque o sucesso de um negócio depende de uma série de conceitos, indo muito além do número de vendas alcançado por uma empresa. De fato, esses números são de grande importância para se ter uma noção sobre o alcance de um negócio, mas não são os únicos.
Ainda mais no cenário comercial atual, no qual a relação entre as empresas e o público passa a ser muito mais íntima, com ambos estando presentes em um ambiente de mútua interação, que no caso é o que pode ser dito sobre as redes sociais, por exemplo.
E quanto maior for a relação do público com uma empresa, maiores são as chances desse negócio alcançar um melhor reconhecimento por parte de novos clientes, com a sua base inicial de consumidores servindo também como divulgadores dessa marca.
Fazendo assim com que uma empresa voltada à execução de serviços de limpeza em condomínios consiga, por meio dessas novas ferramentas digitais, chegar ao conhecimento de uma audiência maior, levando-a a alcançar seu almejado sucesso.
Mas esse é um passo que está mais atrelado ao processo de expansão de um negócio. Antes que tais estratégias possam ser executadas, primeiro é necessário garantir a abertura de uma empresa, com a gestão de um profissional preparado para essa sua nova posição.
Pois diferentemente de um trabalho tradicional, no qual um funcionário se especializa em uma função, executando suas atividades de acordo com as ordens recebidas, a posição de um empreendedor é muito mais complexa, por lidar com diferentes responsabilidades.
Sendo assim, não basta ter conhecimento sobre um serviço de transporte para abrir um negócio voltado à gestão de frota de veículos leves. De fato é necessário ter esse tipo de entendimento, contudo, é preciso também saber como administrar outras questões.
Como liderar uma equipe, saber como lidar com fornecedores, entre outras ações necessárias para que esse novo negócio tenha chances de se destacar e prosperar dentro do mercado cada vez mais competitivo.
Ou seja, é preciso saber como agir como um empreendedor nato.
Por que ser um empreendedor nos dias de hoje?
Com tamanhas responsabilidades, pode ser difícil entender os motivos pelos quais um indivíduo pode optar por abrir um negócio próprio, ainda mais no mercado atual, de tamanha competitividade. Indo contra grandes empresas e pequenos comerciantes.
Todos a disputarem por um espaço no mercado, assim como pela atenção do público. Seja em um ambiente físico ou digital, assim como em ambos, como é recomendado para que esse negócio consiga ter uma maior visibilidade, ao adotar uma abordagem ampla.
Mesmo com esses desafios, o número de novas empresas no mercado segue em alta. Em março de 2022, por exemplo, 351 mil foi a quantidade de novas companhias que foram abertas no Brasil, como aponta o site do Governo Federal.
Envolvendo os mais diversos tipos de empreendimentos, desde uma empresa de alimentos saudáveis a um fotógrafo profissional que passa a comercializar os seus serviços por meio de uma plataforma digital, chegando ao alcance de uma alta audiência.
Entre os motivos por trás desse processo de abertura de novos negócios é possível citar uma busca pela oportunidade de crescer na vida, já que uma boa gestão permite o crescimento desse negócio, diferentemente de um profissional preso a um trabalho formal.
Além disso, muitos indivíduos optam por abrir um negócio a parte de suas atividades no trabalho para conquistar uma renda mensal extra. O que se mostra necessário em um período de crise, como em um mercado que se recupera dos efeitos da pandemia.
Estando estes entre os principais motivos pelos quais as pessoas partem para se tornarem novos empreendedores, alcançando assim uma posição de destaque dentro do mercado, junto ao público pelo qual tais empresários buscam trabalhar em companhia.
O próprio mercado também se mostra mais favorável para essa abertura de novos empreendimentos, por meio de ferramentas que podem ajudar uma cozinheira residencial a divulgar os seus serviços por meio da internet, indo ao encontro de novos clientes.
Mesmo com tamanhos equipamentos e plataformas, que facilitam o processo de abertura e gestão de um novo negócio, é preciso ter também todo o conhecimento necessário para fazer uma boa administração desse projeto, alcançando assim os resultados desejados.
O que é necessário para ser um bom empreendedor?
Para garantir uma boa gestão do seu negócio, e dessa forma fazer com que o seu empreendimento voltado ao serviço de instalação de ar condicionado central consiga conquistar novos clientes frequentemente, uma série de atitudes é esperada pelo público.
Entre essas características é relevante destacar algumas, como:
Espírito de liderança
Para quem tem experiência como funcionário em uma empresa, pode sentir uma grande mudança de responsabilidade, a partir do momento que ocupa a posição de gestor em um negócio.
Nessa nova acomodação é preciso ter sempre um espírito de líder, capaz de inspirar seus funcionários a fazerem o melhor trabalho possível, pois somente com um trabalho em equipe será possível que tal negócio cresça.
Boa comunicação
E para que tal tipo de comprometimento por parte de uma equipe seja conquistado, é de grande importância que esse líder saiba como se comunicar de forma adequada, passando as informações corretas e necessárias tanto ao seu público interno como externo.
Conhecimento sobre finanças
Outro ponto importante está associado à gestão financeira de um negócio, tratando-se de tudo o que envolve o controle dos lucros alcançados por esses empreendimentos, além da renda necessária para que tal empreendimento possa funcionar de forma correta.
Como no fluxo de caixa de uma empresa, permitindo então com que um restaurante possa investir em novos equipamentos, como a compra de uma máquina de pizza, sem que essa aplicação possa prejudicar a administração desse negócio, em termos do valor disponível.
Gestão de pessoas
Mas um negócio não se faz somente por decisões estratégicas financeiras, é necessário também saber como lidar com as pessoas presentes nesse negócio. Tanto em relação aos funcionários como aos clientes que tal negócio busca atingir por meio de suas ações.
Compreender a importância do marketing
Quando se fala sobre a gestão de sucesso de um negócio é importante destacar a ação de estratégias desenvolvidas justamente com o intuito de auxiliar o processo de gestão de um negócio. Sendo essa a principal função das chamadas técnicas de marketing.
E para cada estilo de empresa existe um formato adequado de estratégia de marketing que pode ajudar essa companhia a alcançar os melhores resultados dentro da sua área. Entre essas variedade é válido destacar algumas como:
- Marketing digital;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing (marketing de atração);
- Marketing social;
- Marketing ambiental.
Com cada uma dessas estratégias, além da colaboração entre elas, permitindo com que uma empresa voltada aos serviços de execução e manutenção de jardins consiga se destacar da melhor maneira possível.
Não apenas em relação ao seu público, como também no próprio processo de administração desse tal negócio.
Atenção ao networking
A relação de uma empresa no mercado depende também da forma com que esse negócio consegue se associar a outras empresas e profissionais que se encontram presentes nesse cenário.
Sendo preciso se conectar com outras pessoas da área, para que novas portas comerciais possam ser abertas para um negócio, influenciando com que ele possa crescer dentro de um sistema comercial.
Criatividade constante
O citado cenário competitivo faz com que seja preciso apresentar algo de único para que um negócio possa ser visto com atenção pelo público. O que leva a importância de demonstrar um serviço ou produto original, por meio de ações sempre criativas.
Não desista facilmente
Quanto melhor administrado for um projeto, maiores são as chances dele prosperar. Contudo, é comum que exista um tempo necessário para que esse empreendimento alcance um público inicial, fidelizando essa sua primeira audiência de clientes.
Diante disso, é importante ser persistente e não desistir após um período inicial complicado. É indicado inclusive se prevenir nesse sentido, tendo um bom suporte de capital que permita um negócio se sustentar até ele chegar em um ponto de rentabilidade.
Sendo importante conhecer os limites do seu negócio e do seu setor, para que não tal empreendedor não perca o seu tempo em um projeto sem futuro.
Com base em tudo isso, é importante então saber também como administrar o tempo alocado em um negócio, contando também com a forma com que esse empreendimento pode otimizar suas ações, como na adoção de um serviço de rastreamento de veiculos.
Trazendo um maior controle sobre os carros utilizados no transporte de suas mercadorias, até as mãos dos seus clientes. Uma mudança capaz de otimizar sua relação com público, levando tal negócio a melhor oportunidade de crescer no mercado.
No que se trata do grande objetivo de quem acaba de sair do seu trabalho e abre um negócio para chamar de seu.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.