Embora muitas empresas não se aventurem nesse meio, empreender em cidades pequenas vem sendo uma prática de negócios cada vez mais lucrativa e atrativa, fazendo com que até mesmo grandes empresas abram filiais em lugares pouco movimentados.
Mas apesar de pensarmos apenas em estabelecimentos físicos quando falamos de empreendedorismo em pequenas cidades, o marketing digital vem desempenhando um papel bastante fundamental no caso, mostrando como ele é essencial nos dias de hoje.
Com isso em mente, o texto de hoje abordará como empreender nesses lugares pouco movimentados, em cidades menores, através do marketing digital, mostrando os benefícios de se investir nesse meio, assim como algumas formas de colocar tudo em prática.
Por que empreender em cidades pequenas?
Desde uma empresa manutenção elétrica até uma logística, empreender em cidades mais padrões é bastante diferente de empreender em cidades pequenas, tanto pelo tipo de público que nelas mora quanto pela quantidade de investimento e maneira de gerenciar.
Assim, um erro que grandes empreendedores normalmente cometem é que, por estarem investindo em pequenas cidades, acreditam que não é preciso utilizar de marketing digital para fazer com que suas estratégias tenham sucesso.
Muitos acreditam que o marketing boca a boca é suficiente para promover suas obras de construção civil, por exemplo e, de certa forma, isso até que tem sua verdade. Mas o marketing digital impulsiona muito o alcance da empresa e o potencial de seus produtos.
A cidade ser pequena não interfere no alcance digital da sua marca, muito menos se torna um limitador, sendo mais do que um incentivo para que o empreendedorismo seja bem utilizado. Por ter menos pessoas, diversas possibilidades são abertas para a marca.
Enquanto as estratégias mais convencionais trazem um certo número de leads e clientes, o marketing digital permite que todos daquela cidade sejam impactados de alguma maneira, e até mesmo além, sendo essencial para uma consultoria ambiental ou qualquer outra empresa.
Mas fazer isso pode ser bastante desafiador, principalmente quando pensamos que o principal foco, se a sua empresa for pequena, é conseguir mais clientes para o negócio e pode acabar faltando dinheiro para investimentos.
Portanto, para ficar por dentro dos benefícios de tal ação, assim como dicas de como aplicar o empreendedorismo em pequenas cidades, confira os tópicos a seguir para entender mais sobre o assunto e conseguir adaptar o conhecimento para a sua fábrica de janela de alumínio.
Aplicando o marketing digital: veja como
As cidades pequenas possuem muito a oferecer e basta que o seu negócio tente entender mais a fundo os benefícios que elas podem trazer para o seu dia a dia, assim como as vantagens adquiridas sobre a concorrência ao investir nesse mercado.
Alguns que podem ser usufruídos e aproveitados são:
- Concorrência bem menor;
- Melhor custo-benefício;
- Maior proximidade com o público;
- Maior alcance e autoridade da marca;
- Maior visibilidade.
Em outras palavras, a empresa que assim decidir usufruir de todos os benefícios acima citados, investirá em maneiras de captar o público através de sites, páginas e redes sociais e mostrar que o seu trabalho é correto e essencial para o lead.
Empresas de montagem industrial precisam convencer o cliente de que o seu produto tem qualidade e, a sua empresa não deve ser diferente, portanto, estude o mercado para entender melhor como agir nas pequenas cidades.
E, para melhor compreender o que foi descrito, separamos algumas dicas que podem ser importantes e que auxiliarão nesse contexto, fazendo do marketing digital uma ferramenta inteiramente eficiente mesmo que aplicada a pequenas cidades.
01 – Invista em marketing de conteúdo
Seja para promover seu sistema de som ambiente residencial ou sua mais nova máquina de cortar cabelo, o marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas na internet nos dias de hoje e ele funciona para empresas de qualquer tamanho.
Isso significa que a sua marca pode utilizá-lo para promover seu negócio em pequenas cidades através do marketing digital. E, especialmente o marketing de conteúdo, tem como objetivo oferecer conteúdo relevante e que agregue valor aos usuários, leads e clientes.
Também conhecido como inbound marketing, as pessoas estão na internet para consumir conteúdo, sendo essa a forma mais consolidada de conseguir público e fidelizá-lo, apesar de precisar de disciplina, constância e os frutos serem colhidos a médio e longo prazo.
Portanto, uma ótima forma da sua empresa de engenharia elétrica ganhar público e conseguir alavancar suas estratégias com marketing digital em cidades pequenas é criar muito conteúdo que condiz com o que eles buscam.
02 – Entenda o seu público-alvo
Para que o marketing de conteúdo seja efetivo, ele tem que ser criado pensando em algum público. E, no caso de pequenas cidades, é necessário entender quem é o seu público e como ele se comporta com seus produtos e seus serviços.
Isso reflete diretamente em como será também a abordagem e a forma como os usuários, leads e clientes serão atendidos, buscando alternativas que melhores se encaixam no estilo, personalidades e comportamento deles.
É totalmente diferente falar sobre conserto de máquinas industriais em grandes metrópoles e em pequenas cidades, tanto pela necessidade, demanda e pessoas interessadas, quanto pelo dinheiro que terá de ser investido. E por isso que o marketing digital é interessante.
Por não ter um estabelecimento físico, além de aumentar o alcance e autoridade, ainda se gasta menos. Portanto, conduza pesquisas, entrevistas, preenchimento de formulários e entenda quem é o seu público, criando pessoas e garantindo que está no caminho certo.
03 – Crie vínculos com o público
O público de cidades pequenas é mais engajado do que aqueles que habitam grandes metrópoles. Isso porque não são muitas as empresas que realmente fornecem serviços para o local, fazendo com que aquelas que oferecem qualidade ganhem certo destaque.
Por isso, busque sempre criar vínculos com o público-alvo ao utilizar o marketing digital, tanto para aumentar a chance de fidelização quanto para conseguir lucrar mais que, no final das contas, é o que toda empresa precisa para que o investimento valha a pena.
Ofereça um bom atendimento assim como dê atenção às redes sociais e outros canais de comunicação, que será por lá onde você conseguirá entendê-los e ser cordial, atencioso, assim como coletar feedbacks e opiniões sobre o que está sendo ofertado a eles.
04 – Participe de eventos locais
Para que as pessoas entendam o que a sua marca promove e como ela pode ser benéfica para a vida naquela cidade, é importante estar atento a possíveis eventos locais que acontecem ao longo do ano, e aproveitar a oportunidade para se promover.
Quando a empresa busca formas de fazer parte daquele meio, além de conseguir ser notada pelos habitantes dali, ela conseguirá mais empatia, assim como reconhecimento do seu esforço em oferecer diversas oportunidades aos que ali moram.
Como estamos falando de marketing digital, é possível divulgar tais eventos nas redes sociais e canais de comunicação e, quando não quiser fazer um evento físico e quiser apostar em um e-commerce, é possível realizar campanhas e oferecer descontos e promoções em comemoração ao evento em específico.
Essa também é uma oportunidade excelente de se aproximar dos seus clientes e aproveitar para ter insights e informações relevantes sobre os gostos e preferências deles, assim como medir o sucesso de campanhas e ajustar em futuras, caso os resultados não sejam satisfatórios.
05 – Faça parcerias
Fazer parcerias sempre será uma excelente forma de conseguir mais espaço dentro de uma pequena cidade, principalmente quando pensamos em marketing, onde existem tantos assuntos e temas que podem ser motivos para uma grande união.
Promoções conjuntas e campanhas com outras empresas que buscam também oferecer serviços para cidades pequenas, afinal, são duas marcas que estão trazendo inovações, novidades e facilidades.
É possível que ambas se juntem para abrir diversas possibilidades de acordo entre os negócios, ajudando as marcas e criando um interesse mútuo em expandir juntas.
Considerações finais
O texto de hoje mostrou como empreender em cidades pequenas utilizando do marketing digital, abordando os benefícios e vantagens da prática, algumas formas de aplicação mais utilizadas e eficientes, assim como todo o conceito que aborda o tema.
Embora pareça muito difícil, quando se sabe o que está sendo feito pode ser bastante lucrativo, além de incentivar outras empresas a fazerem a mesma coisa, possibilitando mais oportunidades para os consumidores.
Porém, como a sua empresa é uma das pioneiras, o respeito e relação que eles terão com a sua marca é um pouco melhor.
Portanto, estude maneiras de aplicar as informações obtidas ao longo do texto em seu negócio, colocando sua essência em jogo e oferecendo o melhor para os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.