Que tal migrar o seu negócio físico para o digital?

Empreender é muito desafiador, por isso, mudanças são necessárias para que o negócio permaneça cada vez mais forte ou supere uma crise. Todo dono de empresa deve cogitar mudar o seu negócio físico para o digital.

Esse processo pode ser rápido ou demorado dependendo dos objetivos propostos pela empresa e da maneira como que isso será feito ao longo dos anos, afinal não é todo mundo que consegue se adaptar às novas realidades.

Existem muitos benefícios que podem ser explorados por empreendedores que decidiram mudar seu negócio do ramo físico para o digital. Contas mais suaves e a possibilidade de vender para um mercado em enorme crescimento.

É claro que nem todo segmento consegue se adaptar a essas mudanças, afinal existem diversos serviços que precisam ser prestados de maneira física, mas essas empresas podem adotar o sistema híbrido e atuarem nos dois setores.

Uma empresa de placas de sinalização de trânsito é um exemplo disso, imagine que esse segmento pode vender para prefeituras, auto-escolas e até bares temáticos e casas que querem decorar seus ambientes com algum tipo de mensagem.

Veja que são diferentes clientes que podem ser atendidos pela mesma empresa somente pelo ramo digital. Até mesmo se existir a necessidade de instalar as placas, toda a negociação pode ser feita de forma digital sem a necessidade de uma loja física.

Preços altos por conta de impostos

Somente para se conseguir fazer um serviço de corte a laser em acrílico é preciso se adaptar a uma série de regulamentações impostas pelo Estado, além disso, toda a necessidade de construir e manter uma loja física gera um custo altíssimo.

A culpa de toda essa realidade é a alta carga tributária a que o brasileiro é submetido desde sempre, além disso, os empreendedores precisam dar muitas satisfações e cumprir uma série de normas para conseguir trabalhar normalmente.

Todos esses empecilhos geram custos para todos que desejam se aventurar no sonho de ter um negócio de sucesso. Por sorte, de uns tempos para cá esse cenário de altas cargas pode estar mudando.

A realidade é que qualquer empresa digital a depender do serviço e tipo de produto ofertado é extremamente mais barato e possivelmente mais rentável do que muitas empresas físicas. Por mais que essas lojas possam ter um faturamento maior o custo de manutenção as prejudica.

Um estado como São Paulo, por exemplo, a depender do bairro, o custo do aluguel de pequenos salões e galpões são altíssimos sem a ajuda de reforma ou qualquer garantia de que o negócio dará certo.

Vender balões infláveis para propaganda pode ser uma tarefa muito mais eficaz de feita sob encomendas e entrega aos clientes sem a necessidade da abertura de uma loja física.

Você pode trabalhar na garagem de casa ou em um quarto não utilizado em seu apartamento. A produção e entrega ficam por sua conta. Veja que tudo pode ser adaptado sem altos custos que muitas vezes não geram retorno.

O consumidor sabe o que quer

Anos atrás uma pessoa podia ir à gráfica para impressão de apostilas sem saber ao certo que produto iria levar. O mesmo ocorre com tênis, sapatos, roupas e até carros. A venda era feita exclusivamente pelo comerciante que conquistava o consumidor.

Nos dias atuais o consumidor antes de ir até à loja já leu diversos artigos sobre o produto, viu inúmeros vídeos de análises de marcas que dirão a ele possíveis falhas e benefícios de adquirir o que ele deseja.

Isso torna o cliente extremamente mais desconfiado e consciente do que deseja e muitas vezes não há tempo hábil para ir em uma loja no centro da cidade realizar a compra. O custo de deslocamento muitas vezes é mais caro que o frete do produto.

É diferente de embalagens de papel cartão personalizadas que são vendidas em supermercados, onde as pessoas precisam ir pessoalmente comprar os produtos. Estamos falando de bens que podem ser analisados antes da compra.

Entendendo que o consumidor sabe muito bem o que ele quer, faz com que os comerciantes precisem adaptar a competitividade do mercado com preço e qualidade de serviço, logo a presença de lojas físicas torna-se cada vez mais obsoleta.

As pessoas já compram roupas, quadros, artigos, livros e outros inúmeros produtos exclusivamente pela internet e todo o valor que você investe em aluguel e funcionários pode ser utilizado para realizar as entregas e oferecer algo além do que você pode hoje.

A fidelização do consumidor

Quando um casal está junto a mais de 20 anos eles costumam comemorar a relação em lugares onde tudo começou. Aquele antigo restaurante ou festa são lembrados com carinho e outros bons sentimentos.

Ao comprar uma roupa ou ter uma mega experiência em uma pousada na praia, costumamos voltar a esses locais para reviver bons momentos e ter novos. A mesma pessoa faz o imposto de renda no mesmo contador há 10 anos.

Se você compra um totem PDV em uma empresa, a tendência é permanecer comprando nela enquanto ela oferece qualidade e segurança. O preço também é importante, mas nesses casos é preciso saber que nem sempre é a prioridade do consumidor.

Tudo isso está ligado à importância que o seu cliente dá para sua empresa. A fidelização do consumidor é uma marca muito forte das empresas digitais que com conteúdos programados conseguem fazer o consumidor virar um advogado do negócio.

A defesa do que é feito e vendido é feita gratuitamente por esse consumidor e tudo graças a forma como você vende e divulga seu produto nele. O advento da pandemia mostrou para todos que empresas digitais podem ser tão responsáveis e até melhores que as concorrentes físicas.

Isso tudo mostra que mudar para o digital não significa a perda de clientes fidelizados ou a diminuição da confiança do consumidor pela mudança. Pelo contrário, a tendência é encontrar mais pessoas envolvidas com o seu produto.

Nas redes a mudança é ainda maior, pois terão pessoas dispostas a compartilhar gratuitamente aquilo que você sempre desejou construir dentro do seu negócio de forma rápida, conclusiva, objetiva e além de tudo com mais ganhos para a empresa.

Você também pode vender de tudo como uma empresa de sinalização vertical que pode exercer diferentes frentes de serviços em um único site. Você não é obrigado a comercializar apenas aquilo que sua faixa diz.

Mudando o seu negócio

A mudança do negócio físico para o digital pode ser feita de forma tranquila e respeitando os processos naturais. Separamos em tópicos algumas dicas divididas em tópicos de como migrar o seu negócio do físico para o digital em poucas etapas.

Defina o seu cliente e seu produto

No mercado digital o consumidor buscará exatamente o que deseja, seja por buscas genéricas no Google, algum anúncio nas redes sociais ou até mesmo entrando no site da sua empresa.

Uma pessoa que vende canecas personalizadas para empresas precisa saber quais são seus clientes, assim como ter bem definido o tipo de caneca a ser comercializada e os estilos das estampas.

Defina seus fornecedores

Os fornecedores são os maiores parceiros, lembre-se, bons produtos muitas vezes dependem de ótimos fornecedores, principalmente se você não fabrica o que vende. Tenha uma boa relação com eles e os mantenha atualizados sobre a venda dos produtos.

Saber o que você vende é tão importante quanto quem vende para sua empresa. Tenha bons contatos e permaneça sempre adquirindo mais ao longo dos anos. Saiba quem está do seu lado e seja também um bom comprador.

Defina o canal digital de trabalho

A internet é composta por diversos canais de trabalho e você não pode atuar em todos eles, assim como não poderia abrir lojas físicas em todos os lugares do planeta. Defina uma estratégia de comercialização. Pode ser:

  • Redes Sociais;
  • Sites;
  • Marketplaces;
  • Parcerias em geral.

Esses são alguns exemplos e você pode escolher mais de um, mas defina o canal de vendas principal e leve os consumidores dos outros casais até ele. Saber lidar com isso possibilitará estratégias de marketing bem mais eficazes.

Defina um plano de marketing e outro de logística

Por fim, é necessário definir a forma como você irá trabalhar e divulgar o seu negócio digital. Empresas físicas costumam fazer por carros de som ou inaugurações grandes, mas no digital é diferente.

Tenha um bom plano de marketing para começar a ser visto nos seus canais escolhidos. Você pode ler artigos e aprender sozinho ou contratar empresas especializadas no assunto. O fato é ter um plano de marketing e seguí-lo à risca.

Isso é tão importante quanto a logística da sua loja digital. A entrega dos produtos e atendimento aos clientes são primordiais para um negócio de sucesso. Estude as melhores opções e se torne um empreendedor digital de sucesso.

Considerações finais

O texto de hoje abordou sobre a relevância da migração da forma física para o digital, enfatizando as diversas oportunidades para o negócio que seriam inviáveis ou impossíveis antes da internet.

E para essa migração, o desenvolvimento de uma estratégia efetiva para entrar no meio digital é indispensável. Para essa transição ser efetiva e a estratégia bem sucedida, buscando o máximo de eficiência no processo, alguns pontos devem ser evitados:

  • Não realizar um planejamento;
  • Postar e não interagir com os usuários;
  • Abrir mão de profissionais qualificados;
  • Não investir em um site profissional.

Tomando cuidado com esses pontos, uma boa estratégia pode ser desenvolvida, obtendo o sucesso esperado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.