Para obter um negócio de sucesso é preciso investir em estratégias que façam a sua marca ser vista pelo máximo de pessoas possíveis na internet, e o Google Ads se tornou um dos principais meios pelos quais você consegue fazer isso.
O Ads, novo nome do antigo Google Adwords, nada mais é do que uma plataforma de anúncios do próprio Google, que hoje é a maior plataforma de busca e informação em todo o mundo.
Isso significa que se uma pessoa deseja encontrar uma empresa que faça inspeção de instalação elétrica, ela com certeza irá encontrar isso em poucos segundos com apenas alguns cliques através do Google.
E o Google Ads surge justamente para ajudar as empresas a levarem o seu serviço ou produto para ainda mais pessoas, o que sabemos que não é impossível dentro da internet, visto o grande alcance que ela possui.
O Google Ads funciona da seguinte maneira, você paga para que a plataforma mostre a sua marca no momento em que o usuário pesquisar um produto ou serviço que tenha uma palavra-chave que remeta ao que o seu negócio oferece.
Por exemplo, se você possui uma empresa de demolição controlada de concreto armado e uma pessoa pesquisa no Google sobre demolição de concreto, a plataforma já consegue utilizar a sua empresa para apresentá-la a esse usuário e assim, aumentar seu número de possíveis clientes.
Para isso, é preciso fazer um investimento no Google Ads, afinal de contas, seus anúncios não são gratuitos, mas também não se trata de um valor exorbitante, permitindo que qualquer tipo de negócio consiga utilizá-lo para aumentar seus resultados.
Portanto, se você deseja aumentar o bom desempenho dos resultados da sua marca e investir no Google Ads, que é uma das melhores plataformas de tráfego pago da atualidade, você está no lugar certo.
Benefícios do Google Ads
Não é novidade para ninguém que o Google Ads traz diversos benefícios para as empresas que são adeptas a utilização dessa plataforma, entretanto, separamos alguns dos principais, que mais fazem a diferença na rotina e no crescimento das empresas. Confira:
Melhor acompanhamento de métricas
O Google Ads é uma plataforma que permite que você acompanhe os resultados e o desempenho de suas campanhas em tempo real, o que evita prejuízos e ainda te auxilia a ter uma visão macro sobre tudo o que acontece com sua marca.
Por exemplo, uma empresa de montagem de painel elétrico consegue ver quantos clientes acessam o seu site e preencheram um formulário de contato através do Google Ads, o que faz a equipe da empresa ter a certeza de que a estratégia realmente está funcionando.
Qualquer empreendedor sabe a importância de acompanhar seus resultados e, acompanhá-los em tempo real faz toda a diferença para que você consiga verificar os riscos e o desempenho da sua marca na internet.
Maior geração de leads
O termo leads dentro do mundo empresarial diz respeito a possíveis clientes, ou seja, pessoas que tiveram alguma atitude para demonstrar que desejam conhecer mais sobre o que a sua marca oferece. E essas atitudes podem ser:
- Assinatura de uma newsletter;
- Preenchimento de um formulário;
- Solicitação de contato;
- Disponibilização do e-mail ou telefone;
- Envio de mensagens e solicitações de orçamento;
- Tempo médio dentro do site.
Ações como essas fazem com que o seu lead seja qualificado e se torne um fiel cliente da marca, e com o Google Ads, você consegue aumentar ainda mais esse número devido ao grande alcance que a estratégia possui.
Resultados mais rápidos
Um dos grandes diferenciais do Google Ads é a rapidez com a qual ele consegue oferecer os resultados para a marca que o utiliza com o intuito de aumentar a sua visibilidade e a captação de novos clientes.
Por exemplo, vamos imaginar que uma empresa de limpeza comercial conseguiu uma determinada quantidade de clientes durante um mês sem o Google Ads, e com ele é possível até mesmo fazer o triplo desse resultado.
E isso acontece justamente pelo grande alcance da estratégia e como ela consegue entregar a sua empresa para as pessoas certas, o que faz os seus números aumentarem ainda mais e com um curto prazo de tempo.
Esses são apenas alguns dos milhares de benefícios que o Google Ads pode oferecer para todo e qualquer negócio que apostar no alcance e potencial que essa estratégia possui dentro da internet.
7 passos para aprender a usar o Google Ads
Agora que você já conhece alguns dos benefícios dessa estratégia, chegou o momento de aprender a colocar a mão na massa e conferir os 7 passos que selecionamos para te ajudar a começar no universo do Google Ads. Confira:
1. Investimento
O primeiro passo e um dos mais importantes é a disposição de investir nos anúncios da sua empresa dentro do Google Ads, como falamos no início, a estratégia é uma plataforma que divulga o seu produto ou serviço mediante um determinado valor pago ao Google.
Você pode investir de R$100,00 até mesmo R$10.000,00, mas não dá para querer resultados sem tirar um valor do bolso. Por isso, prepare as finanças da sua empresa e deixe sempre um valor separado para investir nessa estratégia.
2. Metas e objetivos
Ter metas e objetivos bem definidos é extremamente importante para qualquer empresa que deseja investir em uma nova estratégia, por isso, é preciso que você alinhe seus objetivos ao utilizar o Google Ads em suas campanhas.
Por exemplo, uma empresa de caixas de papelão para doces e salgados personalizadas deseja vender dez mil caixas em um mês através do Google Ads, isso já é uma meta definida e, a partir daí, começa-se a construção da melhor estratégia para chegar nesse resultado.
3. Otimização de sites
A otimização de sites é um conjunto de boas práticas realizadas dentro do seu site e com o objetivo de melhorar o ranqueamento de suas páginas dentro do Google, afinal de contas, o Google não vê com bons olhos sites que não são otimizados.
Por isso, investir no Google Ads auxilia no melhor ranqueamento do seu site de maneira natural, lícita e ética, sem ser preciso utilizar meios duvidosos e até mesmo criminosos para chegar no primeiro lugar, pois o Google Ads também te ajuda com isso.
4. Escolha de palavras-chave
As palavras-chave são termos que vão de acordo com o seu produto ou serviço e que precisam ser muito bem definidas por você, pois grande parte do sucesso dos seus anúncios é a chegada de novos clientes que vem através dessas palavras.
Por exemplo, uma marca que vende uma bolsa térmica fitness precisa ter palavras-chave que vão de acordo com esse produto, pois assim, as pessoas que pesquisam por algo relacionado a ele já serão apresentados a sua marca.
5. Remarketing
O remarketing é uma estratégia que se baseia na ação de lembrar aquele possível cliente de que ele visitou o seu site, viu um dos seus produtos ou até mesmo que ele quase realizou uma compra, tudo isso para incentivá-lo a continuar o processo.
No caso do Google Ads, isso acontece através dos estudos de comportamento feitos pelos algoritmos, ou seja, eles conseguem mapear os usuários que ficaram mais tempo em seu site e, posteriormente, mostrá-lo para esse usuário novamente para que ele realize a ação de compra.
6. Ferramenta de CRO
CRO significa “Conversion Rate Optimization”, que em português, significa “Otimização da Taxa de Conversão”. Essa estratégia é baseada no aprimoramento dos elementos que compõem o seu website visando atrair e converter mais clientes para a sua marca.
Isso significa que uma empresa de projetos hidráulicos, por exemplo, precisa de uma boa ferramenta de CRO para monitorar a taxa de conversão de novos clientes que surgem através do Google Ads.
7. Definição de métricas de avaliação
Por fim, é preciso definir quais serão as métricas pelas quais você irá avaliar o desempenho de suas estratégias e, consequentemente, de seus resultados. Afinal de contas, ninguém deseja investir para não obter nenhum retorno, não é mesmo?
Por isso, estude sobre as principais métricas do Google Ads, como: alcance, leads, visualizações, cliques e outras. Defina quais fazem mais sentido para o seu negócio e que servirão como uma espécie de guia, para que você saiba se tudo está correndo como esperava.
Esteja sempre atualizado
Uma dica bônus para te ajudar ainda mais é se manter sempre atualizado, tanto sobre o movimento das palavras-chave do seu negócio quanto sobre as outras extensões de tráfego pago que podem continuar te ajudando.
Se você ou a sua empresa presta serviço de gerenciamento de obras, por exemplo, é preciso que fiquem de olho se as palavras-chave tiveram alguma mudança nos últimos tempos, para assim manter seus termos atualizados com o objetivo de atrair novos clientes.
Assim como é necessário estar de olho nas extensões de anúncios pagos que estão vindo com tudo nas redes sociais, o Instagram, Facebook, Youtube e outras plataformas já estão trabalhando com esse método que pode trazer ainda mais resultados para você.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.