É muito comum os clientes nos questionarem “meu cliente está enviando e-mail e está caindo em spam”. Os principais motivos são:
- Histórico de Spam do IP ou Domínio: Pode acontecer que o endereço de IP ou o domínio usado para enviar o e-mail tenha sido associado a atividades de spam recentemente.
- Configuração de DNS Ausente: A falta de configuração adequada na zona de DNS por parte do remetente pode contribuir para que os e-mails sejam considerados spam. Para verificar isso, você pode utilizar o site https://mxtoolbox.com/.
- Reputação do IP (Sender Score): O Sender Score, que é a reputação do endereço de IP do servidor de e-mail, é fundamental. Ele coleta dados de mais de 50 milhões de servidores de e-mail e registra informações sobre remetentes que foram reportados por envio de spam. Portanto, é crucial escolher um servidor de e-mail de qualidade em vez de se basear apenas no preço. Se você for cliente da Creative Site, também pode configurar seu próprio Score no painel de hospedagem, mediante solicitação.
- Conteúdo do E-mail: Alguns servidores de e-mail classificam e-mails como spam com base no conteúdo. Isso pode acontecer se o e-mail tiver um assunto muito longo ou incluir palavras ou frases comuns em e-mails de spam, como “gratuito”, “grátis”, “enriqueça-se rapidamente”, “sorteio”, “oportunidade”, “Atenção: Não faça isso” ou “Segue em anexo”.
- Filtros de Hospedagem ou Webmail: É comum que os clientes solicitem que os filtros de spam sejam ajustados para bloquear e-mails indesejados. Isso pode, por vezes, resultar em mensagens legítimas sendo direcionadas para a pasta de lixo eletrônico.
Se você é nosso cliente e tem alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco hoje mesmo. Clique aqui para abrir um chamado em nosso Helpdesk ou ligue para (19) 4103-1122. Estamos à disposição para ajudar.