A crescente importância das plataformas digitais na economia global


No mundo pós-digital, na era das plataformas digitais em que nos encontramos, a tecnologia já foi integrada a todos os processos do dia a dia, tornando as soluções de TI praticamente invisíveis na nossa rotina.

Ainda que a transformação digital seja amplamente discutida em diversos setores, muitas empresas ainda não transitaram em direção à transformação digital ou não elaboraram uma estratégia para ir em direção ao processo dessas mudanças.

Passar por este processo não somente implementa ferramentas tecnológicas em sua empresa, mas envolve uma revisão geral da organização, adequando ferramentas e tecnologias que redefinirão as estruturas da companhia.

A transformação digital cresce exponencialmente, impactando diretamente os negócios e sua relação com os clientes, como sua empresa de Fachadas em acm valor oportunidades de crescimento, assim como o aumento da pressão competitiva e dos novos padrões regulatórios deve perceber.

Segundo uma pesquisa da Forbes, de 2020, 60% das empresas que entraram no mundo digital criaram novos modelos de negócios.

Entre as vantagens percebidas podemos citar a eficiência operacional aprimorada, a capacidade de atender às expectativas do cliente e o tempo mais ágil de lançamento no mercado.

Transformação digital: uma questão de acompanhar o mercado

Empresas que não se adaptaram ao mundo digital estão atrasadas, mas ainda há tempo.

Ainda que 89% das organizações já tenham adotado uma estratégia de negócios digitais, apenas 7% delas implementaram totalmente suas transformações digitais.

Sua empresa de aluguel de container deve saber ainda que 59% das empresas temem que seja tarde demais e 55% acreditam que têm menos de um ano antes de começarem a perder participação no mercado.

Seja em crises políticas, econômicas ou de saúde, o ser humano sempre encontra uma forma de se reinventar e sair mais fortalecido.

Isso também ocorre no mundo da tecnologia, de forma que seu caminho não é mais tão longo como era antigamente.

Hoje em dia, qualquer um dos setores da economia contam com pelo menos uma grande plataforma digital para atender às necessidades do negócio. Essas tecnologias trazem:

  • Aumento da produtividade;
  • Possibilidade de comunicação constante da equipe;
  • Informações disponíveis em tempo real;
  • Total transparência dos estados dos serviços;
  • Medição de grau de atividade, etc.

Um negócio como uma empresa de Letras caixa em acrílico que pretende ganhar perenidade e escala em um mercado em que a competição é phygital (física e digital), precisa construir ou se acoplar a uma plataforma.

Existem muitos dados que podem ajudar a refletir melhor sobre isso. Os principais setores para estratégias de negócios focados no digital são serviços, serviços financeiros e saúde.

39% dos gestores acreditam que conseguirão o máximo valor das iniciativas de transformação digital em um prazo de 3 a 5 anos para suas empresas.

65% das empresas estão otimistas com a sua capacidade de se adaptar às interrupções tecnológicas nos próximos 3 anos.

44% das organizações já começaram uma abordagem digital, principalmente para operações envolvendo o cliente.

87% dos empresários acreditam que o digital pode atrapalhar seu setor, mas somente 44% deles estão preparados para uma ruptura digital.

71% das organizações digitalmente maduras apostam que podem atrair novos talentos com base no uso de dados, se comparadas com 10% das empresas digitais em estágio inicial.

Empresas que se destacaram com as plataformas digitais

Existem muitas empresas que obtiveram destaque com o uso de plataformas digitais, assim como uma organização de embalagens de papel kraft personalizadas. Vamos conferir mais alguns exemplos a seguir.

Uber

A empresa de transporte particular trabalha com uma plataforma digital que conecta motoristas independentes e passageiros através de dispositivos móveis.

O uso da tecnologia permitiu que a empresa expandisse rapidamente para novos mercados em todo o mundo.

Airbnb

A plataforma digital de hospedagem permite que as pessoas aluguem suas casas, apartamentos ou quartos para visitantes. O Airbnb tornou mais fácil para os viajantes encontrar acomodações únicas e acessíveis.

Amazon

A gigante do comércio eletrônico é uma das maiores plataformas digitais do mundo. A empresa permite que os vendedores vendam seus produtos diretamente aos compradores em todo o mundo, além de oferecer serviços de entrega e armazenamento.

Facebook

A rede social mais popular do mundo é uma plataforma digital que permite que as pessoas se conectem e compartilhem informações e conteúdo.

O Facebook é usado por empresas para promover seus produtos e serviços através de anuncios e vendas para alcançar um público maior e diverso.

Coursera

A plataforma digital de aprendizagem oferece cursos on-line de universidades conceituadas em todo o mundo, como sua empresa de qualificação de equipamentos deve saber.

O Coursera permite que os alunos acessem cursos de alta qualidade independentemente de sua localização geográfica.

Esses exemplos mostram como as plataformas digitais podem transformar e inovar em vários setores, proporcionando novas oportunidades de negócios e melhorando a eficiência e o acesso para os consumidores.

Entenda a plataformização e a inovação aberta

A inovação aberta tem como base a ideia de conhecimento distribuído, de forma que empresas parceiras podem se beneficiar desse compartilhamento, reduzindo riscos, custos e gerando resultados rápidos.

Com essa estratégia as empresas estão adquirindo novos conhecimentos e tecnologias, que aceleram os processos internos e têm a tendência de atingir rapidamente novos mercados, gerando resultados.

A plataformização também traz uma mudança de oferta dos serviços e produtos. Basicamente, uma plataforma fornece um local para produtores e clientes se relacionarem sem a necessidade de intermediários.

Sua empresa de Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos deve saber que isso agiliza a criação e entrega de valor para seus clientes, contribuindo para o crescimento do negócio e gerando economias de escala.

Qual a importância dessas tendências?

As plataformas e a inovação aberta trouxeram diversas e variadas oportunidades. Plataformas como Alibaba e Amazon vieram para redefinir a natureza e extensão dos riscos de mercado para pequenas empresas.

Pense que uma startup de tecnologia pode usar uma plataforma de desenvolvimento como o GitHub para construir seu produto ou serviço.

Depois disso ela pode contratar a Microsoft Azure, a Amazon Web Services ou outros serviços em nuvem, infraestrutura de TI e armazenamento.

Alguns dos exemplos mais emblemáticos da união de recursos e serviços digitais, é o desenvolvimento de plataformas como a Apple (iOS), Android, Google (Google Play Store), que criaram novos mercados e transformaram a economia, reduzindo seus riscos, barreiras tecnológicas e facilitando a inovação.

Sua empresa de Manutenção mecânica industrial deve saber que esse ambiente torna mais baixo o custo da entrada de novos players, incentivando a criação de soluções inovadoras que podem ser usadas por empresas tradicionais.

Riscos e oportunidades da inovação aberta e plataformas

A economia de plataforma deixa as empresas à mercê de uma entidade externa, de forma que as plataformas podem decidir como expor a oferta, tributar a renda do empreendedor e tomar uma variedade de outras decisões unilaterais.

Conforme essas plataformas se tornam mais centrais para segmentos maiores da economia, bem como em casos como o Google e a Amazon, maiores são os riscos de dependência.

Hoje em dia, 45% de todo o comércio eletrônico dos Estados Unidos é realizado por meio da plataforma da Amazon.

Esta, por sua vez, oferta produtos de vendedores independentes e grandes empresas, que estão à mercê do algoritmo de recomendação da Amazon, de forma que mudanças simples podem ter consequências graves.

A Apple pagou aos criadores de conteúdo por sua loja de aplicativos um valor aproximado de US$20 bilhões, em 2017.

Mesmo com esse número considerável de receitas, os desenvolvedores de aplicativos são muito dependentes da plataforma.

Por exemplo, a decisão de remover um aplicativo da loja pode ser devastadora para uma marca.

Alguns YouTubers tiveram suas receitas cortadas ou eliminadas por algumas razões, que incluem as mudanças nas políticas da plataforma, o que destruiu seus negócios.

Como você pode ver, essas plataformas digitais facilitam a entrada de empreendedores, mas ao mesmo tempo concentram enorme poder ao proprietário da plataforma.

Dessa forma, sua empresa de Balança industrial deve saber que é preciso uma revisitação constante das políticas de inovação, estando atento às oportunidades de mercado e parcerias.

As realidades podem mudar e a inovação aberta, em parceria com startups, empresas tradicionais e outras instituições, podem ser o caminho para lidar com esses desafios.

Considerações finais

As plataformas digitais estão se tornando cada vez mais importantes na economia global, transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e fornecedores.

Elas também afetam a inovação, o comércio internacional, a regulação e a economia em geral.

As empresas que conseguem se destacar em plataformas digitais têm a oportunidade de alcançar um público global e aumentar sua base de clientes, ao mesmo tempo em que reduzem os custos de produção e os intermediários.

Além disso, as plataformas digitais oferecem uma ampla gama de benefícios, desde a conveniência para os consumidores até o aumento da eficiência empresarial.

À medida que a economia global continua a evoluir, é provável que as plataformas digitais desempenhem um papel cada vez mais importante na condução do crescimento econômico e da inovação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.