A Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contabilizou queda no tempo de abertura de empresas. Atualmente a média, pelo Balcão Único, é de uma hora e nove minutos (47% são realizadas em menos de uma hora e 11% em menos de quinze minutos). O tempo médio de abertura de empresa no Brasil é de 23h, segundo o Ministério da Economia.A marca alcançada é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. A JUCESP tem buscado digitalizar os serviços a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs. Processos que levavam de 4 a 5 dias para serem concluídos chegam a ser finalizados hoje em até 24 horas.
O Balcão Único dispensa as etapas tradicionais e presenciais. Tudo é feito em um formulário único, com validações automáticas e de forma totalmente gratuita e online. Reduzindo o tempo de abertura de empresas de dias para minutos. Em 2021, a JUCESP obteve recorde de abertura de empresas, com 288.502 novos negócios constituídos no estado de São Paulo, o maior número na série histórica realizada desde 1998.
“Esta gestão foi responsável, principalmente, por desburocratizar processos e reduzir o tempo de abertura de empresas no estado, de quatro dias para um dia. Este é o intuito deste governo: trabalhar para melhorar o ambiente de negócios e o fomento ao empreendedorismo”, comenta Bruno Caetano, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Jucesp no celular
O empreendedor paulista conta com três serviços da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) no aplicativo Poupatempo Digital, tendo mais rapidez e praticidade aos cidadãos nos atendimentos autônomos online. Os serviços são: consulta do nome empresarial; emissão de ficha cadastral simples e emissão de certidão simplificada.
O app Poupatempo Digital, desenvolvido pela Prodesp, está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos do celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo Digital”.
Sobre a Jucesp
A Jucesp é um órgão estadual responsável pelos registros mercantis no estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de alinhar seu trabalho às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo. A Jucesp conta com 34 Escritórios Regionais, 36 Postos de Serviços, além de 4 unidades do Via Rápida Empresa.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).
Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Desenvolvimento Econômico