Customer Success: como aplicar para crescer

Por muito tempo a relação entre as empresas e o seu público costumava ser a mais simples possível, sendo preciso apenas apresentar um bom produto para conquistar boas vendas. Atualmente é preciso olhar para questões mais complexas, como o customer success.

Termo esse que está associado à experiência que uma empresa pode ser capaz de oferecer ao seu público, com tal audiência considerando essa atenção especial sempre que for realizar algum tipo de transação comercial, tal como a compra de algo no mercado.

Olhar com atenção para esse tipo de situação é uma responsabilidade de quem busca crescer dentro do mercado, ainda mais nos dias atuais, onde é possível ver um crescimento cada vez maior em número de concorrentes, oferecendo mais oportunidades aos clientes.

Para entender melhor isso não é preciso ir muito longe, basta pegar seu celular e pesquisar no navegador por tubo de alumínio azul para ar comprimido ou qualquer item de interesse para então ser direcionado a um número diverso de empresas de tal área.

Com tantas opções, conquistar a preferência do público envolve a adoção de diferentes estratégias, em busca então de oferecer algo único para seus clientes, optando por dar foco ao preço, à qualidade, tempo de entrega ou qualquer outro objetivo dentro do mercado.

Todos esses são pontos que um cliente pode pesquisar sempre que estiver em busca de algum produto ou serviço, optando por fazer negócios com empresas que possam oferecer a melhor experiência possível a esse público, conquistando assim mais um cliente.

Dependendo da estratégia adotada, até mesmo o que motivou a aproximação de um consumidor com uma compra, como sua busca por máquina de solda eletrofusão pead preço, pode não ser levada em conta diante da qualidade que um fornecedor oferece.

Tudo isso deve ser considerado por quem está em busca de alcançar uma melhor performance dentro do mercado, com os seus resultados estando ligados à positividade que um cliente sente ao concluir algum tipo de compra ou contratação de serviços.

Frente a isso é possível dizer que o sucesso de uma empresa conversa com o sucesso do cliente, sendo importante então saber como trabalhar com a estratégia desenvolvida justamente em cima dessa ideia.

O que envolve o customer success?

Esse tipo de estratégia, cujo termo pode ser facilmente traduzido como o “sucesso do cliente”, envolve a satisfação que um consumidor pode conquistar ao lidar com um produto que ele comprou, tudo de acordo com a finalidade de cada item adquirido.

Isso pode partir de um refrigerante que mate sua sede, uma lanterna que ilumina ou fone de ouvido que toque músicas em alta qualidade, conforme anunciado nos comerciais da marca. Ou seja, é uma performance que lida com o cumprimento do que foi prometido.

Esse, no entanto, é apenas o primeiro passo a ser dado em relação ao customer success, pois o que falamos aqui é simplesmente sobre entregar o mínimo que se espera, com a satisfação do cliente podendo partir também da forma em que ele é surpreendido.

O customer success lida também com a proximidade a ser desenvolvida em relação ao seu público, com tal tipo de estratégia podendo ser vista também como uma evolução do tradicional atendimento ao cliente, com um foco maior na satisfação do público.

Um exemplo simples, mas que ajuda a explicar a diferença entre ambos, está na ligação a ser feita por um cliente após ter feito contrato com uma empresa que lida com revenda sms para discutir a entrega do produto ou qualquer ação relacionado à compra.

Já quanto falamos do customer success, essa relação é um pouco mais complexa, pois trata-se da forma em que tal fornecedor pode entrar em contato com esse cliente até mesmo de forma espontânea para pesquisar sobre a satisfação do consumidor.

O principal objetivo dessa tática está em garantir com que um indivíduo saia completamente satisfeito após a realização de algum tipo de transação comercial, garantindo tanto o seu retorno, como também uma possível recomendação para pessoas ao seu redor.

E essas são apenas algumas das vantagens que podem ser conquistadas para quem adota esse tipo de objetivo, sendo possível compartilhar um sucesso entre as empresas e os seus clientes.

Quais são as vantagens para o meu negócio?

Garantir essa maior satisfação ao cliente pode exigir um maior trabalho em relação às empresas, mas as recompensas para quem trabalha em busca do customer success podem valer apenas, já que essa tática abre espaço para benefícios como:

  • Retenção de clientes;
  • Menor rotatividade de público;
  • Maior conhecimento sobre sua audiência;
  • Respostas constantes dos clientes.

Uma estratégia que permite a uma companhia se aproximar de um cliente em potencial que esteja em busca no mercado pela melhor alternativa sobre projeto elétrico preço m2, terminando como consumidor de uma empresa por causa das facilidades oferecidas.

Quanto maior for a satisfação dessa sua audiência, maior pode ser a qualidade que tal companhia pode conquistar no mercado, com isso servindo até mesmo como um chafariz para outros clientes, amplificando cada vez mais o destaque de uma companhia.

Mas para se ter acesso a tudo isso é preciso antes definir melhor esse tipo de estratégia, para assim garantir com que o sucesso dos seus clientes possam conversar diretamente com o progresso de uma empresa.

Formas de aplicar o customer success

Por se tratar de uma estratégia que busca a melhor experiência ao cliente, não existe uma forma geral a ser seguida, afinal, cada companhia pode ter responsabilidades distintas em relação ao que fez um consumidor entrar em contato com essa empresa em particular.

Assim como um indivíduo pode estar atrás da opção de melhor qualidade de conversor eletrônico de frequência para aplicar em sua fábrica, uma jovem pode estar procurando por um tecido de cores específicas para criar o vestido ideal para uma festa.

Mesmo vindo de mercados completamente distintos, ambos os mercados citados dividem a responsabilidade de oferecer a melhor experiência ao seu público, para assim garantir o customer success e todos os benefícios associados a ele.

O positivo é que mesmo com desejos diferentes, os clientes costumam dividir traços semelhantes, o que faz com empresas de diferentes mercados possam compartilhar ações em comum para estabelecer uma boa relação com o seu público, o que inclui:

Humanidade das empresas

A forma em que um cliente é tratado ao visitar uma loja é o que pode fazer com que ele seja de fato conquistado, aumentando até mesmo a sua quantidade de compras a serem feitas ali, tudo isso partindo da forma receptiva e humana que tal pessoa tenha sido tratada.

Essa situação aponta para a importância do mercado em adotar uma empatia em relação ao seu público, respondendo a qualquer dúvida, como o funcionamento de rolamento linear 30mm, para então garantir um mais novo cliente para os seus negócios.

Jornada do cliente

Outro ponto importante envolve todos os passos a serem dados por um consumidor antes que ele realize uma compra, a chamada jornada do cliente. É essencial que essa pessoa seja acompanhada e bem recebida em cada passo dessa trajetória para um final positivo.

Ou seja, desde a visualização de um anúncio ao primeiro contato com um atendente até a execução de uma compra, é essencial que a empresa se preocupe em oferecer uma experiência de qualidade em cada etapa, até para estimular o público a seguir tal jornada.

Análise de dados

As ferramentas digitais podem ser bastante úteis para quem busca estabelecer uma boa relação com o seu público, mas elas ajudam também a trazer maiores informações, ajudando a quem atua com fisioterapia intra operatório a oferecer melhores experiências.

Isso pode ser conquistado a partir de um estudo acerca das demandas e reclamações da sua audiência, com tais dados devendo ser levados em conta para ações futuras, facilitando a oferta da melhor experiência possível aos seus clientes atuais e os a serem conquistados.

Capacitação da equipe

Para que um cliente seja bem recebido, é importante que o vendedor esteja preparado para esse tipo de função, sabendo a fundo sobre as características dos seus produtos ou serviços, para assim tirar qualquer dúvida do público e atendê-lo da melhor forma.

A partir desse contato diferenciado é possível garantir o customer success, uma tática que pode até mesmo aumentar o seu número médio de vendas, com um cliente aumentando o seu índice de compras, levando em conta a sua realização com tal fornecedor.

Uma estratégia que permite alguém considerar um item no mercado ao procurar pela melhor oferta de tapete antiderrapante em rolo, mas acaba tornando-se em um cliente fiel graças à experiência positiva que teve com esse produto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.