Estratégias certeiras ajudam a impulsionar as vendas no Dia dos Namorados


Datas comemorativas são os momentos ideais para as empresas mostrarem seu potencial, seja atraindo novos consumidores ou alavancando as vendas. O Dia dos Namorados, comemorado dia 12 de junho, é uma das datas que mais agitam o varejo – em 2022, por exemplo, movimentou mais de R$ 6,5 bilhões, de acordo com relatório da All In em parceria com ClearSale e Neotrust. Isso só prova a força da data e a importância de ficar atento para tirar o melhor proveito para seus negócios.

“Não é de hoje que as datas comemorativas se tornaram momentos chave para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar consumidores. Com a gama de opções de novas tecnologias e recursos, os lojistas devem se antecipar, se preparar e organizar o negócio, tanto do ponto de vista estratégico quanto da experiência do consumidor”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação.

Com isso, o executivo aponta quatro sugestões para os varejistas aplicarem nos e-commerces a fim de incrementar as vendas no Dia dos Namorados. Confira:

1- Considere oferecer frete grátis e cupons de desconto

Segundo pesquisa da Opinion Box, empresa de dados e análises, 64% dos consumidores afirmaram que as vantagens no frete são fatores essenciais para convencê-los a fechar o pedido, além dos 76% que disseram que a oferta de bons preços e promoções seriam suficientes. Nesse sentido, é fundamental avaliar a implementação de cupons de desconto e até mesmo frete grátis para atrair a atenção dos clientes e conquistar sua escolha.

2- Adapte seu e-commerce para o mobile

Pode parecer óbvio, mas muitos comércios eletrônicos ainda não atualizaram suas plataformas para o modelo mobile. E os dados mostram a importância de se atentar a isso: 95% das compras online registradas no Dia dos Namorados do ano passado foram feitas por meio de smartphones, segundo a Criteo, empresa de publicidade. Tal atualização é importante porque garante que a experiência do usuário, ao navegar pela plataforma a partir de um dispositivo móvel, seja fluida e intuitiva, facilitando sua jornada e fidelizando-o para compras futuras.

3- Reforce o omnichannel

Ainda que as compras via celular sejam altas, é preciso também que os negócios se adaptem ao omnichannel, trabalhando diversos canais de forma simultânea. O consumidor explora várias opções antes de decidir realizar a compra, avaliando a escolha mais conveniente, então torna-se primordial ter uma presença tanto no físico, quanto no digital. Isso promove ao cliente um fácil acesso a sua marca, deixando em suas mãos a escolha de onde, como e quando comprar.

4 – Faça uma análise estratégica do seu negócio

Mais do que incrementar pequenos detalhes, é necessário se antecipar para o volume de vendas das datas comemorativas e ter uma visão estratégica e 360º do seu comércio digital, avaliando onde estão as principais dificuldades das operações e aperfeiçoando a experiência do consumidor da nova geração.

Para auxiliar nesse processo, o Full Digital Commerce, solução da FCamara, ajuda os e-commerces em três etapas: Estratégia, com um time voltado a identificar os desafios, oportunidades e objetivos do negócio; na Implementação e operação, isto é, na migração da plataforma, integração com outros canais, plataformas de cloud, entre outros; e por fim, no Growth, que é a parte analítica, com os resultados e dados estratégicos que ajudarão a evolução da loja.

“Com o Full Digital Commerce, FCamara se torna o parceiro ideal, pois a solução atende toda a jornada de comércio digital, independente do segmento. Por meio dela, é possível entender as dores e desafios dos negócios e de seus consumidores para oferecer soluções customizadas, resultando em experiências personalizadas e que geram resultados concretos para os lojistas. Ter essa análise 360º para se preparar para as datas comemorativas coloca o comércio eletrônico em vantagem para garantir a melhor jornada ao cliente”, finaliza Vieira.

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Portugal e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.

Fonte: Flavia Pisani