De boia-fria a franqueador: conheça a história da Água Doce Sabores do Brasil


Com origem humilde, Delfino Golfeto trabalhou como boia-fria no início de sua trajetória profissional. Após isso, estudou, se formou em Tecnologia de Açúcar e Álcool e fez pós-graduação em Gestão Empresarial. Com isso, assumiu o cargo de gerente agroindustrial em algumas usinas por onde passou. Mas isso não era o suficiente para ele. Um dos sonhos era abrir um espaço gastronômico, focado em proporcionar um ambiente familiar com excelência no atendimento prestado aos clientes. Em 1990, Delfino teve a ideia de aliar seu conhecimento e a apreciação por cachaças a um restaurante, criando assim a marca Água Doce Sabores do Brasil, que completa 34 anos neste ano.

Sem muito capital para investir, o negócio foi aberto na garagem de casa, que contava com um pequeno balcão improvisado, onde eram servidas as cachaças e os coquetéis diversificados para degustação. Além da facilidade de Delfino em selecionar boas bebidas, a esposa Silvia Maria tinha mãos de fada para preparar quitutes de dar água na boca, fatores que contribuíram diretamente para divulgar o nome e promover a fama da marca, que rapidamente virou referência na região de Tupã, no interior de São Paulo.

Já em 1993, com os processos e padrões mais maduros, a Água Doce decidiu dar um novo passo e abriu a primeira unidade franqueada. A aceitação do mercado foi evidente, assim, o ritmo de expansão foi acelerado em 1995, atraindo investidores de diferentes partes do Brasil. A evolução continuou e, em 2006, foi criada a Central de Distribuição Logística, para atender à demanda dos restaurantes da marca, que se espalhavam por vários estados. Em 2013, a rede foi eleita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a Melhor Franqueadora do Brasil. Em 2016, a marca entrou para o “Hall da Fama” da mesma entidade, em um painel em que constam somente os franqueadores premiados. Atualmente, Delfino é, além de presidente da rede Água Doce, proprietário de um Museu sem Fins Lucrativos, o Museu da Cachaça.

Com 34 anos de história, a rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Atualmente, a marca conta com 80 restaurantes que apresentam pratos típicos com um toque caseiro e regional, porções generosas, drinques criativos com ou sem álcool, além de uma seleção das melhores cachaças brasileiras. Com um cardápio robusto de acento tropeiro, os restaurantes da Água Doce são destinos para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas.

“Tudo que tenho hoje é graças à cana-de-açúcar. Pude levar para outras pessoas a paixão pela cachaça, que é símbolo nacional. Além disso, ano após ano, me sinto realizado por todas as conquistas alcançadas. Hoje, tenho uma equipe que contribui ainda mais com o crescimento da Água Doce, permitindo que a marca almeje novos desafios e leve para os clientes e futuros consumidores uma experiência diferenciada de consumo, com receitas de pratos e drinques que carregam o DNA brasileiro. Ainda verei muitos feitos da marca, que é sinônimo do que grande gostamos de fazer, proporcionando comida de qualidade, bebidas diferenciadas, além de espaços confortáveis para as refeições e de confraternização de família e amigos”, ressalta Delfino.

Novos passos

Para se manter na vanguarda do segmento de Food Service, a rede implementou diferentes estratégias, sendo uma delas a criação de um modelo de negócio mais enxuto chamado de Água Doce Express. Segundo o diretor de franquias da rede, Julio Bertolucci, a operação Express permite a ampliação em locais menores e de grande circulação, como shopping center e centros comerciais, graças ao formato enxuto e cardápio personalizado, criado para atender um novo público que busca por refeições mais rápidas. Além disso, Julio destaca a importância do modelo de negócio para a marca, já que com um formato mais econômico é possível ao franqueado operar mais de uma unidade. Para este ano, a rede prevê 10 restaurantes Express até o fim de 2024.

Outra novidade da marca é o investimento em produtos próprios. A empresa lança uma linha de produtos de marca própria, com objetivo de completar a jornada de experiência dos consumidores. Com foco inicial em temperos e condimentos, a rede, que também conta com cachaças e Gin próprios, traz opções exclusivas, permitindo que os clientes levem até sua casa os sabores do Brasil característicos da marca. A linha conta com molhos, farofas, sal de parrilla, alho e de cebola crispy. Presente de forma presencial, com os restaurantes físicos; no digital, com o delivery; a rede pretende com a estratégia de marca própria penetrar no Varejo, permitindo ao franqueado maximizar o faturamento com a comercialização dos itens em suas operações.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios