Networking: Como construir um bom relacionamento para a sua empresa?


Em um lugar cada vez mais competitivo, o networking se tornou uma ferramenta importante para empreendedores que buscam alavancar seus negócios. E, sendo assim, interagir com pessoas do mesmo setor tem a possibilidade de conseguir novas oportunidades e ideias que impulsionam o crescimento. De acordo com André Minucci, mentor de empresários, comenta que, hoje em dia saber construir uma rede de contatos é um grande diferencial.

O networking é muito mais que apenas eventos e cartões de visitas, é a construção de relacionamentos duradouros, baseados na troca. Para empreendedores, uma rede de contatos bem planejada pode fornecer ideias valiosas sobre tendências de mercado, ajudar nos desafios internos, identificar novos clientes ou parceiros.

André destaca que o poder do networking está na capacidade de interagir com as pessoas que podem criar algo maior. “Um líder que aplica em seu networking está investindo no futuro da sua empresa. É através desses encaixes que novas oportunidades surgem, e é necessário estar bem preparado para aproveitá-las”, comenta o mentor.

Como construir e manter redes de contato

Para construir uma rede de contatos de qualidade, é importante ter que adotar uma abordagem dinâmica. Começar a participar de grupos online ou eventos da sua área, e continuar ativo nas redes sociais profissionais são algumas das maneiras de impulsionar seu networking.

O especialista também diz que: “Não é sobre a quantidade de pessoas que você conhece, mas sim como agregar valores a elas”, explica Minucci.

Manter essa aproximação exige bastante dedicação. Um networking bem realizado é construído com interações significativas.

“Importante lembrar que esses contatos são uma via de mão dupla: quanto mais você contribuir, mais benefícios você colhe”, diz.

Comunicação e networking

A comunicação também faz parte deste relacionamento sólido. De acordo com dados da pesquisa de Tendências em Comunicação Interna comentou que 88% dos CEOs considera a comunicação interna, e reconhecem sua necessidade para o sucesso da empresa. Segundo Minucci, a comunicação externa é fundamental para o fortalecimento de uma rede de contatos.

“Um líder deve se comunicar com transparência e clareza, um treinamento de comunicação poderá ajudar a transmitir essa confiança, garantindo que as parceiras sejam produtivas e benéficas”, orienta.

Minucci enfatiza a necessidade de um treinamento em comunicação para empresários, destacando que, sem essa habilidade, o networking pode perder seu potencial. “Saber se expressar corretamente é crucial para fortalecer sua rede de contatos e criar oportunidades de crescimento”.

Conclusão, para André ao investir no desenvolvimento dessas habilidades, os empresários não apenas aumentam seus contatos, mas também o seu sucesso em um mercado bem concorrido. Como enfatiza, relacionar-se com as pessoas corretas e comunicar-se de maneira eficaz são passos fundamentais para resultar o potencial de sua empresa.

Fonte: Assessoria Minucci RP