A internet, redes sociais e comunicadores instantâneos trouxeram possibilidades não apenas para as telecomunicações e entretenimento, mas novas maneiras de fazer negócios, vendas diretas e alcançar o público com publicidade, de modos jamais antes possíveis.
No Brasil, uma empresa que começou pelo WhatsApp e em pouco tempo se tornou um fenômeno da internet, quebrando todos os recordes na história do e-commerce nacional e alcançando o maior ROI (retorno sobre investimento) do ano de 2018, e também o maior desde o surgimento dessa modalidade de vendas em território nacional. Estamos falando da Letrissimas.
Do WhatsApp para a vida real
Tudo começou em 2015, quando o empreendedor Othon Floris de São José dos Campos/SP decidiu dar um novo rumo à sua carreira. Formado em Comunicação Visual, Floris viu suas vendas despencarem com a chegada da crise no Brasil e com a retração do mercado. Foi quando ele decidiu produzir tornar um ‘Plano B’, letrinhas para decoração, aproveitando as máquinas da empresa e a data: era pleno dia dos namorados. Ele só não podia imaginar que a peça definiria seu futuro, e que o ‘Plano B’ se tornaria um ‘Plano A’, e daria a ele uma nova empresa. A fábrica que hoje tem o próprio espaço físico e mais 11 funcionários e 1.200 pedidos mensais.
O maior ROI do e-commerce brasileiro
Por muito tempo, os resultados de campanhas de publicidade eram analisados com base em especulação, até que o Marketing Digital trouxe uma série de métricas que tornaram possível saber com precisão a eficiência dos seus investimentos, dentre elas o ROI (abreviação do inglês Return on Investment), que permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com as aplicações feitas em diferentes canais.
A empresa optou por escolher a plataforma do Facebook e seu ecossistema associado como o Instagram e o WhatsApp, para fazer suas campanhas publicitárias. Com isso, em 2018, a Letrissimas entrou para a história do e-commerce brasileiro, atingindo a marca histórica de 1.973,42% de ROI. Ou seja: para cada real investido em publicidade no Facebook, o retorno foi de aproximadamente R$ 197,34, o que são números realmente impressionantes e que posicionaram a empresa como o maior ROI do e-commerce brasileiro no ano.
Pioneirismo
A Letrissimas começou a se tornar um negócio mesmo quando ainda não era a principal fonte de renda e ocupação de Floris. Pelo fato de ser algo novo e customizável ao gosto do cliente, os pedidos não paravam de chegar de todo o lado do país ininterruptamente por dois anos, o que o levou à sua primeira contratação em 2017, para ajudá-lo a lixar, pintar e embalar as peças. Luiz Prado, é seu braço direito até hoje.
O segredo do sucesso está no pioneirismo, em identificar uma demanda do mercado e criar um produto que se tornou objeto de desejo de seus clientes, totalmente alinhado com suas expectativas e necessidades: “trouxemos para o cliente comum algo que só era empregado em comércios, que são os letreiros PVC. Através de uma Letrissima, que vai muito além de um simples letreiro personalizado, o cliente pode eternizar um momento, uma lembrança, que enfeitará um canto da casa e será uma recordação de algum bom momento. Além disso, com formato, cor e identidade totalmente customizado, alinhado com o que o cliente imaginou. Tem a ver com expectativas, sentimentos, emoções, tudo isso junto. É o material tangendo o imaterial”, diz Othon.
Sucesso
A marca conquistou o Brasil, realizando vendas para todos os estados e conseguiu chamar a atenção até mesmo do próprio Facebook, que divulgou em sua plataforma um artigo (clique para ler o artigo) destacando o êxito da Letrissimas como um case de sucesso de uso das redes sociais para alavancar os negócios
Confiança
Othon decidiu então apostar tudo e transformar enfim o Plano B em Plano A, mesmo contra a orientações que havia recebido: “meu pai falava para eu não abandonar o que eu já fazia há dez anos por uma coisa nova que poderia dar errado. Mas toda vez que eu me dedicava ao negócio, era muito rentável e me fazia acreditar muito. Fora o feedback das pessoas quando recebiam os produtos. Era muito gratificante.”
Redes Sociais
Em 2018, Floris criou nas redes sociais campanhas sazonais, aproveitando o alcance das plataformas digitais para alavancar a marca. O negócio ganhou então um espaço físico e 11 pessoas entraram na equipe da Letrissimas, que também passou a contar com profissionais freelancers e ganhou um setor específico para vendas para continuar atendendo clientes de todo o Brasil.
Hoje a Letrissimas tem em seu perfil no Instagram mais de 216 mil seguidores e 15 mil seguidores no Facebook, através da fan page.
Expansão
A empresa tem sonhos e planos maiores para ainda este ano. Em 2019, a Letrissimas realizará seu primeiro atendimento internacional, ganhando espaço nas decorações de casas e escritórios em Portugal e Angola. Para a empresa, é apenas o começo de um produto que ainda pode encontrar muito mercado à frente.
Foto de: Reprodução / MF Press Global
Fonte: MF Press Global