Os corações apaixonados não se abalaram pelo isolamento social e presentearam bastante no Dia dos Namorados. De acordo com dados coletados pelo Compre&Confie, empresa de Inteligência de mercado focada em e-commerce, foram realizadas 15,8 milhões de compras online entre 28 de maio e 12 de junho (crescimento nominal 112,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado). Os pedidos renderam faturamento de R$ 6,45 bilhões – 115,8% mais do que em 2019.
“Após o início do isolamento social, consumidores mudaram seus hábitos de consumo para adquirir cada vez mais produtos pelo comércio eletrônico. Assim como já observado na Semana do Consumidor, em março, e Dia das Mães, recentemente, o crescimento nas vendas foi extremamente alto, alcançando atingindo patamares acima do dobro das vendas registradas no ano passado.”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.
Ainda de acordo com o estudo, as categorias de produtos mais vendidas em volume foram: Moda e Acessórios, Entretenimento, Artigos para Casa, Beleza & Perfumaria e Informática & Câmeras.
Os consumidores entre 36 e 50 anos foram os que mais compraram em volume (responsáveis por 33,9% das compras feitas no período). Em seguida estão os de 26 a 25 anos (31,7%), os de até 25 anos (19%) e, por fim, os que têm mais de 51 anos (15,4%).
No topo das regiões que mais venderam está o Sudeste (66,7% dos pedidos feitos), seguido pelo Nordeste (14,4%) e Sul (11,5%). Centro-Oeste e Norte ocupam as últimas colocações, com 5,3% e 2,1%, respectivamente.
“Mesmo com o término da quarentena, a previsão é que as vendas no varejo digital permaneçam em alta, pois a cada tinha temos registrado a entrada de novos consumidores online, além do forte crescimento de categorias que até então pouco exploradas no comércio eletrônico.”, completa Dias.
Fraudes
Com o aumento das vendas, cresce também as tentativas de fraudes. De acordo com a ClearSale, empresa líder em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, os prejuízos evitados ao comércio eletrônico na data foram de R$ 77,4 milhões, valor 43% maior que o registro no Dia dos Namorados de 2019.,
Em um momento em que muitas pequenas e médias empresas migram para o ambiente virtual, devido ao fechamento do comércio físico imposto pelo novo coronavírus, é importante que fiquem atentos também ao risco de fraudes nas operações. Ao contrário do que se imagina, o prejuízo das compras fraudadas não fica com a emissora do cartão de crédito, mas sim com o varejista, o que pode impactar na gestão do negócio. “Por isso é importante que a loja virtual conte com uma solução antifraude contratada, ou no caso de optar por trabalhar com marketplaces, questionar como funciona a análise e o chargeback dos pedidos”, orienta Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale.
Sobre o Compre&Confie:
O Compre & Confie faz parte da E- Confy, empresa que pertence a CLSS Participações, holding multinacional controladora de empresas como: ClearSale, Lomadee e Send4.
Referência em inteligência de mercado, a companhia monitora vendas reais de mais de 85% do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).
Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.
Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.
Sobre a ClearSale
A ClearSale é líder em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações, sendo pioneira no mapeamento do comportamento do consumidor digital. A empresa equilibra tecnologia e profissionais especializados para entregar os melhores indicadores aos clientes e gerar cada vez mais confiança no mercado.
Fonte: Máquina Cohn&Wolfe