Por que ter um e-mail próprio ao invés de um gratuito?


Ter um domínio do próprio negócio pode ser uma decisão na hora de preparar sua empresa para o crescimento. Mas ter um email próprio é, sem dúvidas, a escolha mais inteligente dentro de uma empresa antenada com o mundo digital.

Tendo esse ponto em vista, conheça um pouco mais sobre domínio, e-mail exclusivo e seus benefícios abaixo.

O que é domínio?

Um domínio na internet pode ser comparado a um registro real de uma marca, empresa ou pessoa física. Sabe aquele endereço que aparece sempre que entramos em uma página da internet, com as iniciais www? Então, é nesse lugar onde vemos um domínio.

Ter um domínio próprio é como uma assinatura ou registro de sua marca. Sendo de extrema necessidade para quem se preocupa com a visibilidade online, bem como para quem deseja registrar um crescimento neste meio.

Você pode encontrar domínios em:

  • Sites;
  • E-mails;
  • Contas em redes sociais;
  • Blogs.

Podendo apresentar versão de compra gratuita ou paga, o domínio pessoal é uma ótima ferramentas de marketing para uma empresa, pois faz com que clientes encontrem informações sobre o seu serviço mais facilmente.

Por exemplo, uma empresa de etiquetas personalizadas pode ter um domínio em um site, onde existam informações sobre o negócio e seus produtos, e também pode possuir um domínio no e-mail que fala com clientes e colaboradores.

Nas duas formas, ter algo personalizado na hora de se comunicar na internet pode promover verdadeiras vantagens para uma empresa, em especial aquelas que estão se lançando ou concretizando sua imagem de negócio.

A seguir no texto, entenda melhor sobre todos os benefícios que indicam a grande popularidade deste serviço de domínio de e-mail em empreendedores de todo mundo e saiba como concretizar o domínio para sua empresa!

Quais os benefícios de ter o domínio de e-mail?

Conforme explicado, o domínio traz inúmeras vantagens relacionadas ao crescimento e concretização de uma empresa no mercado, podendo ser adquirido por custos baixos, se comparado com outros tipos de serviços burocráticos.

Agora, conheça um pouco sobre os benefícios de ter um domínio de e-mail e saiba porque você deve investir!

Um endereço personalizado

Digamos que você possui uma empresa de consultoria contabil, e que está em busca de conquistar novos clientes, aumentando assim a procura por seus serviços. Provavelmente, a presença online será um fator importante.

Um endereço próprio, com o nome do negócio e, de preferência, com fácil escrita e memorização, implementa uma maior possibilidade de proximidade, por parte do próprio cliente, que pode, em algumas ocasiões, fazer pesquisas sobre a sua empresa.

Os motivos das pesquisas são muitos, mas basicamente todos estão alinhados à uma curiosidade ou necessidade do cliente, que se não foi cumprida, ou nem ao menos puder ser realizada, acaba deixando consequências negativas para o lado do vendedor.

Lembre-se que, diferentemente do mundo real, o ambiente virtual não possui limites para conhecimento e compra, reconhecimento da marca e descobrimento de novas, conhecendo cada divulgação, como se fossem placas de aviso.

É preciso que os próprios donos de empresa ou agências de comunicação responsáveis desenvolvam formas para que a empresa seja encontrada dentre as milhões de opções disponíveis, e além disso, que ofereçam um atendimento personalizado.

Sobre essa personalização, tanto um endereço www quanto a possibilidade de um e-mail próprio, com o nome da empresa, pode facilitar ainda mais o descobrimento e encantamento por parte de clientes
Sensação de segurança
Ao encontrarem um domínio de e-mail com o site de uma empresa, fazendo corresponder ao comprador que é de fato aquele negócio que está entrando em contato, clientes se sentem bem mais tranquilos, em relação a possíveis enganações.

A internet hoje é um espaço aberto, onde milhares e milhares de pessoas se relacionam, deixando quase sempre seus dados e informações. Muitas pessoas, mal intencionadas, acabam roubando esses dados e aplicando golpes e crimes cibernéticos.

Por isso que a presença de uma prova concreta ou ao menos plausível que aquele e-mail online é de uma empresa confiável, faz com que o seu negócio seja considerado seguro, algo que vai facilitar a conversa com clientes.

Essa segurança pode se estender, ainda, a do próprio sistema ou site que estará interligado aos e-mails. Ofereça transparência sobre toda a segurança online que você possuir, como uma certificação de produtos ou algum outro que comprove esse fator.

Proximidade

Conforme explicado acima, a possibilidade trazida pelo e-mail próprio, em relação à segurança que um cliente sente com o produto ou com uma empresa, pode ser ainda mais vista quando o domínio possui o nome do colaborador que vai o atender.

Por exemplo, uma empresa de desenvolvimento de software resolve diariamente atendimentos ao público, à imprensa e aos investidores e outros colaboradores de um mesmo e-mail, o que muitas vezes confunde ambas as partes.

Construir domínios próprios para os colaboradores gera, além de independência de cada colaborador e área para resolver cada um de seus problemas, uma união entre o funcionário e o cliente que está sendo atendido.

É muito mais confortável você saber que por trás da máquina tem uma pessoa real, que conversa com uma proximidade única, que entende o histórico de reclamações e eventuais problemas, e que também busca passar calma e tranquilidade para suas resoluções.

O domínio de e-mail tem como principal motivo possibilitar essa situação, além de fazer com que cada colaborador se sinta bem em trabalhar com o seu próprio endereço de e-mail, o que muitas vezes agrega independência e pertencimento.

Credibilidade

Muitas pessoas têm o costume de iniciar seus negócios disponibilizando comunicações no âmbito virtual com cunho pessoal.

Por exemplo, uma profissional que faz confecções de caixa para correio acaba de lançar seu serviço em uma rede social, atraindo rapidamente muitos clientes, que foram sendo alcançados via publicações de outras pessoas.

Essa mudança repentina no tipo de negócio, que antes era feito em uma pequena escala e agora passou para uma média, significa não apenas o crescimento de uma empresa em números, mas também nas possibilidades que ela têm de estratégias.

Uma das indispensáveis em meio a essa mudança é a conversa e a presença digital, seja por meio de redes sociais próprias, criação de site e atendimento em e-mail da própria empresa, e não aquele pessoal, pertencente a uma pessoa física.

Entenda que, a conversa por e-mail apresentando uma pessoa real, que vai auxiliar naquele problema e oferecer alguma oferta, é válida e sempre boa de ser executada.

Mas o domínio, ou seja, o nome da empresa que vem após o primeiro nome do e-mail, antes de @, deve ser próprio para trazer ainda mais credibilidade e profissionalismo.

Para todos os gostos e bolsos

São inúmeros os sites na internet que podem hospedar um domínio personalizado, algo que facilita na hora da escolha, porque a pessoa que irá implementar essa mudança pode escolher a ferramenta que mais lhe agrada, optando ainda por preços variados.

Por exemplo, a dona de uma loja revendedora de organizador de fila acaba de decidir trocar todos os e-mails utilizados pelos funcionários, que antes eram em um sistema gratuito e não personalizado, para um com personalização.

Além de escolher um site de hospedagem que já utilizava um e-mail pessoal, e onde inclusive já pagava uma taxa, a empresária pode colocar a quantidade de nomes de colaboradores que ache necessário, sem pagar mais por isso.

Tudo varia de empresa para empresa, mas o mais importante é colocar a mudança do domínio pessoal para profissional em prática.
Um investimento a longo prazo
No caso daqueles e-mails que identificam um único setor, ao invés de cada funcionário, o investimento vale bem mais em conta, justamente pela possibilidade de perpetuação da ferramenta por parte de todas as equipes que ali trabalharão.

Por exemplo, uma empresa que produz banner promocional faz um setor de marketing e coloca no domínio esse nome seguido do nome da empresa.

Por ser um e-mail que muitos podem usar, e que nunca vai modificar de nome, ele acaba sendo acessado ao longo do tempo por vários funcionários que por ali passam, guardando informações que podem vir a ser úteis com o tempo.

Conclusão

Correr atrás para criar seu próprio domínio é extremamente necessário, além de ser uma tarefa rapidamente executada. Existem muitas opções, tanto de domínio, quanto de condições e planos, todas elas focando na melhoria do seu negócio.

Além de melhorar a segurança, a credibilidade e implementar formas mais próximas do público dentro de um negócio, essa pode ser uma ferramenta essencial para empresas que tem como foco alcançar maior profissionalização.

E aí, o que falta para você modificar agora o e-mail profissional que você usa no seu negócio?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.