Um site na internet pode trazer inúmeras vantagens para empresas e para pessoas que desejam divulgar seus trabalhos ou suas criações. São benefícios essenciais para crescimentos e aparecimentos de resultados, algo que nenhum empreendedor pode perder.
Tendo todos esses pontos em vista, conheça ao longo desse texto um pouco mais sobre a importância de se ter um site nos dias de hoje, além de dicas de como colocá-lo no ar de forma prática e pontual.
Negócios e pessoal: tudo cabe em um site
A criação de um site tem se tornado algo essencial para qualquer pessoa que esteja navegando na internet. Mas não como uma obrigação, algo forçado que precisa ser cumprido. Ter uma plataforma pode ser considerada uma forma de relacionamento.
Essa é hoje uma realidade para grande parte das pessoas, pois, com a internet, as formas convencionais de comunicação acabaram sendo modificadas. Com isso, passamos a trabalhar melhor as possibilidades de outras pessoas conhecerem.
Empresas, por exemplo, que costumavam fazer propagandas de seus serviços e produtos apenas aos arredores de seus lugares de atuação, tendo o mínimo contato com seus clientes, agora utilizam a internet para agregarem valor e possibilitarem vendas.
Sobre as oportunidades de venda, é possível entender que hoje muitas pessoas preferem comprar online, ou mesmo que não pretendam comprar, elas gostam de ter informações da empresa ao seu alcance, principalmente para adiantar e agilizar suas rotinas.
A cliente de uma empresa que faz camisetas personalizadas, por exemplo, gostaria de saber até que horas a loja ficará aberta, por isso, pesquisa em buscadores na internet e encontra o site da empresa, entregando estas e outras informações.
Essa praticidade muitas vezes pode ser deixada de lado por parte de empresários, que por muitas vezes mantém olhos e ouvidos abertos para velhos tipos de vendas, com contatos olho a olho, e não no digital, algo que se mostra extremamente falho nos dias de hoje.
Essa escolha de não querer divulgar uma empresa na internet, muitas vezes, atrapalha os planos de crescimento do lugar. Claro que cada empresário tem um propósito, mas é possível que a maioria queira atingir grandes públicos, certo?
Uma outra problemática muitas vezes levantada por empreendedores para que não invistam em sites na internet é a desculpa de que trabalham apenas com públicos locais, e que a única divulgação que podem fazer é ao vivo, com os compradores da localidade.
Assim como no caso anterior, é possível auxiliar o cliente que queira informações pela internet, além de que, com um site no ar, qualquer tipo de empreendimento, seja local, nacional ou mundial, acaba se tornando relevante.
Mas a criação de um site não tem apenas um âmbito profissional. Muitas pessoas, sejam como profissionais ou em suas vidas privadas, podem criar plataformas para divulgar conteúdos que lhes representem ou que informem algo sobre elas para terceiros.
Por exemplo, um profissional que faz placas de aviso está querendo mudar de emprego e têm como objetivo mostrar suas criações para recrutadores, para que conheçam parte daquilo que ele já produziu em outras experiências.
Para isso, um site seria a melhor forma de apresentar o que é desejado, justamente porque pode ser uma espécie de currículo digital, e que mesmo não sendo apresentado pessoalmente, pode encantar e convencer as pessoas que o estão acessando.
E a partir de uma vontade pessoal, um site pode abrigar uma forma diferente de alguém compartilhar pensamentos, produções ou até mesmo se divertir criando descontrações, algo que faz bem e ainda traz visibilidade.
Independentemente se é uma força profissional ou pessoal, sites na internet promovem uma popularização, identificação e apresentação, itens essenciais para quem precisa continuar se comunicando em eras tecnológicas, e mesmo em distanciamentos.
Conheça os benefícios de um site
Agora que você entendeu melhor sobre a disposição de um site profissional e pessoal, e como sua criação e utilização podem ajudar pessoas e empresas em todo o mundo, entenda melhor cada um dos benefícios dessa apresentação digital para seus criadores.
Expandir seus negócios
Imagine que você é dono de uma empresa de impressão de apostilas, e tem como principal clientela cidadãos de duas cidades vizinhas. A presença de um site, com possibilidades de compra e venda pela plataforma, pode trazer grandes resultados.
Conforme já citado, as empresas que estão na internet por meio de seus sites pessoais, conseguem adquirir muito mais relevância no mercado. Isso geralmente acontece pela possibilidade que a empresa tem em conseguir trabalhar pelo meio virtual.
É possível apresentar produtos, conversar com clientes, possibilitar comprar em tempo real e muito mais, sempre prezando pela satisfação do consumidor.
Além disso, a presença na internet agrega valor e gera relevância para um negócio. Isso acontece justamente porque estar na internet equivale a o que, antigamente, era necessário para uma loja ser reconhecida e considerada como aberta.
Ser encontrada no Google
Só de ter um site anexado na internet, você pode ser encontrado por pessoas de todo o mundo via o buscador Google, o mais popular. Basta alguém pesquisar especificações sobre o negócio que você trabalha e logo você aparecerá para aquela pessoa.
Isso é essencial para o crescimento de um negócio e o aumento das oportunidades de venda, visto que aparecer no Google é uma forma gratuita e fácil de publicidade para o seu negócio, permitindo que você seja, ainda, visitado pelos seus concorrentes.
Crie um relacionamento com seu público
Conforme explicado acima, a possibilidade de um site na internet faz com que você, como empresa ou como marca pessoal, e seu público, as pessoas que acessam seu conteúdo na plataforma, tenham uma relação cada vez mais próxima e saudável.
Isso porque um site consegue fornecer espaço para conversas, troca de informações, novidades, além de um reconhecimento de possíveis demandas. Afinal, é o seu comprador/leitor que está falando direto com você.
Se você tem uma empresa de canetas personalizadas, por exemplo, seu site pode ser um ótimo lugar para divulgar as vendas, abrir espaço para entender se o público aprovou este produto e também pedir sugestões de derivados ou de melhorias.
Fazer mais vendas
Tudo em um site acontece como um efeito dominó. A partir do momento que você tem um espaço na internet, cria um tipo de relacionamento e abre oportunidade para troca de visibilidade e criação de conteúdo, você também consegue oportunidades de vendas.
Se você é um empresário que trabalha em terceirizar impressão, por exemplo, você poderá notar que grande parte de seus clientes vão gostar de fazer todos os trâmites sem terem que ir para o seu escritório, e um site na internet auxilia nisso.
Outra possibilidade de aumento de lucro é o fato de que com a aparição em buscadores na internet, seu site poderá ficar visível para inúmeras localidades. Com isso, seus clientes podem passar da esfera regional para uma nacional, ou quem sabe internacional.
A oportunidade que a internet faz em encaminhar espaços para a construção de carreiras pode ser excelente, mas deve ser acompanhada de mudanças internas, operacionais e estruturais, que deem conta de possíveis novas demandas.
Por exemplo, uma loja que comercializa wind flag banner acaba de ganhar mais 2 mil seguidores em um mês, por conta de um site na internet e divulgação dele em redes sociais. Para aguentar a demanda foi preciso aumentar o número de funcionários.
Criar novos negócios
A possibilidade de crescimento na internet tem como principal consequência a construção de oportunidades de vendas, e também, oportunidades de novos negócios, que pode ser notada por uma faixa refletiva ao longo da análise de resultados.
Alguns exemplos de novas oportunidades de negócios podem aparecer tanto dentro da própria área de atuação, com os mesmos produtos e serviços oferecidos, como também pode trazer a entrada em novos negócios.
Por exemplo, imagine que uma empresa de adesivo de segurança pode começar a trabalhar com a área de segurança, montando uma própria empresa relacionada, só na área de proteção.
Dicas para bombar sua plataforma
Com os benefícios da criação de um site cada vez mais entendível, chegou a hora de conhecer mais sobre as dicas importantes que você deve seguir para fazer um site de qualidade, com um custo baixo de investimento.
É essencial que você ou sua empresa:
- Compre um domínio, com um nome fácil de gravar;
Faça um site com um ótimo layout;
Escolha um site de hospedagem para guardar seus arquivos;
Trabalhe palavras-chave para ser reconhecido rapidamente pelo Google;
Providencie a divulgação nas redes.
Além dessas dicas, não esqueça de manter as respostas aos clientes sempre em primeiro lugar. É por meio do seu site que eles se sentirão ainda mais à vontade para mandar perguntas, sugestões e reclamações.
Conclusão
Com tudo resolvido, entre no ar com seu site pessoal ou profissional e veja a diferença nos seus resultados.
Com certeza, em pouco tempo, você receberá grandes lucros, relacionados à visibilidade e ao interesse de pessoas que jamais imaginou!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.