Quais os tipos de estratégias digitais


As estratégias digitais estão tomando conta das principais decisões empresariais nos dias atuais, independentemente do tipo de negócio, área de atuação ou porte da empresa. São elas as responsáveis por colocar uma marca em evidência.

Ao longo do texto a seguir, conheça as principais estratégias digitais relacionadas à influência de negócios nas redes sociais, e veja que com pouco dinheiro investido é possível chegar em resultados inimagináveis por meio, apenas, de plataformas digitais.

O que são estratégias digitais?

Estratégias digitais são mecanismos utilizados por equipes de marketing para potencializar a presença de empresas no mundo digital, tendo, ainda, como objetivo, a projeção de vendas, compras, criação de valor, lançamento e outras particularidades de cada negócio.

Basicamente, essas práticas digitais foram sendo criadas e incorporadas em rotinas de trabalho de empresas de todo o mundo, com impulsionamento causado pela popularização do uso de meios digitais para velhos e novos comportamentos.

Comprar, que era um atividade feita inteiramente em lugares físicos, passou a ter grande parte da frequência feita pela internet, já que algumas maneiras mais práticas e em conta para o consumidor (e para o próprio empresário) começaram a fazer sucesso.

Serviços contábeis, por exemplo, que eram quase sempre ofertados de boca a boca, ou por meio de catálogos telefônicos, fazendo o anúncio de seus serviços, passaram a ser divulgados quase que totalmente por meio de redes e plataformas digitais.

No entanto, mesmo que pareça simples, as práticas de divulgação de uma empresa na internet requerem esforço e planejamento certo, além de um bom uso de ferramentas que estão à disposição de gerenciadores de marketing web.

Digamos que uma empresa de etiquetas adesivas personalizadas queira fazer a divulgação de uma promoção que contará com o sorteio de canecas. Para que essa campanha alcance a popularidade necessária, é preciso contar com algumas práticas.

Caso não fosse feito um planejamento de estratégia digital, a postagem com a promoção correria risco de passar despercebida por seguidores e outras pessoas na internet, fazendo com que os donos do negócio se sentissem frustrados e desapontados com a prática.

Por isso, profissionais que sabem fazer com que a comunicação se transforme em um grande sucesso nas redes sociais, são os mais requisitados no mercado, justamente por estarem por dentro das melhores estratégias digitais, para cada tipo de negócio.

Conheça as estratégias mais utilizadas

Conheça abaixo algumas das principais estratégias utilizadas no mundo do marketing digital, para que seja possível crescer no mercado e ultrapassar a concorrência.

Ademais, entenda como cada uma funciona, qual o principal objetivo e como podem ser utilizadas no contexto de diferentes empresas, podendo ser traduzida facilmente para o seu negócio!

Marketing focado

Utilizando a estratégia de marketing focado para um cliente específico, também conhecida como Inbound Marketing, uma empresa cria conteúdos baseados em necessidades específicas, criando uma linha do tempo para o interesse de um produto ou serviço.

Dentro dessa técnica, o foco da criação de conteúdo digital é, além de fidelizar o cliente com a empresa, aproximar ambas as partes, permitindo com que a qualidade e a conectividade entre as duas partes prevaleça.

Essa é uma técnica muito utilizada para quando empresas já têm uma imagem digital construída, querendo apenas implementar novas ações para seus clientes. Da mesma forma, pode ser utilizada para aqueles negócios que estão começando focados.

Um exemplo dessa última possibilidade é em um negócio de adesivos para empresas, onde uma produção de conteúdo nas redes focou na importância de clientes desejarem o produto, conhecerem melhor as formas de utilização e finalmente necessitarem dele.

A parte de conduzir um comprador entre o local onde ele precisa entender a utilidade da solução da empresa na vida dele, até a parte onde ele precisa ter uma ação para que seus problemas possam acabar, é chamada de funil de vendas.

Esse nome tem origem na trajetória de conhecimento da empresa e impulsionamento para ação em que o cliente é levado, independentemente do tipo de serviço que esteja sendo ofertado, desde uma sinalização de segurança até pizzas em um restaurante novo.

Marketing de conteúdo

Diferentemente do Inbound Marketing, onde o foco da estratégia é conduzir um potencial cliente ou interessado pelo negócio para o ato de compra, no marketing de conteúdo o foco é na produção de informação para quem não conhece a empresa.

Por exemplo, a partir de uma pesquisa sobre engajamento é possível encontrar, nas redes sociais ou em plataformas de comunicação de uma empresa na internet, quais são os assuntos mais pedidos ou comentados pelo público.

A partir daí, é possível produzir conteúdos em múltiplas plataformas disponíveis e viáveis para relacionamento com o cliente, sempre com o propósito de educar aquela pessoa sobre os temas e conteúdos que envolvem a sua marca.

Se o seu negócio tem como frente um sistema para emissão de nota fiscal, por exemplo, um dos assuntos mais interessantes, que pode ser transformado em conteúdo para redes sociais, email marketing ou e-books, é o processo de retirada do MEI.

Redes sociais são essenciais

Apesar de quase nunca serem esquecidas em estratégias de marketing digital – inclusive consideradas como fator mais importantes de um planejamento, as redes sociais quase sempre não são compreendidas pelas empresas que as usam.

Entender qual o diferencial, linguagem, público-alvo e possibilidade de conteúdo a ser ofertado em cada rede social existente é essencial para qualquer produção de conteúdo voltada para resultados de uma empresa.

Uma empresa de aromatizador de ambiente, por exemplo, pode ter muito mais sucesso criando vídeos curtos sobre curiosidades de flores e plantas na rede social Instagram, do que fazendo essa mesma produção no LinkedIn.

É sempre importante fazer um estudo prévio para entender em qual mídia sua empresa mais se encaixa, tanto para comunicar e criar conteúdos de qualidade, quanto para conversar com reais e potenciais clientes.

E no caso de sua empresa não estar ainda no meio de redes sociais, a utilização dessa estratégia é ainda mais importante.

De acordo com uma pesquisa da Digital Future Focus Brazil, no ano de 2015, brasileiros foram os líderes mundiais em questão de tempo gasto nas redes sociais, totalizando uma média de 60% de uso a mais do que em outros lugares.

Por isso, estar nas redes é, além de uma forma de estratégia digital, uma forma de sobrevivência no mercado.

Anuncie onde puder

Fazer a propaganda da sua empresa no meio digital pode ser muito mais fácil do que em meios tradicionais, além de, com certeza, surtir mais resultado em comparação com a primeira opção de divulgação.

Atualmente, existem muitos meios de divulgação de um negócio online, cada um compreendido por uma especificidade diferente, mas sempre com o mesmo objetivo de mostrar um negócio para o público certo, como no caso de uma auditoria independente.

É possível que você divulgue seu empreendimento pelos seguintes lugares:

  • Páginas na internet;
  • Buscadores;
  • Vídeos na web;
  • Redes Sociais;
  • Aplicativos.

Com toda essa possibilidade, fica quase impossível não pensar nessa estratégia para alavancar seus negócios. Com a união de um planejamento de conteúdo bem pensado, o anúncio na web pode mudar positivamente o reconhecimento da sua empresa.

Investindo pouco, lucrando muito!

Todas as formas de estratégias de marketing citadas ao longo do texto são opção de investimento de custo baixíssimo, inclusive no caso dos anúncios, onde valores podem ser escolhidos de acordo com a preferência de cada empresa.

Por isso, é possível entender que práticas de comunicação digital, com ideais de divulgação empresarial, são formas de investimento baixo, mas que ainda sim agregam resultados importantes para a construção de uma imagem no digital.

Diferentemente de outras formas tradicionais de crescimento, como expansão para outros tipos de serviço, aluguel de grandes espaços e participação de feiras presenciais, o investimento em um marketing digital pode trazer resultados quase sempre livres de riscos.

Além disso, mesmo que profissionais de marketing sejam os mais indicados para colocar em funcionamento as estratégias certas para o seu tipo de negócio, as dicas apontadas podem ser facilmente estudadas, promovendo o máximo engajamento nas suas redes.

Considerações finais

É inegável que as redes sociais têm um poder significante na decisão de compra e de conhecimento de novos negócios, uma realidade que pode favorecer os mais preparados e trazer consequências graves para aqueles que não pensam nas novas formas de viver.

Independentemente da forma mais apropriada de estratégia digital que você for utilizar na sua empresa, tenha sempre como principal guia da sua comunicação um olhar próximo e transparente com o público, afinal, são tempos de sinceridade e empatia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.