A importância do SMS Marketing


O SMS marketing é uma estratégia utilizada há muito tempo por empresas dos mais variados setores. Trata-se de uma ação eficaz e pontual, que causa um efeito positivo no receptor.

Para se ter uma ideia, cerca de 90% das pessoas abrem as mensagens de texto em seu celular em apenas 3 minutos após recebê-las.

Em relação ao e-mail marketing, por exemplo, as taxas de abertura giram em torno de 22%, enquanto as do SMS são de 97%. Uma diferença muito grande.

Com base nessas informações, a conclusão que chegamos é que o celular é uma excelente ferramenta de marketing, que possibilita uma estratégia eficiente e necessária para os dias atuais.

Isso porque as chances de um cliente olhar as mensagens em seu celular são muito mais altas do que em qualquer outro canal. Esse meio de comunicação é mais pessoal e restrito, sendo que as pessoas estão sempre com seu celular na mão.

No entanto, é preciso organizar essa estratégia, para que ela funcione e dê resultados. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como o SMS marketing funciona, como formar uma carteira com telefones de clientes e dar dicas para desenvolver a mensagem.

O que é SMS Marketing?

SMS é uma sigla para Short Message Service, sendo que no marketing, esse recurso se tornou uma ferramenta eficaz, que permite que as empresas se comuniquem como seus clientes por meio de mensagens de texto no celular.

O contato com as pessoas pode ser feito 24 horas por dia, de maneira eficiente, com menos gastos, principalmente se comparado a outros recursos, como mala direta.

Seu funcionamento é bem simples, ou seja, uma empresa de desenvolvimento de software, por exemplo, envia para seus clientes, com a permissão deles, mensagens de impacto, como:

● Promoções;
● Oportunidades;
● Ofertas;
● Atualizações;
● Informações importantes.

A entrega é imediata e junto a isso está o fato de que a taxa de abertura é bem ampla, ou seja, temos em mãos uma estratégia eficiente e barata.

Portanto, mesmo tendo em vista o crescimento de outras plataformas de comunicação, o SMS continua em alta, sendo uma ação importante para o planejamento de marketing das companhias.

Só que tudo isso só vai funcionar se você souber como criar os seus contatos, e este é um assunto para o próximo tópico.
Como formar uma carteira com números de telefone

Até aqui, você entendeu o quanto o SMS Marketing é importante para uma empresa, como um escritório especializado em gerenciamento de impressão ou em qualquer outra frente.

Só que para funcionar na prática, é necessário ter uma boa lista de contatos, o que pode ser um desafio para muitas empresas. Mesmo assim, existem algumas práticas que podem ajudar.

Uma delas é treinar os colaboradores para que eles mantenham uma ficha cadastral dos clientes. Assim que alguém entrar em contato, o atendente deve solicitar ou confirmar o número de telefone para envio de SMS.

É importante informar que a pessoa receberá contatos para falar sobre ofertas, promoções, dentre outras possibilidades. Além disso, a empresa pode oferecer descontos e brindes para quem fornecer o número de telefone.

Essas ações geram resultados, então, quanto maior for a lista de contatos, maior será a conversão por meio de SMS marketing.

Outra ação para aumentar a carteira de números é criar formulários para captá-los. Eles podem ser de papel, dentro do estabelecimento, mas também no site da companhia.

O formulário de contato é um aliado das estratégias de marketing de qualquer empresa. Por meio dele, as marcas atraem leads para gerar novas oportunidades de negócio.

Contudo, eles também podem ser usados para captar números de telefone, mas é importante oferecer alguma coisa em troca de seu preenchimento.

Por exemplo, uma empresa de sistema para loja pode oferecer conteúdos, descontos e ofertas especiais. Apesar de a maioria ter foco apenas na captação de e-mail, o SMS se mostra muito mais eficiente, como taxa de abertura elevada.

Também é possível usar as redes sociais, falando sobre as campanhas de mensagem de texto em plataformas como Facebook e Twitter. Peça para que as pessoas forneçam seus números de telefone por mensagem privada.

A cada publicação, comunique o teor das mensagens, como dicas, ofertas ou descontos exclusivos. Não se esqueça de falar sobre a frequência de envios e como as pessoas podem fazer para excluir o cadastro.

Outra forma de aumentar a lista de contatos é indo até eventos onde você possa apresentar a sua empresa. Por exemplo, uma fabricante de organizador de fila conversa com outros frequentadores e solicita seus contatos para enviar novidades.

Para que a campanha não seja invasiva, não envie mensagens o tempo todo, inclusive, inclua essa informação em formulários e outros meios de captar contatos.

Agora que você já sabe como aumentar a sua carteira de número de telefone, no próximo tópico, vamos te ajudar a elaborar uma mensagem adequada.

Como elaborar mensagens interessantes

O conteúdo do SMS é vital para o sucesso ou fracasso da sua estratégia. Portanto, é necessário estar atento na hora de elaborá-la, para que o receptor se interesse e seu negócio possa colher bons frutos.

Pensando nisso, algumas dicas para elaborar uma mensagem de texto atraente e interessante para seus contatos são:

Ter atenção à ortografia

Mesmo que a mensagem seja extremamente curta, ela precisa ser muito bem escrita. Aliás, escrever bem é a base para o sucesso de qualquer tipo de marketing.

Quando a mensagem é mais curta (no caso dos sms 160 caracteres), existe pouco espaço para transmitir uma ideia. Portanto, não o desperdice com erros ortográficos e gramaticais.

Se a mensagem estiver mal escrita, seus clientes não vão levá-la a sério e ainda pode gerar insegurança, tendo em vista o crescimento de golpes via SMS.

Podemos identificar esses golpes por meio dos erros de ortografia, visto que as mensagens costumam ser muito mal escritas.
Incentivar uma ação

As pessoas costumam postergar, ou seja, a procrastinação é um mal geral. Sendo assim, uma fabricante de placas de sinalização de segurança pode estabelecer um prazo de validade para que o cliente realize uma ação.

Dessa forma, seus contatos vão tomar uma atitude rapidamente, fazendo com que o envio cause o efeito desejado.

Ir direto ao ponto

Devido ao pouco espaço, ter capacidade de síntese é essencial quando uma empresa faz marketing por mensagem de texto.

Pelo fato de poder usar poucos caracteres, uma empresa vai transmitir a ideia de maneira clara e objetiva, como faria em um banner promocional. Ou seja, ela vai direto ao ponto, sem rodeios e sem “enfeitar” o conteúdo.

Enviar cupons de desconto

Com esta dica você resolve dois problemas: diminui a taxa de rejeição do seu SMS e o abandono de carrinho no seu site.

É comum que as pessoas abandonem o carrinho de compras na plataforma de vendas por estarem indecisas. Mas um cupom de desconto enviado por mensagem de texto é um ótimo incentivo.

Só é preciso saber quando fazer isso. Por exemplo, quando uma empresa quer dar brindes corporativos para seus colaboradores, ela escolhe um evento ou se baseia no desempenho de uma equipe.

Avalie o momento antes de enviar os cupons, até porque eles podem ser mais viáveis em períodos sazonais ou para clientes que não compram há tempos.

Incitar a curiosidade

As primeiras palavras que compõem a mensagem são decisivas, tendo em vista que o receptor só vai ler tudo se elas chamarem sua atenção.
Devido à quantidade limitada de caracteres, é necessário ser objetivo e sucinto. Mesmo que o conteúdo tenha uma proposta irrecusável ou uma oferta imperdível, para que o cliente leia todo o SMS é necessário prender a atenção dele logo de cara.

Neste caso, uma fabricante de etiquetas coloridas, por exemplo, precisa escrever de maneira impactante, para que o receptor se sinta curioso e tenha interesse em ler toda a mensagem.

Enviar mensagens em data especiais

Por fim, envie mensagens aos seus contatos em datas especiais, como aniversário de clientes, Natal, Ano Novo, dentre outras.

É uma forma de mostrar o quanto eles são importantes para o seu negócio e fazer com que leiam o conteúdo. Assim, toda vez que você mandar um SMS, eles saberão que é algo pensado exclusivamente para eles.

Conclusão

Apesar do crescimento de canais como os aplicativos de mensagem instantânea, as mensagens de texto não perderam sua importância para as estratégias de marketing.

Por se tratar de um recurso altamente pessoal, os conteúdos despertam a curiosidade dos receptores, então, sua empresa tem a oportunidade de falar diretamente com os clientes de um jeito mais rápido, prático e barato.

Neste artigo, você entendeu a importância do SMS Marketing para os seus negócios e como fazer para aproveitar o máximo de seu potencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.