Marketing digital e vendas: investir ou não?

O marketing digital é um universo novo, que ganhou proporções gigantescas nas empresas, conforme a internet foi avançando. Ademais, com a enorme concorrência, faz-se necessário o uso de várias estratégias de divulgação da sua marca para captação e retenção de clientes.

Nesse sentido, hoje em dia, ter uma boa presença digital, com certeza, é um dos pontos-chave de um negócio, principalmente para aumentar vendas e ter boa reputação no mercado.

Um dos questionamentos mais relevantes que uma companhia pode sempre se provocar a fazer é: como aumentar a receita por meio do investimento em estratégias de marketing digital? Saiba que isso é plenamente possível, inclusive, de diversas maneiras.

O que é Marketing Digital?

A definição de Marketing digital é basicamente a mesma do marketing, de forma geral, mas levada ao pé da letra em sua forma online. Portanto, esse conceito é composto pelas formas de se divulgar um produto ou promover um negócio por meio de canais digitais.

O grande objetivo é, como já falamos, o crescimento de uma empresa de trabalho temporário ou contínuo, gerando novas parcerias, negócios, oportunidades, angariando clientes, engajando-os e, assim, conquistando credibilidade na internet.

O surgimento do Marketing Digital é datado por alguns especialistas, como o lendário Neil Patel, em relação à primeira conexão sem fio feita no mundo, há mais de 100 anos, em 1896, pelo italiano Guglielmo Marconi.

Obviamente, ainda não se falava nesse termo. Era preciso uma evolução muito grande das próprias formas de divulgação antes de tudo.

Porém, o conceito básico de dar às pessoas informações de forma não presencial pode ser vinculado a uma característica inicial que formará, lá na frente, o que conhecemos hoje como marketing digital.

Do começo dos anos 1990 ao começo dos anos 2000, com o lançamento da internet para uso geral e o desenvolvimento rápido das tecnologias, o marketing digital começava a ganhar corpo e algumas empresas já utilizavam ações estratégicas na internet.

A mudança dos hábitos de consumo por uma experiência de compra mais fluida, dentro do conforto de casa, sem o estresse do empurra empurra nas grandes lojas de departamento, e com uma entrega rápida, acabou mudando o mindset das empresas também.

As companhias tiveram que adaptar seus modelos de divulgação de conteúdo não só por uma experiência de compra mais satisfatória e de forma online. Mas também, porque as pessoas passaram a ter seus dias cada vez mais conectados.

Isso significa que a maioria dos consumidores, desde que a internet surgiu de fato, começou a olhar mais para as telas dos seus celulares e outros dispositivos, como notebooks, tablets e smartwatches, do que para TV, por exemplo.

Até mesmo as tradicionais revistas e os jornais mais bem sucedidos têm, hoje, um desafio enorme de chegar ao seu público por meio das páginas impressas. A forma de publicidade e de marketing teve uma virada enorme por causa desses novos hábitos.

As mídias tradicionais ainda têm, sim, papel relevante. A questão é que as empresas ainda olham muito para elas em vez de colocar foco no mundo digital, que é onde há mais tráfego, procura e onde as pessoas passam mais tempo.

Como implementar o básico do marketing digital?

Há inúmeros jeitos de alcançar seu público-alvo pela internet. Quer saber como? Conheça as principais estratégias de marketing digital que você pode começar a implementar agora nos seus serviços de aluguel de notebook, por exemplo.

Algumas das formas mais conhecidas são:

  • Redes sociais;
  • Influencers;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Link Building;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Anúncios pagos.

Agora, vamos falar sobre duas dessas áreas do marketing digital que mais têm crescido por causa do alto engajamento dos usuários. São elas:

Redes sociais

Com a mudança dos hábitos das pessoas, as redes sociais foram surgindo, impactando na forma como as pessoas se relacionam. Então, de novo, nada melhor para uma empresa também estar nesses canais e impactar o público.

As redes sociais são as grandes responsáveis por engajar as pessoas que se interessam pelo seu negócio, chamadas de leads, e os clientes que já adquiriram algo de, por exemplo, uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional.

Sem dúvida, as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, TikTok, Pinterest e Clubhouse, fazem um mix de vários benefícios, como boa exposição, aumento de leads e clientes, crescimento nas vendas, bom relacionamento com o público e, também, credibilidade.

Os profissionais de marketing digital aproveitam o fluxo de bilhões de pessoas que passam por esses canais para ter esses benefícios na manga, seja por meio de marketing de conteúdo ou por meio de anúncios pagos.

Quanto ao primeiro ponto, do marketing de conteúdo, isso nada mais é do que divulgar textos e vídeos chamativos sobre o negócio. Já os anúncios pagos são uma forma personalizada, assertiva e rápida de divulgar um produto ou serviço de credito empresarial, por exemplo.

Influencers

Outra forma de atração e retenção de clientes, fazendo com que suas vendas aumentem, é usar os influencers.

São homens e mulheres que fazem conteúdo em vídeo, geralmente, e que, por trás de toda a sua comunicação, a sua marca é recomendada. Então, o público-alvo desta pessoa influente na internet se conecta com a sua empresa.

Dessa forma, por causa da confiança que as pessoas empregam nesses influencers, há uma consideração muito maior em aderir aos produtos recomendados de sua marca ou os serviços que você faz, como sinalização de segurança.

Qual a relação de marketing digital com vendas?

No mundo da publicidade e do marketing, é preciso, para qualquer empresa que queira crescer em vendas e reputação, investir em marketing digital. Isso é fato e é o que as pessoas esperam das empresas.

Como o marketing pode ser automatizado, há uma grande vantagem sobre as mídias tradicionais em eficiência e ganho de escala de forma rápida do negócio. Isso porque, com as estratégias certas, você pode alcançar seu público-alvo de forma mais certeira.

E a tendência é esse público se engajar com os seus produtos, como squeezes personalizados, e o relacionamento que a sua empresa entrega. Dessa forma, ele vai consumir ainda mais, virando uma bola de neve do bem. E esse processo tem tudo a ver com aumentar as vendas.

Pense em um pequeno negócio. Se esse pequeno comerciante fica apenas em seu bairro, apenas com a sua clientela, pode ser algo bom porque vai manter a confiança destes e ainda por cima a estrutura do negócio não vai mudar muito.

Ou seja, apesar de as coisas estarem indo bem para o negócio desse comerciante, as coisas permanecerão as mesmas por décadas, por não olhar para outras estratégias. Tudo bem, são escolhas do negócio deste comerciante.

Mas em caso de grandes baques econômicos, o que aconteceu com esse pequeno comerciante que não tinha nenhuma loja online ou forma de vender pela internet? Provavelmente, quebrou ou segurou as pontas no limite.

Por isso, hoje em dia, é de extrema importância que os negócios, por exemplo, de etiquetas para produtos ou diversos outros entrem no ramo digital, principalmente visando um crescimento.

Conclusão

Então, aqui aprendemos duas coisas: o marketing digital, junto com uma forma online de ter um negócio, tende a aumentar muito as vendas, simplesmente porque, se a sua divulgação digital funcionar, haverá pedidos, o que fará com que suas vendas cresçam.

Já entendemos, então, que o marketing digital tem esse papel fundamental em aumentar as vendas se houver investimento no âmbito online do negócio. Mas isso significa que o comerciante precisa abdicar de qualquer forma tradicional de divulgar seu negócio.

Não! Investir em outros tipos de divulgação, como outdoors, televisão, panfletos, revistas, jornais e cartazes, ainda pode ser muito benéfico por causa de outra função que já falamos por aqui: reputação de marca.

E isso, certamente, as mídias tradicionais entregam porque as pessoas, sobretudo as mais velhas, ainda têm a nostalgia de ver propagandas gigantescas pela televisão e também têm um apreço pela questão visual e presencial de um imponente outdoor.

É possível que por essas mídias tradicionais você ganhe prêmios de design, chame atenção da crítica de forma positiva e, mais importante de tudo isso, dos clientes.

Mais do que vendas, esses canais costumam dar um sentimento de confiança na companhia por estarem em formas de divulgação consideradas mais seguras do que a internet, por exemplo.

A moral da história, então, é saber diversificar bem os seus recursos, não esquecendo de nenhuma forma de se fazer marketing.

Hoje em dia, investir em marketing digital é mandatório por várias razões que citamos aqui, sendo que apostar em marketing mais tradicional é uma opção que pode melhorar a visão das pessoas em relação à sua marca.

Cada um com suas funções e tendo boa atenção das empresas de consultoria contábil, por exemplo, vendas e reputação caminharão juntas para a construção de uma empresa saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.