Branding marketing: aprenda a utilizar a estratégia de forma correta


Muitas pessoas sabem o que é branding e sabem o que é marketing, mas na prática acabam colocando dentro da mesma lógica, assim, os dois conceitos acabam se diluindo no dia a dia.

Mas o importante é ter bastante clara a diferença entre ambos e quais estratégias utilizar para se ter o que chamam de branding marketing, quando a operação é tão sinérgica entre a marca e as formas de levá-la ao sucesso.

Atente-se ao fato de que não se pode colocar branding e marketing no mesmo “saco” porque, conceitualmente, são bem distintos entre si.

Mas quando uma empresa consegue unir as forças de cada polo, chega-se a um ideal de divulgação e reputação inigualável, que funcionam como uma sinalização de segurança para os consumidores.

Branding e marketing: suas definições

Agora, vamos destrinchar o que é cada um desses conceitos para colocar as coisas no seu devido lugar e, mais para frente, falarmos de estratégias.

O Marketing é definido como o conjunto de ferramentas, processos e estratégias que você usa para promover ativamente seu produto, sejam as suas etiquetas para produtos, seu serviço ou sua empresa.

Ou seja, são as ações que você realiza para chegar ao seu público-alvo e aos seus clientes, levando-os a comprar seus produtos ou serviços das mais variadas formas, seja direta ou indiretamente, com ou sem dinheiro investido.

Branding, por outro lado, é uma prática específica de marketing para construir ativamente a longo prazo a sua marca de impressão lona outdoor, por exemplo. É, basicamente, definir o que é a empresa, qual sua missão, seus valores e o que a torna especial e única.

Aqui, você definirá os principais elementos de sua marca, como seu logotipo, seu site, as diretrizes de estilo e design de sua marca, bem como a voz e os seus posicionamentos que giram em torno do grande propósito da marca.

Basicamente, então, o marketing é o que faz as pessoas se conectarem e se engajarem com a sua empresa pela primeira vez, já o branding é o que fará essas pessoas se manterem clientes ou voltarem em outros momentos oportunos para procurar sua marca.

Vamos a um exemplo: se sua marca vendesse itens como brindes corporativos, o branding seria neste caso escolher cores, design, logotipo, entre outras coisas, para gerar identificação com a marca.

O marketing seria tudo e qualquer coisa que você fizesse para deixar as pessoas interessadas em conhecer mais e, eventualmente, comprar os brindes, a partir de comerciais publicitários, posts em redes sociais, anúncios, entre outros tipos de campanhas.

Branding Marketing: quando os conceitos se juntam

O Branding Marketing é uma forma de promover seu produto ou serviço de aluguel de impressoras, por exemplo, através de uma forte presença de marca.

Essencialmente, as estratégias em torno dessa junção de conceitos fazem um storytelling da sua marca, deixando bem claro os seus valores e posicionamento e, assim, evidenciando em segundo plano um serviço ou produto.

Mas por que em segundo plano? Vamos entender melhor quem vem primeiro: o ovo ou a galinha. No caso, o branding ou o marketing. Neste tema específico, a resposta é fácil e vamos mostrar o porquê.

O Branding vem antes de tudo, na verdade. Assim como vimos as definições mais cedo, pense no marketing como seu kit de ferramentas para gerar vendas e no branding como sua abordagem geral, em uma nuvem que paira no ar, para alcançar seu público-alvo.

A sua marca de adesivo para vitrine, por exemplo, e a forma como você a coloca no mercado, que seria o branding, é o que guiará os seus esforços e estratégias de marketing. Portanto, a marca sempre estará naquele pedestal no alto e em primeiro lugar.

Não importa em que setor você está ou o quanto você pretende crescer. O importante mesmo é se dar conta de que é impossível ter um plano de marketing sem um branding bem definido.

Em outras palavras, defina muito bem o que é a sua marca de cenografia para eventos, por exemplo, e o que você quer passar como companhia aos seus consumidores.

Isso significa escolher cuidadosamente suas artes, ilustrações, logotipo, tipografia e cores comerciais para incorporar os valores de sua marca e o que já falamos aqui como um diferencial de uma boa marca: identificação.

15 Dicas para você implementar o Branding Marketing

O Branding Marketing é amplamente usado pelas maiores empresas do mundo e pelas marcas mais conhecidas. Mas não é isso que torna esse conceito restrito.

Na verdade, o uso do Branding Marketing deve ser feito por qualquer companhia, seja você de pequeno, médio ou grande porte. Sendo assim, confira as principais dicas sobre o assunto:

1 – Compreenda o propósito da sua marca

Entender o motivo pelo qual sua marca existe é fundamental para sua estratégia de marketing de marca. Esta primeira etapa é onde você começará a definir a aparência e a sensação que a sua marca provoca nas pessoas

2 – Pense no design da sua marca

Isso significa escolher a paleta de cores, tipografia e conceito visual de sua marca. Como falamos, esse passo é importantíssimo para ser reconhecido no mercado com uma simples associação de cor, de frase ou de qualquer elemento que sirva para criar identificação.

3 – Teste ou contrate profissionais especializados

Se você ainda não está familiarizado com a forma de representar a personalidade de sua marca, por meio de escolhas de design visual, via rótulos personalizados ou não, você tem dois caminhos mais simples.

Você pode lançar seus produtos, apresentando a sua marca para o mercado, como um teste, ou antes de fazer isso, caso não se sinta confortável, há diversos especialistas no assunto que você pode orçar e contratar para ajudar a finalizar este passo.

4 – Faça as perguntas certas

Há algumas perguntas padrões para entender quais estratégias de Branding Marketing usar:

  • Quem é o seu público alvo?
  • Por que confiaram em você?
  • Que sentimentos sua marca provoca?
  • Que problemas sua marca resolve?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Qual é a história por trás da sua marca?
  • Por que foi criada?

Quem seria sua marca se fosse uma pessoa?

5 – Pesquise melhor o seu público-alvo através de personas

Entenda quem são seus clientes criando personas, que são a idealização de um personagem fictício de um cliente. Isso ajudará a criar uma conexão emocional com seu público, bem como entender todos os detalhes.

6 – Crie um bom storytelling

A história da sua marca é muito importante. Por meio dela, você cria conexões com o público e pode impressionar e causar boas impressões dependendo do teor.

Reserve um tempo para realmente desenvolver uma história envolvente, com bom uso de palavras, termos e de forma que atinja em cheio o seu público.

7 – Não é preciso drama para vender

Muitos apostam no drama para vender, mas não necessariamente é isso que você precisa usar para contar, a menos que, realmente, sua história tenha bons elementos dramáticos. Caso contrário, aposte no simples e na transparência.

8 – Conheça seus concorrentes

Assim como conhecer seu próprio público, é igualmente importante conhecer quem são os seus concorrentes para saber em que tipo de água você está pondo o pé.

9 – Faça diferente dos seus concorrentes

Pesquise os seus competidores, determine como você é diferente deles e se concentre nessa diferença em seus esforços de branding marketing.

Por exemplo, se seu concorrente é conhecido por ser o mais barato, você pode se concentrar em por qual razão a qualidade é mais importante do que o preço em suas comunicações.

10 – Crie padrões para sua marca

Depois de entender sua marca e o seu público, pense em como conectá-los em seu marketing através de padrões.

11 – Faça bom uso das cores

Já reparou que grandes marcas podem ser lembradas apenas por suas cores? Então, faça bom uso delas em seu branding marketing.

12 – Desenvolva um logotipo marcante

Assim como as cores, um logotipo muito bem elaborado pode facilitar a lembrança dos seus clientes e de pessoas que, por exemplo, acabaram vendo a sua marca na TV.

13 – O tom de voz é muito importante

Além dos elementos estéticos, deve ser estabelecido um padrão de comunicação da sua marca nas mais variadas situações e em diferentes canais. Isso é o que chamam de tom de voz.

14 – Facilite para a sua equipe de criação

Sua equipe de criação precisa dessas diretrizes muito claras para desenvolver novas peças e materiais. Então, o ideal é fazer um histórico de versões de logotipo, de uso de cores e tudo relacionado ao branding.

15 – Utilize todas essas estratégias para se reafirmar

Abordamos várias dicas e estratégias para se chegar a um bom nível de Branding Marketing.

A última é integrar todas elas e sempre se reafirmar como marca. Sempre pergunte a si mesmo se sua marca, do jeito que está, ainda faz sentido ou se é melhor mudar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.