O poder e influência das marcas na decisão dos consumidores


A influência das marcas na mente dos consumidores é uma preocupação cada vez maior do mercado. A escolha entre consumir um produto ou outro não depende apenas das qualidades que ele possui, mas também dos valores agregados.

Marcas líderes de mercado não chegaram a essas posições se preocupando apenas com questões relacionadas aos seus produtos. Óbvio que particularidades como preço e qualidade são essenciais para ter um título de prestígio, mas existem outros fatores.

Com uma variedade cada vez maior de concorrentes, apostar unicamente na renovação e originalidade do produto ou serviço se torna mais difícil. Mas o cliente está sempre em busca de novidades, e um meio possível para isso é através da sua comunicação.

Por meio de um texto bem planejado, que destaque todas as ações positivas da empresa, um fabricante de etiquetas adesivas, por exemplo, consegue vender o seu serviço como inovador e original.

Isso talvez não se encontre na mecânica do serviço em si, mas claramente será um ideal visto pelo público em relação à marca.

É esse diferencial o elemento capaz de destacar uma empresa dentro do seu segmento, muitas vezes passando até por setores não ligados entre si, mas que na primeira oportunidade de uma parceria de negócios, será esse o nome de maior evidência.

Poder de influência e tudo que é capaz de gerar

Ao ter seu nome positivamente reconhecido, uma marca passa a conquistar também uma série de vantagens. Capazes de desempenhar melhorias não só na imagem da companhia, mas em todo tipo de retorno, com destaque ao financeiro.

Antes de falar sobre o aumento de vendas – um dos principais objetivos de qualquer empreendedor – é preciso falar sobre toda a jornada que leva a tal crescimento, reconhecendo a atuação de um planejamento de marketing bem integrado.

Uma marca de comunicação integrada, que mantenha contato com seus clientes nos mais diversos meios e plataformas, consegue permanecer de forma influente na vida dos seus consumidores, conquistando uma posição de respeito com eles.

A partir dessa relação, uma empresa consegue ver resultado nos seus índices de engajamento nas redes, hoje um fator definitivo para se medir os resultados positivos da comunicação da marca com o seu público.

Um alto engajamento pode resultar em um maior número de consumidores. Isso acontece, pois é preciso considerar o fato de que um cliente bem resolvido provavelmente recomendará os serviços prestados por uma empresa, informando outros do seu círculo social.

Esse contato com um número grande de clientes é de fato positivo para o seu negócio, mas é essencial que seja feito um trabalho de fidelização desse grande público, pois esse poder de influência não é algo que apenas se conquista. É preciso garantir sua conservação.

O trabalho incessante de se manter relevante

Se a relevância de uma marca já se provou como um ponto essencial para influenciar o público em sua decisão de compra, a preservação desse poder é fundamental para a conquista contínua de novos consumidores.

É preciso agir de forma frequente e vigilante acerca de temas que tornem sua marca relevante, para que o contador de fluxo de pessoas de sua loja não pare de registrar novos números.

Entre algumas ações a serem adotadas para manter esse contato com o público se destacam:

  • Comunicação personalizada com os clientes;
  • Destacar frequentemente os valores da companhia;
  • Personalidade que atenda ao perfil do seu público;
  • Responder sempre as dúvidas dos consumidores;
  • Apresentar soluções de forma ágil.

Ser uma marca influente não se faz apenas por meio de uma comunicação incessante. É preciso que exista um bom conteúdo por trás disso. Valores, ideias, ou até mesmo uma personalidade marcante que chame atenção do público.

Seja uma empresa de motoboy ou um negócio do setor bancário. O uso de uma linguagem que se adeque aos interesses do seu público, é um passo importante para conquistar a confiança dele.

A influência através do prestígio

São importantes as ações pensadas para o engajamento de uma marca, mas muito do seu poder de influência é conseguido através do prestígio dos serviços oferecidos.

Mesmo não sendo a única condição a definir o sucesso de uma empresa, a entrega de um produto de qualidade é um fator importante nesse sentido.

Por exemplo, uma empresa de objetos plásticos trabalha com caixa em acrílico, vitrines e estandes, possuindo notoriedade no seu setor, fornecendo para um grande mercado local. São fatores importantes que podem ser trabalhados pela comunicação desta marca.

A partir desse prestígio já conquistado pelos serviços prestados, a marca pode explorar o seu potencial de vendas, usando táticas de comunicação e marketing para expandir essa reputação para a maior quantidade possível de pessoas, iniciando um processo de influência.

Ter um bom nome no mercado aumenta as possibilidades de engajamento, e consequentemente a expectativa de um crescimento financeiro. Essas questões, por mais positivas, conseguem de fato garantir as vendas de um camarim móvel? Caso esse seja o produto comercializado?

A resposta é sim, pois um trabalho de branding, ou seja, o emprego de ferramentas de marketing que tornem sua marca mais conhecida e competitiva, pode ser utilizado para todos os tipos de negócio, inclusive aqueles de menor escopo.

Todas as marcas podem ser influenciadoras

A execução de um bom serviço de branding é benéfico para uma uma grande rede de restaurantes, assim como para um negócio menor, como uma pequena boutique de roupas.

Afinal, os dois tipos de negócio lidam com as expectativas do seu público e podem crescer com uma boa recepção nesse sentido.

Para o setor alimentício, uma data comemorativa pode ser uma oportunidade do negócio apostar em promoções e descontos, garantindo um menor custo para os seus clientes nessa data específica.

Um pequeno estabelecimento não possui capital financeiro para realizar esse tipo de promoção, mas consegue para o seu aniversário de inauguração a compra de bolsas personalizadas para brindes. Distribuindo-as para os seus clientes mais fiéis.

As duas ações garantem uma boa recepção do público, o sentimento de que eles estão sendo considerados como importantes contribuintes para o sucesso da marca. É a partir dessa ação positiva que as empresas conquistam e garantem um bom nome no mercado.

Garantindo um nome positivo nos seus respectivos meios, essas empresas passam a lidar também com as expectativas dos seus públicos. Um fator definitivo para que o consumidor a considere como primeira opção para as suas próximas compras.

O valor competitivo de ser uma marca conhecida

Após causar um bom impacto frente aos consumidores, e que ele aconteça de maneira constante, a marca terá uma forte arma em relação aos seus concorrentes. O apreço do público é a prova definitiva do diferencial que a marca possui em relação às outras.

Com isso sendo trabalhado com frequência, uma empresa passa a lidar com um poder maior de influência no mercado, ditando tendências no setor e garantindo um certo favoritismo sobre suas atitudes no mercado.

Ter um produto ou serviço de renome facilita a venda dele, assim como proporciona à companhia uma facilidade na divulgação de outros artigos presentes no seu catálogo de opções. Isso acontece tanto se eles pertencerem ao mesmo setor de serviços ou não.

Por exemplo, uma assessoria contábil em São Paulo, após conquistar um nome forte no mercado, pode arriscar a abrir outros escritórios em partes diferentes do país. Tendo como garantia a segurança que o nome daquela companhia representa o público.

Quando um marca atinge esse nível de prestígio, não são apenas os seus produtos que possuem valor, mas o próprio nome da companhia passa a ser algo de forte comercialização. O que influencia no nível de compra de seus clientes e agora fãs.

É difícil para uma marca concorrente prosperar contra o nível de influência conquistado pelo grande representante da sua área, mas isso não significa que não exista espaço para as duas companhias. Sendo necessário apenas descobrir a força do seu negócio.

Se uma empresa de instalação de direção hidraulica tem destaque por causa do seu tempo de mercado, um jovem concorrente precisa trabalhar outros fatores, posicionando-se como uma empresa de valor diferencial.

Algo que pode ser garantido através de questões como preço, qualidade ou velocidade com o qual realiza o serviço. Após definir suas forças, essa empresa concorrente deve trabalhar por meio de sua comunicação a divulgação, conquistando também um poder de influência.

Através desse conjunto de táticas e estratégias, uma marca pode transcender o seu nível de atuação. Tornando-se relevante tanto para os clientes já conhecidos, como aqueles com potencial de consumo, que mesmo sem serem o alvo de sua comunicação, conhecem a marca.

É justamente essa marca deixada no consciente social que prova o sucesso conquistado pelo seu empreendimento, que através de um nome ou até mesmo um símbolo, consegue lembrar da sua atuação distinta naquele meio específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.