A importância do Google para o seu negócio

O Google é sem dúvidas o canal mais popular do mundo, necessário tanto para encontrarmos tudo aquilo que desejamos em ambiente online ou em locais físicos, mas também para potencializar a presença de uma empresa e a comunicação com clientes.

Não é à toa que por meio desse buscador muitas empresas colocam em prática estratégias que fazem com que seus clientes encontrem informações importantes sobre seus negócios, desde um número de contato até dados sobre localização e horário de funcionamento.

Mas além disso, outra grande importância dessa ferramenta é a potencialidade que ela tem em deixar uma marca em visibilidade na rede, apenas por meio de ferramentas de otimização, que filtram palavras procuradas sobre assuntos como apuração de tributos.

Por isso, se você tem uma empresa, seja qual for o ramo dela, é essencial começar a entender todas as ferramentas que o Google disponibiliza gratuitamente, utilizando-as da melhor forma possível para alcançar resultados incríveis, principalmente na parte financeira.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre a relevância do Google hoje em dia, suas vantagens, principalmente por meio da ferramenta Google Meu Negócio e também algumas dicas de como utilizar essa e outras ferramentas disponíveis.

A importância do Google para um negócio

O Google é um dos buscadores mais utilizados no mundo, e é por meio dele que conseguimos encontrar dados sobre basicamente tudo o que desejarmos, desde uma dúvida sobre mapeamento de competências até a localização de um pet shop próximo.

Isso porque, por meio de sua grande capacidade de filtrar informações em páginas na internet, ele consegue organizar e entregar ao usuário tudo o que ele precisa para resolver o seu problema, sendo então eficiente como uma ajuda a mais para uma empresa.

Por essas e outras, as empresas têm focado cada vez mais nas ferramentas disponíveis pelo Google, fazendo com que a presença digital seja cada vez mais satisfatória, tudo isso gratuitamente e rapidamente, por meio de suas ferramentas disponíveis na internet.

Dentre elas estão o Google meu negócio, uma forma de levar ao usuário informações de uma empresa, tais como:

  • Localização;
  • Número para contato;
  • Endereço;
  • Comentários de clientes.

E não é mágica que você consegue encontrar tudo o que precisa em uma pesquisa de empresas de software para loja. Os negócios, por meio dessa ferramenta, passaram a incentivar a administração dessas informações, procurando sempre atualizá-las.

Uma outra ferramenta bem conhecida é a otimização por palavras-chave, algo que é feito pelo SEO. Com isso, uma empresa pode verificar nas páginas voltadas às palavras-chave do buscador quais aquelas que mais são procuradas por pessoas online.

Por exemplo, se muitas pessoas costumam procurar a frase “empresa de etiquetas adesivas” para buscar uma empresa nas proximidades de sua cidade, essa pode ser uma sentença utilizada por marcas do gênero dentro de páginas, de modo a serem filtradas.

Assim, cada vez mais pessoas conseguem encontrar uma página que vai apresentar uma resolução de problema, e quanto melhor for o conteúdo, os acessos e a autoridade da marca online, mais essa empresa fica disposta nos primeiros ranqueamentos de pesquisas.
Quais as vantagens que essas ferramentas agregam
Se você ainda não está convencido com a potencialidade das ferramentas do Google, veja a seguir alguns dos benefícios que empresas de sinalização de segurança conseguem agregar a seus negócios, seja a curto ou a longo prazo de utilização.

Levar informações aos clientes

Antes de mais nada, conseguir se adequar às ferramentas do Google, como o Meu Negócio e o SEO, pode fazer com que clientes reconheçam as vantagens da sua empresa, e ainda mais, possam de fato saber que ela existe e entender as informações sobre ela.

Por exemplo, sem o Google e suas possibilidades, um salão de estética não conseguiria mostrar aos usuários a localização do seu negócio, evidenciar o seu horário de funcionamento e muito menos afirmar que trabalha em um determinado local da cidade.

Mostrar a relevância da empresa

Por meio da ferramenta Meu Negócio, as pessoas podem ter acesso a comentários e reviews da empresa. Muitas vezes isso serve de parâmetro para que potenciais clientes escolham aquele lugar ao invés de outro, o que potencializa a relevância do lugar.

Provavelmente você mesmo já teve algum tipo de iniciativa ao procurar por uma empresa de kit executivo personalizado que tinha informações em fácil acesso no Google, bem como boas revisões de pessoas que já foram até lá, e por isso fez uma compra ali.

Melhorar a presença online

Com a popularização do mundo digital, nem todas as empresas fizeram uma travessia para esse ambiente, em questão de divulgação e presença online. Com as ferramentas disponíveis da Google, essa tem sido uma maneira de correr atrás dessa questão.

Isso porque, nem sempre uma empresa que tem um espaço físico pode ser encontrada na internet. Essa possibilidade só pode acontecer por meio da administração das informações do local, que devem sempre ser atualizadas por membros da equipe de etiqueta tag ou outra empresa.

Potencializar a venda

Com certeza a diferenciação de sua empresa em relação ao concorrente será testada com informações dispostas no Google. Afinal, pessoas que encontram facilmente seu negócio potencializam as chances de vendas, afinal, conseguem encontrá-lo com facilidade.

Ademais, tudo fica ainda mais fácil em questão de vendas quando a empresa aposta em ferramentas que incluem a página oficial do negócio na localização da marca disposta no Google Negócio, o que pode facilitar o encontro de produtos e serviços oferecidos.

Melhorar o tráfego no site

Como dito no tópico anterior, quanto mais fácil fica a busca por uma empresa e sua localização, melhores são as chances de venda, já que a página do negócio de letra caixa vai aparecer vinculada às informações dispostas no Google, potencializando o tráfego.

Por isso, é mais do que importante que uma empresa foque não apenas na administração das ferramentas de localização no Google negócio, mas que também faça uma atualização constante da página de vendas, principalmente da usabilidade que o usuário terá.

Como utilizar as ferramentas do Google da melhor forma

Até aqui entendemos o quão é importante que sua empresa utilize o Google a seu favor, potencializando seu reconhecimento no mercado, no ambiente online, e principalmente mantendo uma comunicação constante com seus clientes, onde quer que eles estejam.

Para facilitar ainda mais o começo do seu trabalho com essas possibilidades gratuitas, reunimos abaixo as melhores práticas para que sua marca esteja sempre em evidência no Google. Veja a seguir:

SEO em ação

Como comentamos ao longo do texto acima, o SEO é uma ferramenta que faz com que empresas sejam cada vez mais procuradas pelos meios de pesquisa, utilizando palavras-chave e conteúdos relevantes para chamar atenção da plataforma.

Dessa forma, sua empresa pode começar a procurar aquelas que são as sentenças mais buscadas dentro do seu ramo de atuação e colocá-las em boa visualização nas plataformas, de modo a mostrar para quem está procurando que aquela é uma solução.

Comece entrando nos sites focados em palavras-chave e faça a inserção dentro de suas páginas de artigos, produtos ou serviços e até mesmo nas mídias do site, sempre de forma natural e realmente ligada com o trabalho que você exerce.

Meu negócio

Com o Google Meu Negócio você pode colocar informações relevantes de sua empresa, para que a localização e até mesmo o nome do negócio sejam localizados pelo Google todas as vezes que alguém digitar algo relacionado nos buscadores.

Para começar, é interessante que você tenha uma conta do Google disponível e em seguida, preencha as informações do seu negócio, mostrando que você de fato é dono daquele local. Não esqueça de colocar tudo o que for importante para seu cliente.

Por fim, mantenha sempre aquelas informações atualizadas, principalmente os números de contato e o endereço do local onde você trabalha, afinal, essas são questões que podem mudar facilmente, e seu cliente deve estar sempre a par das informações em tempo real.

Considerações finais

No texto acima vimos o quão é importante para uma empresa estar por dentro das ferramentas do Google, principalmente aquelas que mostram onde a empresa está, as informações sobre ela, como número de contato e endereço, e principalmente o site.

É por meio do Google que milhares de usuários estão procurando formas de resolver seus problemas, encontrando empresas que podem ser diferenciais para elas, dentro de cada questão. Por isso, nada melhor do que estar em constante atualização online.

Isso vai garantir não apenas um reconhecimento do seu público, mas também melhores vendas, autoridade na internet e diferenciação da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.