Como aplicar a publicidade de forma correta na internet


A tecnologia e a internet andam lado a lado, assim, têm sido ferramentas de marketing e de negócios extremamente essenciais para o funcionamento do mercado nos dias atuais. Por isso, falaremos sobre como aplicar a publicidade de forma correta na internet.

Não é à toa que muitas marcas e empresas procuram cada vez mais se tornar atraentes para o público e, através de muito marketing e publicidade, conseguem se manter relevantes no mercado de trabalho que atuam.

E, para que esse trabalho continue tendo uma excelência operacional para empresas, é necessário uma forte divulgação e um alto nível de qualidade para que o seu público continue demonstrando interesse pela sua marca.

Porém, nem tudo na internet é tão simples, então, fazer publicidade com um tom correto e de forma efetiva pode ser um tremendo desafio quando pensamos na quantidade de obstáculos que podem aparecer em nossa frente.

Saber a dose certa da publicidade, a boa utilização das redes sociais como ferramenta para alavancar a empresa, saber como funcionam os mecanismos de pesquisa, são apenas algumas das possibilidades.

Portanto, seja você um escritório de contabilidade em São Paulo ou uma loja que vende cosméticos, entenda agora o conceito de publicidade que abordaremos no próximo tópico, para entender a fundo como aplicá-la de forma correta na internet.

O conceito de publicidade

De forma resumida, a publicidade tem como principal objetivo divulgar um produto, serviço ou empresa para que outras pessoas a conheçam, compreendam o que ela tem a oferecer ao mercado e, com isso, comecem a consumir.

Desta forma, a informação vem ao público, e então é realizado o marketing comercial, que tenta convencer o lead sobre como ele precisa daquilo que está sendo oferecido, gerando toda a máquina e processo de vendas que já conhecemos tão bem.

A palavra tem origem do latim “publicus” que significa público. Portanto, seja na divulgação de seu estúdio de cenografia para eventos ou loja de peças mecânicas, a publicidade tem o intuito de fazer uma ponte entre quem fornece e quem consome.

Um fato curioso e importante é que a publicidade pode ser aplicada de diversas maneiras, como:

  • Através das redes sociais;
  • Vídeos no Youtube;
  • Banners digitais ou físicos;
  • Através de e-mails;
  • Através de pessoas comuns;

Embora cada uma das opções acima destacadas tenham a sua particularidade, é bastante interessante ver como a publicidade se aplica de diversas formas. E isso é vital para o funcionamento da sua empresa.

Seja através das redes sociais ou de banner promocional, o seu negócio deve utilizar o tipo de publicidade que melhor se aplica a ele e se adequar ao que o mercado tem a oferecer, juntando o útil ao agradável.

Mas de nada adianta entender como tudo isso funciona se você não sabe como aplicar de forma prática e eficiente esse conhecimento. Sendo assim, confira agora algumas dicas que podem te auxiliar a ser mais competitivo no mercado utilizando a publicidade.

Aplicando a publicidade na internet

Para que a publicidade seja aplicada de forma inteligente, eficiente e correta na internet, é necessário um certo planejamento e cuidado por parte da empresa, tomando cuidado com as armadilhas que permeiam esse caminho.

Em primeiro lugar, independentemente se o seu foco é divulgar o seu curso de capacitação online ou serviços de entrega, saiba que não existe publicidade melhor do que um trabalho de qualidade e um atendimento excelente.

Portanto, antes de investir muito dinheiro para impulsionar o alcance da sua marca, tenha ciência de como é o seu produto, garanta a qualidade dele e faça um atendimento exemplar, para que assim, o cliente sempre volte.

Sem mais delongas, vamos verificar as orientações.

01 – Redes Sociais
Qualquer empresa que queira aumentar em tamanho, alcance e quantidade de clientes, deve se atentar às redes sociais, pois além de atingir um número elevado de pessoas com elas, você sempre estará por dentro de tudo que os seus seguidores pensam.

Elas possibilitam, por exemplo, saber se os seus clientes preferem etiquetas para produtos na caixa ou na embalagem, ou até mesmo a preferência de cores de um determinado produto. E o feedback é bastante rápido e real.

Isso sem mencionar o engajamento que seus seguidores podem ter com a marca, criando uma boa relação com o seu público e aumentando de forma orgânica e bastante natural o seu alcance e a sua autoridade no ramo de trabalho.

Ignorar as redes sociais nos dias de hoje é um grande erro, fazendo com que a empresa para em um limbo e não cresça, ou até mesmo fazendo com que ela chegue a uma futura falência.

02 – SEO (Search Engine Optimization)
Em uma tradução literal, o significado de SEO seria Otimização dos Mecanismos de Busca. As ações são muito importantes e têm um papel fundamental na publicidade do seu site ou página na internet, facilitando que as pessoas te encontrem.

Seja a sua empresa uma fornecedora de serviços de segurança e de controle de acesso ou uma loja de produtos tecnológicos, com toda a certeza você quer ser encontrado pelas pessoas que pesquisam a sua loja, caso contrário, as vendas podem diminuir bastante.

A função desses buscadores é melhorar o seu ranqueamento perante os mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo!, entre outros, fazendo com que seu site se aproxime o máximo possível da primeira página.

Pare para pensar, quantas vezes você pesquisou por algum produto e o comprou em um site que estava além da segunda página do Google?

Muitas pessoas não passam nem da primeira. Sendo assim, é importantíssimo estar no topo!

O posicionamento não é apenas mais indicado pelo SEO, mas também traz mais confiança para o cliente, diminuindo a probabilidade dele se sentir inseguro durante uma compra, o que sabemos que não é nada saudável.

A publicidade entra principalmente quando pensamos em tráfego de site, pois diversos anúncios podem aparecer em demasiados sites, direcionando-as para o seu site em específico, ganhando maior alcance e aumentando as chances de vendas.

Ou seja, os leads que procuraram recentemente por algumas placas de sinalização de segurança, por exemplo, podem receber seus anúncios através das ferramentas do Google.

*03 – Banners digitais
Os banners foram as primeiras formas de publicidade que apareceram na internet, e permanecem até hoje, sendo vistos em diversos tipos de sites e ainda tendo uma grande funcionalidade, independentemente do tipo de negócio.

Ele consiste em criar anúncios personalizados que se adequam a qualquer tipo de site e podem se ajustar à forma como a empresa decide. Os usuários que clicarem serão direcionados para o seu site e lá podem ter mais informações do produto.

Um banner deve ser bastante claro e objetivo, oferecendo exatamente o que o cliente precisa e que você, com a sua pesquisa, sabe que afetará o público-alvo. Evite poluição visual ou alguma forma que deixe as informações menos claras do que deveriam ser.

04 – Publicidade em vídeos
Se tem um lugar que as pessoas acabam vendo a sua publicidade e marketing é através de vídeos, seja no YouTube, Instagram ou Facebook. Inclusive, os usuários já têm o conhecimento de que esse anúncios existem e que aparecerão no decorrer do vídeo.

Talvez seja uma das formas de publicidade mais rentáveis atualmente, além de ser aplicada a dezenas de lugares, ou seja, pode haver um anúncio seu em um vídeo no Youtube de conteúdo X e, o mesmo anúncio, em outro vídeo no Facebook de conteúdo Y.

Além de, quando utilizado na primeira plataforma, consegue se juntar a outros tipos de anúncios como o de banner e o de Pop-ups, sendo então uma grande quantidade de anúncios em poucos minutos.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor como você pode aplicar a publicidade de forma correta, inteligente e eficiente na internet. Sabendo o conceito dela, fica muito mais fácil de se adaptar a esse meio digital tão dinâmico e movimentado dos dias atuais.

Claro que existem outras maneiras e que você pode entender que são melhores para a sua empresa. Para isso, utiliza as informações e orientações disponibilizadas neste texto e, através delas, adapte o que for mais interessante para a sua empresa.

Agora que sabe como fazer isso, comece pelo que acha mais interessante e vá expandindo para os outros módulos, abrangendo cada vez mais pessoas com o seu marketing. Dessa forma, será quase impossível que o seu alcance e autoridade no mercado não sejam notados.

Então, só falta você colocar a mão na massa e começar a pensar em como utilizar isso no seu cotidiano. O meio digital está aberto para você, sua empresa e todas as suas ideias brilhantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.