As importações sempre fizeram parte do dia a dia do Brasil, e são diversas as maneiras que elas são utilizadas para comercializar produtos únicos na região. Porém, com a chegada do e-commerce, isso se tornou ainda mais comum do que antes.
Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar se vale a pena importar produtos de outros países para vender em seu e-commerce, mostrando o crescimento e o impacto que o mesmo causa em seu negócio, além dos benefícios de se utilizar esse tipo de estratégia.
Seja para um colegio infantil em Sao Paulo ou uma grande empresa logística, a internet e o meio digital crescem cada dia mais e beneficiam a todos, inclusive os negócios acima citados.
Quando se pensa como ambos, a internet e a tecnologia, conseguiram avançar a sociedade como um todo, fica mais fácil de entender como as importações apenas cresceram com o passar dos anos e como se tornaram tão importantes nos dias atuais.
Com a chegada da pandemia da Covid-19, todos tiveram de se adaptar a novos métodos de negócios, desde serviços de terceirização de folha de pagamento até restaurantes e lojas físicas.
Mesmo antes da pandemia, o Brasil importava cerca de 52 milhões de dólares apenas em medicamentos no ano de 2016, sendo o petróleo o segundo tipo de produto mais importado, com cerca de 376 milhões de dólares.
Ou seja, a importação sempre foi muito presente no Brasil e, com a chegada da pandemia, buscando atrair um novo público e fazer uma renda extra durante esse período tão conturbado e difícil na história do mundo.
Porém, como essas importações podem impactar um negócio de consultoria aduaneira? É possível importar produtos de quaisquer países? Quais os benefícios e vantagens que se obtém ao realizar importações para uma empresa?
A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado, explicando os motivos dos empreendedores partirem para essa estratégia e como aplicá-la de maneira eficiente.
O impacto das importações
De forma simples e direta, o conceito de importação é comprar produtos que vêm de fora do país. Esse produto pode já ser o final ou os componentes e matérias-primas para se produzir um outro produto ou realizar um serviço, podendo variar desde um espremedor automático de suco até produtos de beleza.
Com a possibilidade de importação, diversos empreendedores começaram a importar mercadorias para vender e ganhar mais alcance em seu e-commerce, principalmente por conseguir ser mais atrativo para clientes e fazer por preços melhores.
Com as lojas fechadas no período de pandemia e com tantas pessoas precisando de uma renda extra, as importações voltaram com tudo e são diversas as pessoas que começaram a abrir o próprio e-commerce para entrar no mundo de negócios.
Sendo assim, até mesmo um curso técnico segurança do trabalho online pode importar peças e outros acessórios para vender como suporte em um e-commerce, conseguindo juntar a eficiência de um curso com o ganho adicional de um comércio.
Além disso, é possível então destacar alguns benefícios e vantagens que as importações podem ter em um negócio, como:
- Maior alcance do seu e-commerce;
- Maior probabilidade de atrair novos clientes;
- Maior procura pela sua empresa;
- Preços mais acessíveis;
- Campanhas únicas para os leads.
Claro que tudo isso irá depender muito das estratégias aplicadas, do segmento em qual o e-commerce está inserido e como elas são aplicadas no dia a dia.
Podendo ser totalmente diferente de um e-commerce de produtos caseiros e outro que comercializa peças e serviços de software para gestão de logistica e frete, por exemplo.
Um bom exemplo de vantagem é essa maior flexibilidade de preços. Os impostos que são colocados sobre produtos são imensos e, muitas vezes, as lojas ainda querem ganhar um valor de quase 200% sobre o produto, deixando-o muito caro.
Ao comprar em grandes quantidades, é possível conseguir descontos e, através disso, oferecer preços melhores dentro do e-commerce, fazendo com que os clientes consigam adquirir produtos variados, desde um eletrodoméstico até uma embalagem para esfiha fechada.
Essa questão do preço é muito relevante também dependendo do país onde se compra. A China é um ótimo exemplo onde muitos produtos podem ser comprados a preços bastante baixos, porém, sempre verifique a qualidade do produto antes da importação.
Com preços mais baixos no momento da compra, fica muito mais simples ser atrativo no mercado, afinal, todos querem lucrar muito gastando menos e um dos fatores que mais chama a atenção dos clientes é o preço.
Cuidados necessários
Da mesma forma como é preciso ter cuidado antes de contratar um sistema de software para restaurante, é preciso tomar as devidas precauções antes de começar a importar qualquer coisa para um e-commerce, principalmente pelo impacto que isso pode causar.
Sendo assim, confira os tópicos abaixo onde tais cuidados serão melhor abordados e desenvolvidos.
Sempre priorize qualidade
Uma das maiores vantagens em se importar com toda certeza é o preço mais acessível, dependendo de onde se compra, conforme explicado em trechos anteriores ao longo do texto. O preço sempre é um grande atrativo nesses momentos.
Porém, não adianta comercializar um produto a preço baixo para o cliente se a qualidade do mesmo não for boa. Isso apenas causará mais frustrações para o mesmo e fará com que não enxergue o e-commerce como algo positivo, fazendo com que procure outras lojas.
Perder a credibilidade nunca é bom para nenhum tipo de negócio, então sempre busque comprar algo que tenha qualidade, priorizando esse aspecto sempre.
Quando uma marca fica reconhecida por não ter produtos bons, demora até que os leads e clientes voltem a confiar nela.
Escolha bem os fornecedores
Os fornecedores são parte essencial de qualquer negócio que utilize a importação como estratégia para vender produtos diferenciados no mercado, seja através de lojas e comércios mais tradicionais ou através do e-commerce.
A vantagem das importações é que existe, literalmente, um mundo inteiro com o qual a marca pode negociar. Portanto, ela não fica limitada a uma questão de região, negociando apenas com fornecedores locais que, muitas vezes, não atendem ao que é necessário.
Portanto, através do mercado de importações, é possível encontrar uma vasta quantidade de possibilidades e opções de fornecedores que, como todos sabem, são parte essencial de qualquer negócio.
Saiba gerenciar o estoque
Diferente de estoques físicos e mais comuns, os e-commerces contam scom demanda e uma certa quantidade de estoque.
Entretanto, é muito difícil saber quando alguém encomendará determinado produto para importação, a não ser que a sua estratégia seja apenas disso.
Sendo assim, é importante saber manter o estoque com produtos suficientes para a demanda e, ao mesmo tempo, não acumular muita coisa nele.
Quando se tem produtos demasiados no estoque, eles estão sem movimentação, por isso podem demorar a serem convertidos em dinheiro.
Sem mencionar que os custos para se manter um estoque em funcionamento pode ser caro e, mesmo para um e-commerce, pode não valer a pena deixar tudo em um espaço de casa ou galpão, tanto no sentido de segurança do produto quanto de manutenção.
Em ambos os casos, uma alternativa que pode ser bastante útil é a contratação de estoques com empresas terceirizadas, que serão responsáveis por manter o produto em segurança e realizar a manutenção do mesmo para que, quando necessário, seja retirado e revendido para o consumidor final.
Porém, isso pode custar caro e deve ser planejado muito bem pelo e-commerce, afinal, ainda é um gasto adicional e que pode comprometer outras frentes da empresa.
Caso não tenha muita coisa para guardar, procure outras opções, pois sempre é possível encontrar alguma que melhor atenda as necessidades atuais do negócio.
Considerações Finais
O texto de hoje se aprofundou e explorou se vale a pena importar produtos de outros países para vender em seu e-commerce, mostrando com dados como o Brasil lida com as importações com o passar dos anos, benefícios, vantagens e cuidados necessários para se ter sucesso nesse tipo de trabalho.
Diante disso, tudo irá depender do tipo de e-commerce, qual a estratégia que será aplicada, se essa será a principal atividade da empresa ou se será uma paralela, quais os fornecedores que serão contratados, quais os produtos que serão comercializados, entre diversos outros fatores que podem influenciar diretamente no resultado final.
Independente do negócio e do modelo escolhido, as importações podem ser a diferença entre o seu negócio conseguir se destacar ou ficar na mesma.
Em outras palavras, quanto mais souber sobre o assunto, melhor será o conhecimento de causa para utilizar as importações.
Resta agora estudar bastante e entender o máximo possível sobre o mercado, utilizando dessas estratégias como parte de um processo para aprimorar o negócio nessa frente que pode ser um grande diferencial para o e-commerce.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.