O mix de marketing é uma ferramenta usada para ajudar as marcas a entender quais elementos devem ser combinados para atender às suas metas e objetivos de marketing. Em última análise, isso inclui os 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.
A evolução da era digital fez com que os métodos e práticas padrão de quase todos os setores mudassem e crescessem para funcionar dentro desse novo paradigma, e o marketing certamente não é exceção.
Na verdade, a indústria de marketing provavelmente foi a que mais se beneficiou com o crescimento do digital. Assim, a venda de produtos como lousa digital interativa torna-se mais fácil.
Os profissionais de marketing de hoje têm acesso a uma grande variedade de informações e acesso por meio de novas ferramentas para criação de perfis de clientes, inteligência artificial (AI) e análise de resposta, para citar apenas alguns.
Some-se a isso o Big Data (base de dados), ou a capacidade de coletar, analisar e agir com base em enormes quantidades de informações sobre produtos e clientes, e a ideia de fornecer marketing individualizado confiável e preditivo torna-se muito real.
A era da Internet causou algumas mudanças na maneira como os profissionais de marketing trabalham, o que significa revisar antigos processos, conceitos e prioridades de marketing e, em seguida, reconstruí-los em formas que funcionem melhor
Mas, apesar de tudo, esses fatores e fundamentos permanecem os mesmos, servindo de orientação para o marketing atual de empresas do ramo de insumos para máquina de café vending, por exemplo.
Os 4 Ps do Marketing
Os 4 Ps do marketing incluem produto, preço, lugar e promoção. Esses são os elementos-chave que devem ser unidos para efetivamente fomentar e promover o valor único de uma marca e ajudá-la a se destacar da concorrência.
Jerome McCarthy propôs pela primeira vez a forma moderna dos 4 Ps em seu livro de 1960, Basic Marketing: A Managerial Approach. Desde então, esses elementos forneceram um método padrão para descrever programas de marketing por mais de 50 anos.
Porém, o que torna os 4 Ps do marketing tão importantes que resistiram ao teste do tempo, incluindo o crescimento da era da Internet? Abaixo, dividimos cada P e examinamos as maneiras como cada um permaneceu crítico para o marketing.
Produtos
Um produto refere-se a qualquer item que pretende satisfazer as necessidades e desejos de um cliente-alvo. Pode ser um bem tangível, como uma peça de roupa ou software, ou intangível, como um serviço ou experiência (pense em serviços jurídicos ou um cruzeiro).
Os profissionais de marketing devem sempre ter um conceito claro do que seus produtos representam e o que os diferencia da concorrência, antes que possam ser comercializados com sucesso.
Hoje, a internet pode ser considerada tanto o meio de compra, via e-commerce, quanto o próprio produto, como um serviço de mídia social.
Por isso, é vital que os profissionais de marketing entendam totalmente o produto que estão vendendo, como ele atende às necessidades de seu cliente-alvo e o que faz seu produto se destacar da concorrência.
Algumas perguntas importantes que os profissionais de marketing precisam responder incluem:
- O que os clientes desejam do seu produto ou serviço?
- Satisfaz suas necessidades?
- Quais recursos do seu produto atendem às necessidades do cliente?
- Você perdeu algum recurso?
- Como e onde o cliente o usará?
- Como os clientes sentirão isso?
Com essas respostas, você obtém um panorama geral sobre fatores relacionados ao seu produto ou serviço.
Preço
Primeiro, vem o produto e depois a determinação de seu valor entre o público-alvo. Assim, você consegue manter um custo-benefício competitivo com sua assessoria contábil.
A estratégia de preços é uma arte, pois envolve dados de mercado e cálculos cuidadosos, bem como um equilíbrio entre os preços muito altos ou muito baixos e a compreensão de como a distorção em qualquer um dos lados pode prejudicar.
O preço não se refere apenas ao valor monetário de um produto, mas também ao tempo ou esforço que o cliente está disposto a despender para adquiri-lo.
Determinar isso será um fator crítico na receita da marca, pois terá impacto sobre o lucro, a oferta, a demanda e quanto os profissionais de marketing devem gastar em uma promoção ou estratégia de marketing. É por isso que este ‘P’ é um dos mais importantes.
Se um produto tiver um preço muito alto ou muito baixo, o produto – e a marca – podem falhar.
Algumas perguntas importantes que os profissionais de marketing precisam responder incluem:
- Qual é o valor do produto ou serviço para o comprador?
- Como o seu preço se compara ao da concorrência?
- Existe ponto de preço estabelecido para o produto na área?
Dessa forma, você saberá como posicionar o preço do seu produto adequadamente.
Praça
A era da Internet introduziu novos desafios quando se trata de alcançar seus clientes. A praça se refere a fornecer aos clientes acesso ao produto e também coloca em prática a conveniência para o cliente.
O marketing, por meio digital ou não, é colocar o produto certo, no lugar certo, pelo preço certo, na hora certa, na frente do cliente.
Algumas perguntas importantes que os profissionais de marketing precisam responder incluem:
- Onde o público-alvo está comprando?
- Eles estão usando desktops ou dispositivos móveis?
- Eles estão comprando produtos semelhantes online ou em lojas físicas?
- Onde eles estão se engajando nas redes sociais?
Mesmo que as transações com sua empresa possam ocorrer exclusivamente na loja ou online, os clientes provavelmente interagem com sua marca ou seus produtos específicos em uma variedade de lugares.
É importante considerar como cada um desses locais influencia a experiência geral do cliente para que seus serviços de limpeza de condomínio cheguem mais longe, por exemplo.
Promoção
Agora, como conscientizar o público sobre o produto? No âmbito dos quatro Ps, a promoção se refere principalmente às comunicações de marketing.
Essas comunicações usam canais como relações públicas, publicidade, marketing direto, marketing por e-mail, marketing de mídia social ou promoções de vendas.
Pense nisso como qualquer forma de os profissionais de marketing disseminarem informações relevantes sobre o produto para seus clientes-alvo.
A promoção é a área que sem dúvida viu o maior crescimento e mudança como resultado da era digital e tornou as empresas que prestam serviço de locação máquina de café mais reconhecidas.
Com o acesso excepcional oferecido pelas soluções de marketing B2C (empresa para consumidor), os profissionais de marketing podem agora promover produtos de maneira mais fácil, eficaz e com mais personalização do que nunca.
Isso acaba por levar as empresas a melhores resultados e expectativas cada vez maiores. Por exemplo, se você vende maquina rotuladora e souber exatamente como promover o seu produto, vai ter vantagem em relação aos concorrentes.
Algumas perguntas importantes que os profissionais de marketing precisam responder incluem:
- Como você alcançará seu público-alvo?
- Para onde enviará suas mensagens de marketing ao seu público-alvo?
- Como sua concorrência promove seu produto?
- Isso influencia sua própria atividade promocional?
- Quando é a melhor hora para promover?
Por meio desses questionamentos, você saberá qual a melhor forma de investir em campanhas de marketing e obter os melhores resultados.
Usando os 4 Ps do Marketing
Os quatro elementos do mix de marketing podem ser usados para ajudá-lo a decidir como levar uma nova oferta ao mercado ou podem ser aproveitados para ajudar a testar sua estratégia de marketing atual.
Siga estas etapas para definir ou melhorar seu mix de marketing: Primeiro identifique o produto ou serviço que deseja analisar; Segundo, reveja e responda às perguntas 4Ps listadas acima.
Em terceiro, defina o seu mix de marketing ideal, tente testar a oferta geral da perspectiva do cliente. Se pergunte se satisfaz suas necessidades? Eles consideraram o preço razoável? Onde eles encontrarão este produto ou serviço?
Além disso, questiona-se se o direcionamento do seu público-alvo foi feito de forma adequada e alcançado por suas comunicações de marketing?
Em quarto lugar, continue a otimizar seu mix de marketing fazendo perguntas e alterações. Por fim, em quinto lugar, revise o mix de marketing de sua empresa de nutrição animal regularmente para se adaptar ao mercado em constante evolução.
Conclusão
Embora o ambiente de marketing atual tenha mudado significativamente desde que os 4 Ps foram estabelecidos em 1960, a base do marketing não mudou. Contudo, o método tradicional tem envelhecimento ativo em detrimento do marketing digital.
Continuando a focar nos 4 Ps e em como usá-los dentro da estrutura da era digital, os profissionais de marketing podem ter sucesso independentemente das circunstâncias.
Pode haver novos métodos possíveis com esses tipos de avanços tecnológicos, mas os conceitos antigos ainda são verdadeiros e poderão ajudar seu projeto de sistema de combate a incêndio a ter maior visibilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.