As redes sociais, já faz algum tempo, deixaram de ser uma mera fonte de entretenimento e se tornaram poderosas ferramentas de trabalho, sendo necessárias para expandir o alcance da marca e conseguir atrair mais leads e clientes.
E uma das formas de conseguir utilizá-las de maneira satisfatória e correta é através da criação de conteúdo, também conhecido como Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo. Mas como fazer isso através das redes?
Pois bem, seja para promover seu material promocional de empresas ou seu conteúdo mais voltado para o entretenimento, o texto de hoje abordará algumas dicas para a produção de conteúdo nas redes sociais, mostrando o impacto que isso pode ter na marca e os benefícios do investimento.
Primeiramente, é importante dizer que a internet e a tecnologia se tornaram grandes potencializadoras de mudanças na sociedade em um contexto geral.
Isso porque elas proporcionaram diversas mudanças que facilitaram e muito a vida de todos, incluindo até mesmo pessoas comuns que trabalham em empresas de, por exemplo, escada metálica.
As pessoas passam muito tempo do seu dia conectadas às redes e, independentemente se estão postando fotos e fazendo publicações ou apenas visualizando o que outros produzem, é o lugar ideal para criar um relacionamento duradouro com os seguidores.
Acredite, conseguir likes e seguidores não é uma tarefa tão difícil, mas criar uma relação real, forte, duradoura e que traga frutos para a marca, isso sim é difícil e, para isso, é preciso saber como criar o conteúdo correto.
Em outras palavras, é preciso saber como promover seu negócio, mesmo que ele seja sobre automação de escritório.
Sendo assim, o impacto causado pela falta de criatividade ou a forma incorreta de produzir nas redes pode ser muito grande, prejudicando a marca a curto e médio prazo, afinal, estamos na era digital e toda empresa deve se adequar ao meio para conseguir prosperar.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão explorar alguns benefícios e vantagens de se produzir conteúdo nas redes, além de oferecer diversas dicas que podem ser a diferença entre uma página que conseguiu sucesso e aquela que não conseguiu se dar tão bem.
As vantagens de produzir conteúdo
Para que a sua empresa de tela para campo, por exemplo, consiga se destacar na internet, ela precisa criar conteúdo, pois essa é a forma mais funcional e que traz mais fidelidade para a sua marca, mesmo que demore um pouco mais para gerar resultados.
As pessoas estão na internet, na maior parte do tempo, para consumir conteúdo. Isso pode variar muito, mas desde a receita de bolo de cenoura até um vídeo no youtube sobre como fazer tricô. Os temas e assuntos são diversos e existe público para tudo.
Pensando nisso, sua marca tem que encontrar o seu nicho e, a partir disso, conquistar seu espaço na internet que, por ter tantas pessoas inseridas, pode ser bastante difícil.
Porém, é bastante satisfatório ver os resultados de sua produção de conteúdo de etiquetas para confecção, por exemplo. Com isso, alguns benefícios e vantagens podem ser usufruídos de tal investimento na criação de conteúdo, como:
- Maior alcance da marca;
- Leads e clientes mais fidelizados;
- Maior engajamento do seu público;
- Maior número de acessos do que o normal.
Ou seja, a criação de conteúdo promove, mesmo que de forma passiva, que as pessoas venham até a sua marca, não o contrário. Dessa forma, torna-se muito mais simples de conseguir conquistar aquele público que, antes, nem sabia da sua existência.
Dicas para a produção
Agora que já ficou mais claro como é importante saber criar conteúdo para suas redes sociais e como isso pode ser impactante para a sua marca, chegou o momento de conhecer algumas dicas que podem facilitar o processo de criação.
Sendo assim, confira os tópicos abaixo onde tais dicas serão disponibilizadas, possibilitando que seu conteúdo sobre controle de acesso para portas seja conhecido e levado para as pessoas que, de fato, se interessam por ele.
01 – Conheça o seu público
O primeiro passo para que a criação de conteúdo para as redes sociais seja eficaz é você conhecer o seu público-alvo, ou seja, saber o perfil das pessoas a qual o seu conteúdo será destinado.
De nada adianta ter boas ideias e saber como desenvolvê-las se não interessa para as pessoas que te seguem. Para isso, é necessário realizar algumas pesquisas e definir quem é o seu alvo. A criação de personas que os representem é muito indicado.
Saber qual a faixa etária dos alvos, qual o sexo, horário nos quais mais utilizam as redes, em quais regiões moram, o seu interesse em comprar balões de aniversário, quais os temas que mais chamam a atenção deles, entre diversas outras características.
Quando souber disso, ficará muito mais simples em conduzir suas decisões para as corretas, diminuindo bastante o percentual de erro e fazendo com que seu conteúdo seja mais assertivo.
02 – Pense na linguagem
Conversar com senhoras que se interessam por culinária e com executivos que buscam saber mais sobre como controlar as finanças de sua empresa é totalmente diferente. Tanto o conteúdo quanto a linguagem devem ser adaptados de acordo com o seu público.
Isso significa que, mesmo quando o tema de produção for toner para impressora, é preciso pensar em formas diferentes de lidar com o público.
Caso seja um público mais jovem, a linguagem informal funciona melhor, diferentemente se for para um grupo de pessoas mais adulto, onde manter a formalidade funciona mais.
Portanto, antes de criar o conteúdo, pense muito bem nessas características, afinal, ninguém consumirá ideias e conteúdos que não entendem.
03 – Tenha empatia
Se tem uma coisa que falta e muito em diversas páginas que produzem conteúdo é ter um pouco mais de empatia pelos seus leads e seguidores, ou seja, a constante produção de conteúdo faz com que elas deixem de se preocupar com o que estão produzindo, visando apenas números e não prezando por qualidade.
Quando for pensar em desenvolver uma ideia, lembre-se de algumas coisas que podem ajudar a definir a qualidade do conteúdo: Qual a finalidade dele? O que ele está agregando ao consumidor? É possível que ele se sinta satisfeito após ler o artigo?
Ao se colocar no lugar de outras pessoas, suas ideias se tornam melhores e mais empáticas, fazendo inclusive com que os leads e seguidores tenham um afeto maior pela sua marca.
04 – Adapte o conteúdo a plataforma
Um erro muito comum em diversas marcas é, ao investir em mais de uma rede social, utilizar o mesmo conteúdo de uma na outra. Ou seja, ao realizar uma postagem no Facebook, para economizar tempo, ela realiza a mesma postagem no Instagram.
O problema é que existem diferentes públicos em cada uma das redes e muitas das vezes, mesmo sendo a mesma empresa, as pessoas consomem o conteúdo de uma rede justamente por ser diferente da outra.
Ao fazer ambas iguais, você estará perdendo público e parecendo preguiçoso, o que pode despertar certa antipatia por parte do público, além do básico que é não ser tão efetivo.
Estude as redes e faça conteúdos que conversem com cada uma, mesmo que o assunto tratado seja igual.
05 – Tenha objetivos e acompanhe as métricas
Ao se ter objetivos e metas fica muito mais simples de se alcançar alguns resultados, mas para que isso aconteça de forma natural e orgânica, é preciso estar sempre acompanhando os frutos do seu trabalho nas redes, melhorando o que for preciso e mantendo o que já está bom.
Sendo assim, é preciso medir constantemente seu desempenho e sempre verificar se estão indo de acordo com o que foi pré-estipulado pelo planejamento da sua empresa. Lembre-se que o planejamento permite que os resultados e o caminho para o sucesso se tornem palpáveis e reais.
Também é importante estipular metas e objetivos que realmente sejam possíveis de serem alcançados dentro do tempo determinado pela sua marca, para que assim não seja frustrante na hora de medir os resultados e, de fato, sejam encontrados avanços.
Entretanto, caso não, eles possam ser modificados conforme a necessidade da sua empresa.
Considerações finais
O texto de hoje abordou diversas dicas de como produzir conteúdo para as suas redes sociais, mostrando o impacto que isso pode causar na sua marca, tanto positivamente quanto negativamente, além da importância de se desenvolver ideias na internet.
Busque utilizar as dicas disponibilizadas ao longo do texto, mas lembre de sempre colocar a essência da sua marca nelas, fazendo com que sejam funcionais mas não deixem de ser você, afinal, os leads e clientes se interessaram pelo jeito que sua empresa toma decisões.
Claro que muito pode variar de empresa para empresa, mas o importante é utilizar as redes sociais de maneira correta para conseguir fazer com que seu negócio se expanda cada vez mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.