As estratégias de marketing são importantes para os mais diversos tipos de empreendimentos, independentemente do setor comercial ao qual esse negócio busca se destacar. Além dessa variedade de áreas existe também uma pluralidade de tamanhos.
Com o porte de um negócios sendo responsável por uma completa mudança entre o tipo de estratégia que era escolhida durante a administração desse projeto, levando em conta a realidade desse negócio, junto do seu público e sua posição no mercado.
Pois enquanto um grande conglomerado pode contar com o apoio de uma série de profissionais, divididos em equipe e setores, capazes de otimizar todo tipo de atividade a ser executada nessa companhia. Um negócio pequeno lida com uma realidade distante.
Por outro lado, durante a gestão de um empreendimento menor, como um armazém de bairro, muitas vezes cabe ao mesmo indivíduo cuidar de diferentes funções dessa loja. Tanto colocar etiquetas em folhas nos produtos, como cuidar das finanças do local.
Sem contar com as atividades de um Microempreendedor Individual, que de forma particular se responsabiliza por alguma ação comercial, oferecendo algum tipo de serviço a ser prestado, ou cuidando da produção de mercadorias customizadas.
Tudo a partir de um empreendimento que pode ser gerido direto da sua residência, até que esse negócio possa prosperar, possibilitando o aluguel ou compra de um espaço próprio para estabelecer de forma adequada esse projeto.
Cada um dos exemplos citados pode ser otimizado a partir da implementação de estratégias de marketing, capazes de impactar positivamente todos os tópicos associados a esse projeto comercial, como no valor de balões metalizados vendidos por uma loja.
Algo decorrente do reconhecimento sobre os produtos ou serviços ofertados por um negócio, a relação dessa empresa com o público, além de outras questões associadas ao sucesso de tal empreendimento.
O que vale para qualquer negócio, independentemente do seu tempo de vida, como uma loja que acabou de abrir suas portas, ou uma empresa de anos no mercado.
Com o alcance de benefícios junto da utilização dessas estratégias comerciais. Principalmente para negócios menores.
A importância do marketing para pequenos negócios
É comum que a utilização de estratégias voltadas ao mercado seja uma atividade comum sobre quem administra uma empresa de grande porte, por causa da pluralidade de ferramentas disponíveis para tais tipos de negócio, junto de uma equipe capacitada.
No entanto, a adoção desse tipo de técnica não se resume somente aos negócios de grande porte, pelo contrário, a necessidade de implementar esse tipo de estratégia pode ser até maior quando nos dirigirmos a projetos pequenos, diante dos seus desafios.
Existindo o trabalho em se relacionar com um novo público, atraindo uma audiência almejada para esse negócio iniciado, além de se posicionar diante de nomes já consagrados em seu mercado, dependendo da localização desejada do seu projeto.
Pois antes que uma loja de brindes empresariais personalizados consiga se destacar como um empreendimento líder em seu mercado. Primeiro esse negócio deve conquistar uma audiência inicial, para com o tempo expandir o seu público e espaço no mercado.
Sendo assim, a implementação de um bom planejamento de marketing pode fazer com que esse objetivos a longo prazo sejam alcançados da maneira mais rápida possível, com o auxílio de ferramentas que ajudem na manutenção desse empreendimento no mercado.
O principal uso dessas estratégias está associado ao tipo de relações que um negócio busca, para possibilitar uma expansão desse projeto. Já que assim como uma empresa de grande porte depende da sua relação com o público, a mesma coisa vale para setores menores.
Na verdade, essa importância se torna ainda maior, com um negócio dependendo da recepção positiva dos seus clientes para atuarem na divulgação dos seus serviços para outros públicos, ampliando a percepção sobre essa empresa para diversos grupos.
Mesmo que durante essa fase inicial não exista o capital suficiente para apostar em veículos grandes, a ajudarem na divulgação da sua marca. E em um estado no qual a criatividade se mostra ainda mais importante, as ações de marketing surgem como opção.
Garantindo com que ações vistas como simples, tal como a escolha por rótulos personalizados para os seus produtos, permitirem que eles tenham uma maior visibilidade no mercado, trabalhando ao mesmo tempo a imagem da marca.
Benefícios gerais do marketing
Existe uma série de vantagens comerciais que destacam a importância do marketing como uma ação a ser implementada aos mais diferentes tipos de negócio. Trabalhando com equipes especializadas em otimizar o uso das estratégias apresentadas.
Negócios menores não ficam muito longe dessa realidade, sendo preciso conhecer práticas que ajudem esse pequeno empreendimento a crescer em sua área, diante dos resultados positivos que podem ser alcançados a partir da aplicação de certas ferramentas e ações.
Entre os benefícios de fácil percepção é possível citar:
Divulgação de produtos e serviços
Dependendo da segmentação dos seus produtos, como uma fábrica de porta de enrolar, pode ser mais difícil para uma companhia divulgar suas ofertas ao mercado. O marketing pode ajudar por meio da apresentação de ações para os mais variados mercados.
Encontrando maneiras de relacionar as necessidades do público com aquilo que a sua companhia está oferecendo, criando dessa forma uma relação de demanda por parte da sua audiência a ser formada. Algo importante para negócios de menor porte.
Posicionamento da companhia
Além de divulgar os seus produtos e serviços, é importante no cenário atual deixar claro ao público as informações acerca dos valores de uma empresa, junto do seu posicionamento nos mais diferentes assuntos. Algo a ser identificado pelo marketing.
Existindo planos e estratégias de comunicação que possam fazer com que a sua companhia ocupe a posição de destaque na sociedade, por meio de suas ações no mercado.
Como uma fábrica que lida com impressão 3D que destaca o descarte correto dos seus anteriores, evidenciando a ligação dessa companhia com as causas ambientais, por exemplo.
Destacando-se junto aos concorrentes
Um dos maiores desafios que um negócio pequeno pode ter está no nível competitivo que esse projeto encontra no mercado. Com a presença de empresas renomadas oferecendo o mesmo tipo de produto e serviço a ser trabalhado por seu projeto de menor espaço.
Para lidar com isso é necessário destacar alguns pontos capazes de convencer um cliente a comprar diretamente de você, existindo certas práticas no mercado que podem ajudar nisso, como:
- Preços menores;
- Promoções;
- Apresentação diferenciada;
- Distribuição de brindes.
Tudo o que possibilita para o gestor de um prédio comercial contratar uma empresa de locação de andaimes que acaba de chegar ao mercado, por causa dos elementos de competitividade que esse negócio apresenta em relação a companhias de mais tempo.
Mas para ter acesso a esses benefícios, além de muitos outros, é preciso saber como aplicar certas estratégias de marketing ao seu negócio de pequeno porte. Tornando-o em algo forte o suficiente para competir com empresas maiores.
Boas estratégias para empresas pequenas
Para que uma pequena empresa consiga se destacar, ela precisa ter acesso a um bom relacionamento com o seu público, concorrentes e entidades com algum interesse em seu negócio. Figuras essas que no mercado são conhecidas como stakeholders.
De forma a tornar em realidade essa associação positiva com os mais diversos tipos de audiências, algumas estratégias deve ser vistas com certa atenção, sendo elas:
- Criação de uma identidade;
- Estabelecer uma presença digital;
- Fortalecer o relacionamento com os clientes;
- Adotar promoções diferenciadas.
Ações que permitam um negócio não só se destacar diante de percepções do seu público, como também ter um acesso maior aos hábitos dessa audiência, identificando os interesses dos seus possíveis clientes, a permitir a adoção de estratégias cada vez mais assertivas.
Começando pela divulgação da sua marca, com a ajuda de um letreiro para fachada de prédio, chegando até a uma comunicação direta com algum indivíduo que tenha tido um contato inicial com a sua empresa, implementando ações que ajudem a convencê-lo.
Levando de um cliente em potencial para um consumidor fidelizado. Elevando assim as possibilidades de crescimento dessa companhia, ao contar um público constante, que não só retorne ao seu empreendimento como divulgue seus serviços para outras pessoas.
Uma relação que permite com que uma pequena empresa, a partir dessa relação fortificada com seu público inicial, consiga alcançar posições maiores no mercado, sem nunca esquecer da importância que esses consumidores originais tiveram para a sua empresa.
Por isso a importância de programas de fidelidade, entre outras estratégias de marketing que apontem o valor do seu público, oferecendo a essa parcela fidelizada descontos entre outros benefícios, que ajudem a fortalecer ainda mais essa relação.
A jornada comercial que deve ser seguida para que uma pequena empresa consiga se tornar em algo maior. Não só para os seus gestores, como também para o público de forma geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.