A internet como uma ferramenta de marketing


O marketing é uma ferramenta essencial para os negócios, e dentro da Internet, é tido como a promoção de uma empresa e seus produtos ou serviços por meio de recursos online que geram leads (potenciais clientes), direcionam o tráfego e aumentam as vendas.

Também chamado de online ou digital, esse tipo de publicidade na Internet depende de canais digitais para distribuir mensagens promocionais, sendo um termo abrangente que cobre uma ampla gama de estratégias e caminhos.

A adoção em massa da Internet na vida cotidiana é o maior evento que afetou a publicidade nas últimas três décadas, sendo que hoje todos consomem conteúdo digital diariamente, por meio de redes sociais e blogs.

A internet evolui muito ao longo dos anos, sendo que atualmente vemos recursos como inteligência artificial e processos de automação de vendas usados no cotidiano de grandes negócios, reduzindo a mão de obra humana na maioria das situações.

A própria sinalização de segurança no trabalho pode agora ser planejada, implementada e fiscalizada por meio de máquinas, o que era um serviço totalmente braçal em tempos remotos.

Existem várias vantagens no uso da internet para publicidade, entre elas, podemos destacar as 5 principais:

  • Otimização de serviços;
  • Baixo custo de operações;
  • Alta mensuração e rastreabilidade;
  • Maior segmentação demográfica;
  • Marketing onipresente.

Abaixo, apresentaremos em detalhes essas vantagens que a internet trouxe à publicidade de produtos e serviços.

Otimização de serviços

A incrível conveniência da publicidade online é uma das maiores vantagens da internet devido à alta acessibilidade aos consumidores a nível global. É uma grande vantagem, pois permite que eles possam fazer pedidos online no conforto de sua casa.

O rastreamento dos produtos pode ser realizado facilmente, sendo que os produtos digitais podem ser baixados instantaneamente. Isso resulta em uma experiência de compra melhor e mais confortável para os consumidores.

Baixo custo para operações

Uma das principais vantagens da internet para propaganda de empresas é seu baixo custo operacional. Você pode veicular anúncios de modo menos custoso com marketing na Internet do que com os métodos tradicionais.

A Internet permite que você entre em contato com seus clientes de modo mais rápido e fácil. Se você tem uma empresa que produz kit vinho personalizado, a personalização pode ser solicitada pela internet, de modo imediato, evitando maiores gastos com comunicação.

Alta mensuração e rastreabilidade

Um aspecto da publicidade na Internet que raramente está disponível na tradicional é a capacidade de medir e acompanhar os resultados. Com o uso da internet, sua empresa pode utilizar diversas ferramentas para rastrear os resultados de suas campanhas.

Usando essas ferramentas, você pode não apenas medir e rastrear, mas também ilustrar o progresso de sua campanha de marketing em gráficos detalhados. A capacidade de quantificar seus esforços de publicidade é uma poderosa ferramenta.

Maior segmentação demográfica

O uso da internet para publicidade de seus produtos e serviços permite que você atinja o público-alvo com base na demografia, concentrando esforços no consumidor final com base em suas características.

A segmentação demográfica oferece a capacidade de atingir clientes específicos que você acha que provavelmente comprarão seu produto ou contratarão seus serviços. Além disso, permite que você descubra detalhes importantes que moldam melhor seus serviços.

Por exemplo, se o seu produto é um vidro neon, a veiculação de propagandas pode ser voltada ao segmento de eventos, para empresas que realizam festas e promovem shows.

Marketing onipresente

A publicidade na Internet reduz custos e é onipresente. Isso significa que suas campanhas funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Comparado com o marketing tradicional, o veiculado na Internet não tem restrição de horário.

Sendo assim, não há diferença de horário regional ou internacional para você se preocupar, além de não afetar a acessibilidade ou disponibilidade de suas ofertas ou campanhas online.

Quanto às estratégias que a internet oferece para publicidade, são conhecidas as 8 principais, que tem contribuindo para o aumento das vendas. Abaixo apresentaremos quais são essas estratégias e como funcionam.

1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa, conhecido como SEO (Search Engine Optimization) é o processo de ajustar seu site para melhorar seu posicionamento orgânico, gratuito nos resultados de pesquisa.

É constituído por fatores na página (conteúdo, estrutura e facilidade de uso) e fatores fora da página (links de outros sites, compartilhamentos sociais, autoridade).

As estratégias de SEO envolvem o ajuste de certos elementos em seu site para que atenda aos requisitos dos buscadores tradicionais, garantindo que seu site apresente a melhor experiência geral para os visitantes.

Imagine que você vende cartucho de toner e quer aparecer como um dos principais resultados na lista de buscadores. Para que isso ocorra, é possível adotar o SEO como forma de melhorar a indexação (encontro) do seu site.

2. Marketing de Busca (SEM)

A publicidade por meio do Search Engine (Mecanismo de busca), ou SEM, é o processo de usar a pesquisa paga para obter tráfego do site. No passado, esse recurso era usado como um termo abrangente que englobava SEO e pesquisa paga.

Com o tempo, conforme a indústria de publicidade digital evoluiu, o termo SEM parou de ser usado para ambos os tipos de estratégias na internet e passou a se referir exclusivamente a atividades de busca paga.

Dessa forma, se você vende caixa de papelão tipo maleta, podem veicular anúncios pagos altamente direcionados para atingir diretamente quem deseja, que seriam empresas em período de natal ou páscoa a fim de distribuir cestas aos seus funcionários.

3. Marketing de reputação

Este tipo de estratégia consiste no uso de comunicados à imprensa, mídia social e plataformas de avaliação do cliente para desenvolver uma percepção positiva de uma empresa.

As  referências e avaliações online tornaram-se cada vez mais importantes em certos setores, como o de viagens.

Por isso, a distribuição de itens como bolsa térmica personalizada, canetas, blocos de notas e canecas pode ser interessante por agradar o cliente.

O marketing de reputação envolve o desenvolvimento de uma marca distinta, incentivando os clientes a postar avaliações e respondendo rapidamente para resolver as preocupações ou reclamações dos clientes nas redes sociais e nas plataformas de avaliações.

4. Marketing de Conteúdo

Esta estratégia pode ser definida como a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para se comunicar com os clientes e atingir seus objetivos de vendas.

Tal recurso se concentra na comunicação com os clientes, em vez de vender, fornecendo conteúdo que eduque, divirta ou de outra forma agregue valor aos clientes de forma consistente, a fim de atrair e reter um público desejado específico.

O conteúdo abrange virtualmente qualquer formato de informação disseminado online, como blogs, vídeos, podcasts, infográficos, publicações em mídias sociais e muito mais. Conteúdo de alta qualidade desempenha um papel em todos os demais tipos de estratégia.

Sendo assim, se sua gráfica produz etiqueta para balança, conteúdos apontando as vantagens de se etiquetar produtos por peso em mercados, por exemplo, podem ser ótimas estratégias.

5. Marketing de mídia social

A publicidade em redes sociais é o uso de plataformas de mídia social e sites para promover seu negócio e se conectar com os clientes. Não impulsiona necessariamente as vendas.

Em vez disso, é frequentemente usado para aumentar o engajamento, construir links e trazer o conteúdo para a atenção dos clientes e criar uma “marca” distinta.

6. Marketing por e-mail

A publicidade por e-mail é um dos tipos de estratégias com melhor custo-benefício. O e-mail é frequentemente citado como o “substituto mais eficaz” para a publicidade de mala direta, pois você pode alcançar diretamente uma ampla rede de clientes em um instante.

Podem ser usados boletins informativos, anúncios ou lembretes por e-mail, sendo direcionado de forma muito específica, usando dados demográficos e outras informações para segmentar listas e alcançar o melhor resultado.

Imagine que você tem uma gráfica impressão de cardápio e deseja comunicar os seus potenciais clientes ou antigos sobre novas promoções e descontos. O e-mail é uma ótima ferramenta para informar seus clientes sobre essas novas condições.

7. Marketing de influência

A adoção de influenciadores para divulgação é um dos mais novos tipos de estratégias de publicidade usando a Internet. Os influenciadores (indivíduos com muitos seguidores nas redes sociais) são pagos para promover os produtos ou serviços da sua empresa.

Quando você encontra influenciadores que estão alinhados com os valores de sua empresa e têm uma boa relação com seus clientes, essa estratégia pode ser altamente eficaz para os negócios e aumento de vendas.

8. Marketing de afiliados

Este tipo de estratégia consiste em um processo de ganhar uma comissão promovendo ou anunciando produtos ou serviços de outras empresas. É realizado com base na promoção de um produto por meio de um blog ou vídeo ou apresentação de anúncios.

Neste caso, você recebe um pagamento por cada venda realizada através de seus links disponíveis em site ou anúncios veiculados.

Portanto, agora que você tem um melhor entendimento dos diferentes tipos de estratégias de marketing na Internet, é hora de colocá-las para trabalhar para sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.