O perfil do consumidor sempre foi algo instável, visto a sua constante adaptação ao ambiente ao qual ele se encontra, levando em conta a sua realidade, a questão social e econômica na qual a sociedade se depara, além de outros fatores.
O que mudou nos últimos anos foi a velocidade com essa mudanças passaram a ocorrer, resultado principalmente das ferramentas de tecnologia, trazendo aos consumidores um acesso mais rápido e prático aos mais diferentes tipos de informações.
Um conjunto que despertou de forma geral um estilo consciente aos consumidores, capazes de se informarem sobre a realidade de uma empresa, os seus valores e a sua relação com a sociedade, antes de se decidir por comprar um produto ou contratar um serviço.
Como na contratação de um fornecedor papel fotográfico para uma loja especializada em produções gráficas, como na revelação de fotos para casamentos.
Visto a preocupação dos seus clientes com a causa ambiental, é importante para essa loja se assegurar que os seus fornecedores façam o descarte correto dos resíduos que resultam da produção desses materiais, de forma a manter limpo o nome desse estabelecimento.
Diante dessa situação onde os clientes estão cada vez mais conscientes sobre aquilo que consomem, um simples anúncio comercial já não possui o mesmo efeito de antes, sendo necessários que as empresas desenvolvam estratégias otimizadas para conquistá-los.
Esse trabalho é justamente o que move as chamadas técnicas de marketing, desenvolvidas com intuito de melhorar a relação do mercado com o público, como um fabricante de caixa de papelão tipo maleta e a necessidade que a sua audiência tem sobre tal produto.
Uma forma otimizada de se trabalhar com essa relação é através do marketing de influência, que lida com conceitos que estão além daqueles voltados à compra em si, mas que também possuem uma grande importância nessa atividade.
No que consiste o marketing de influência?
Antes de se desdobrar sobre as particularidades do marketing de influência, é importante entender no que consiste o marketing em si, de forma a compreender melhor esse modelo específico, e o porquê do seu sucesso atualmente.
A ideia por trás do termo marketing é a de um mercado em movimento, com esse conceito lidando justamente com essa ideia constante de adaptação dos ambientes comerciais, que se adaptam à realidade na qual se encontram.
Para que esses mercados consigam se destacar diante dessa evolução constante, foram sendo instituídas pelos especialistas em negócio um conjunto de estratégias capazes de melhorar a relação das empresas com o público e o mercado geral.
Com isso, a principal função do marketing passou a ser a satisfação dos clientes, trabalhando com estratégias voltadas à resolução de suas necessidades, por mais que tais carências tenham sido desenvolvidas pelo próprio mercado.
Como a procura do público por curso técnico de piloto privado, após o mesmo ser frequentemente atingido por matérias que relatam o dia a dia de alguém que trabalha em uma aeronave, com os seus desafios e recompensas, atraindo a atenção de um público.
Ao mesmo tempo é importante lembrar que o público se transforma com certa frequência, o que faz com que novas estratégias tenham que ser desenvolvidas pelo marketing, e uma dessas técnicas que mais se destaca é o marketing de influência.
Um modelo que trabalha com a idealização de métodos capazes de conquistar a atenção do consumidor, porém não de formas tão direta, como acontece com os anúncios tradicionais, mas sim por meio mais influentes.
Dessa forma, similar a sensação de ver um conhecido usando uma marca de sabão em pó específica, querendo comprar desse mesmo modelo para ser usado em sua residência, sendo indiretamente influenciado por esse indivíduo.
É justamente com essa relação que o marketing de influência trabalha, porém de forma mais institucionalizada, de maneira com que uma fábrica de ribbon de resina consiga oferecer o seu produto ao mercado industrial por meio de técnicas otimizadas.
Quando se pensa em influenciar um público a comprar algo é fácil pensar em conceitos como o valor e a qualidade desses produtos e serviços – o que de fato pode ser trabalhado por uma campanha de influência – mas existem também outros tópicos a serem analisados.
O conceito de influência no mercado digital
Através de uma plataforma na qual o contato com o público tornou-se mais prático e constante, as marcas precisaram adaptar as suas estratégias comerciais, não apenas para se aproveitar desse espaço, mas também para evitar uma saturação dos seus anúncios.
De forma a trabalhar essa relação com a sua audiência desejada, as empresas passaram a focar muitas de suas estratégias nessa aproximação diferenciada, através do citado marketing de influência, através de conteúdos personalizados.
Aliado ao marketing de conteúdo, as empresas passaram a oferecer peças de comunicação, como publicações em redes sociais e matérias em seus sites, para citar os modelos mais comuns, tratando de assuntos relacionados aos seus produtos.
O propósito é de se aproximar do público de forma mais aprofundado, divulgando a sua marca de maneira indireta, como companhia de coleta de lixo em nível industrial publicando uma matéria sobre a necessidade de descarte de resíduos para empresas em seu blog.
Nessa ação, alguns parceiros passaram a ter um certo destaque, como é o caso dos influenciadores digitais, que por terem uma relação já construída com o seu público desejado, se apresentam como ótimos associados nesse propósito de influência.
No entanto, é importante informar que essa relação entre o marketing de conteúdo e o de influência não são as únicas estratégias disponíveis no mercado, afinal, um dos objetivos do marketing é justamente encontrar soluções para os mais diferentes tipos de comércio.
Pois o consumidor, de uma forma geral, se encontra em diferentes grupos e formados, com tipos de mercado que se adequam às necessidades citadas. Logo, é importante conhecer as melhores estratégias voltadas a cada setor de negócios com sua audiência específica.
Estratégias de marketing comuns no mercado
Outros modelos de marketing fáceis de serem encontrados entre as estratégias de diferentes empreendimentos são:
- Marketing digital;
- Marketing de relacionamento;
- Marketing de nicho;
- Marketing viral.
É importante conhecer um pouco sobre as especificidades de cada um desses tipos de marketing, de forma a identificar qual tipo de estratégias pode se adequar ao seu projeto, influenciando no sucesso dos seus investimentos.
Marketing digital
Possivelmente um dos termos mais utilizado no mercado de negócios atualmente, o marketing digital não se refere a uma técnica unicamente, mas sim a um conjunto de atividades voltadas ao ambiente digital, que podem ajudar a evidenciar a sua marca.
Entre essas ferramentas se destaca o inbound marketing, que funciona com técnicas de atração de clientes, operando com diversas possibilidades na internet, como postagens em redes sociais sobre temas acerca da gestão de resíduos, por uma empresa especializada.
Marketing de relacionamento
Por mais importante que seja atrair um cliente para os seus negócios, também é essencial que seu negócio saiba como mantê-los conectados a longo prazo aos seus empreendimentos, garantindo um retorno financeiro constante e equilibrado.
Algo alcançado a partir de uma fidelização desses clientes, podendo essa empresa contar com um consumidor frequente, que pode agir inclusive como divulgar espontâneo da sua marca, aumentando o seu público e a sua relação com o mercado de forma geral.
Algo ainda mais importante para serviços de assinatura, de forma a evitar a taxa de churn, ou seja, a média de rotatividade de clientes, o que vale tanto para serviços de conteúdo em streaming, como para um programa de terceirização e folha de pagamento.
Marketing de nicho
Além do público geral, muitas marcas são beneficiadas por trabalharem com uma audiência específica, alcançando números positivos justamente por focarem suas atividades em um público não muito abordado pelo mercado tradicional.
Algo comum de ser visto com empresas que trabalham com um produto segmentado, sendo necessário desenvolver estratégias específicas para um nicho de mercado em particular.
Marketing viral
Quando se pensa nos serviços de comunicação sobre um produto ou serviço, muitas vezes esse mercado já se encontra de forma saturada, com um número enorme de concorrentes, sendo necessário apostar em estratégias diferenciadas para se ter a atenção do público.
São nessas situações nas quais é preciso a adoção de táticas mais ousadas, como o marketing viral, que opera com uma ampla divulgação de algo em específico, através de estratégias voltadas à viralização de um conteúdo.
São muito comuns na divulgação de conteúdos artísticos, como o lançamento de um filme ou uma música nova. E que não necessariamente dependem apenas do meio digital, podendo utilizar também da plotagem de caminhão para divulgar tal mensagem nas ruas.
Para saber qual tipo de estratégia melhor se adequa aos seus negócios, só é preciso fazer um estudo geral sobre o seu produto e como o seu público reage a ele dentro de um mercado específico.
Após isso, só é necessário colocar em práticas não só essas como as mais diferentes estratégias desenvolvidas pelo marketing, tudo para influenciar o seu público a consumidor do seu produto ou serviço oferecido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.