Os influenciadores são uma fonte de marketing muito importante, e diversas empresas estão começando a compreender a importância desse tipo de ação.
Também conhecidos como digital influencers, essas pessoas tem um forte impacto na internet para diversas atividades, como a instalação de câmeras de segurança.
O mundo mudou nos últimos anos, em grande parte por conta do potencial de uma ação conhecida como transformação digital, onde os avanços tecnológicos estão em constante desenvolvimento.
Um dos principais elementos relacionados ao marketing e a publicidade nessa nova era digital é a utilização de digital influencers para conseguir trabalhar com mais qualidade.
Essas pessoas têm um potencial muito maior de engajamento, uma vez que possuem seus próprios seguidores.
Um influenciador é, em resumo, uma pessoa cuja rede social ou site se destaca nas plataformas, alcançando um grande número de seguidores.
Esses seguidores são pessoas diretamente influenciadas por estas pessoas, que ouvem suas críticas e recomendações e os consideram uma boa referência, gerando assim o termo influenciador, muito procurado por empresas de organização de eventos.
Um digital influencer normalmente trabalha com informações e dicas, explorando propostas comerciais para apresentar conteúdo de qualidade para seus seguidores que estão interessados no que ele tem a dizer.
A origem dos influenciadores está diretamente relacionada à ascensão dos blogs. Estas ferramentas começaram como diários digitais, muito utilizados pelas pessoas para colocar textos próprios e contar sobre os dias e rotinas de cada um.
Com o tempo, as pessoas começaram a acompanhar estes blogs, acompanhando as rotinas e o dia a dia dos criadores de conteúdo. Essas pessoas começaram então a falar mais sobre lugares que frequentavam e produtos de consumo.
Logo, o mercado percebeu o potencial de marketing que estas pessoas estavam oferecendo. Junto a isso, aconteceu o fenômeno das redes sociais, que levaram alguns criadores de conteúdo ao status de celebridades.
Hoje, muitas empresas já procuram ativamente os influenciadores para criar suas ações, uma vez que o potencial de vendas desse tipo de ação é muito grande para máquinas empacotadoras.
É possível criar uma série de interações importantes, que precisam ser bem estruturadas para conseguir atingir todo seu potencial. Assim, você consegue aproveitar tudo o que os influenciadores podem oferecer para sua empresa.
Trabalhar com os influenciadores pode parecer simples, mas é preciso muito planejamento e estratégia para escolher as pessoas certas para o negócio.
As possibilidades de interação são muito grandes, e você precisa compreender melhor seu público para encontrar a melhor opção.
O grupo de pessoas que possuem interesses e gostos em comum e tem um potencial maior de comprar com sua empresa são conhecidos como seu público-alvo. Esse público é definido através de pesquisas de qualidade e interações com sua empresa.
Uma das principais vantagens dos influenciadores é que eles são nichados.
Isso significa que você pode encontrar influenciadores especializados nos mais diversos assuntos, conseguindo trabalhar com eles de maneira muito mais efetiva para vender luminárias industriais.
Entre as possibilidades de influenciador que você pode encontrar, podemos citar:
- Cultura pop;
- Fitness e bem-estar;
- Moda e beleza;
- Entretenimento e cultura.
Estes nichos possuem seus próprios seguidores, que estarão mais propensos a consumir produtos ou serviços indicados de seus influenciadores favoritos. Por isso, trabalhar com estas figuras acaba se tornando uma excelente estratégia.
Tipos de influenciadores
Para conseguir criar uma boa estratégia, é preciso se atentar aos principais tipos de influenciadores no mercado. Isso porque nem sempre o influenciador com mais seguidores será aquele com a melhor estratégia para vender produtos.
Muitas vezes, trabalhar com um influenciador mais regionalizado, ainda que ele tenha uma quantidade menor de pessoas acompanhando o material, será muito mais efetivo para sua campanha de marketing.
Celebridades
O influenciador celebridade é aquele que atinge a marca de milhões de seguidores. O alcance dele é nacional, e muitas vezes até mesmo internacional.
Embora sejam os mais indicados para trabalhar se sua empresa estiver buscando reconhecimento, o potencial de vendas dele não é tão grande.
Isso acontece porque são muitas pessoas que o acompanham, mas a maioria não tem um vínculo mais forte com ele. Mesmo que você faça sua abertura de empresa em São Paulo, é possível lidar com clientes de vários lugares dessa maneira.
O influenciador celebridade muitas vezes possui algum outro elemento que ajuda a explorar seu conteúdo, como uma carreira de cantor ou ator. Normalmente, esse tipo de profissional já é famoso em sua área inicial de atuação, o que garante os números elevados.
Ainda assim, existem alguns influenciadores que começaram do zero e atingiram este potencial, se tornando celebridades da internet. Esse tipo de situação, embora rara, pode acontecer.
Outro ponto importante para o influenciador celebridade é que normalmente este é um trabalho secundário para ele, e não há tanto interesse em fazer parcerias e trabalhos com suas redes sociais.
Influenciador digital
O influenciador padrão é uma pessoa cuja ação principal é trabalhar com suas redes sociais ou seu site, e a produção de conteúdo é o foco de suas atividades. Por isso, este profissional está muito mais próximo das necessidades do cliente.
Saber lidar com estas ações é um processo que deve ser explorado com qualidade, para que você consiga conquistar uma estrutura mais adequada para suas ações. Dessa maneira, é mais efetivo que você contrate um profissional dessa categoria.
Os influenciadores possuem grandes números, e tem um forte potencial de influência, sendo capazes de vender um carrinho de carga dobrável com mais facilidade.
Porém, seus valores para a contratação de publicidade podem estar acima do orçamento de algumas empresas, e por isso é importante consultar esse tipo de informação antes de escolher.
Uma das grandes vantagens dos influenciadores, é seu conhecimento em estratégias de marketing digital. Por trabalharem diretamente com o público nesse sentido, o potencial de engajamento que eles oferecem é muito maior do que o normal.
Micro-influenciadores
Os micro-influenciadores são aqueles cujo potencial está na proximidade com o público. Esse tipo de ação é muito importante para que você consiga compreender melhor sua estratégia de marketing.
Estes influenciadores possuem um nicho muito específico, seja por questão de assunto ou por regionalização, sendo influentes em suas cidades.
Embora a questão de números seja menor do que seus companheiros já mencionados, o grande diferencial aqui é o engajamento para sua empresa de transporte executivo.
As pessoas que seguem um micro-influenciador estão de fato próximas do profissional, consomem suas dicas e conselhos e estão mais dispostas a experimentar produtos recomendados pelo influencer.
Por isso, este é o modelo mais procurado por empresas que desejam de fato vender utilizando os influenciadores digitais.
A verdade é que não há uma fórmula de sucesso para a utilização de influenciadores. É preciso saber como e quando contratar esses profissionais, e cada empresa pode ter resultados diferentes entre eles.
Por isso, é fundamental saber como avaliar com qualidade as ações desse tipo de profissional.
Avaliando um digital influencer
Para conseguir identificar o tipo de influenciador que você está buscando, uma das melhores maneiras é através da análise conhecida como “tripé da influência”.
Tratam-se de três elementos básicos muito importantes para gerar a identificação de um influenciador digital.
Alcance
Este primeiro ponto diz respeito a todas as pessoas que podem ser afetadas pelo influenciador, independente dos resultados de fato. O que representa esta ponta do tripé é o número de seguidores que um influencer consegue obter.
Relevância
A relevância já começa a levar em conta a interação que o público tem com o influenciador. Esta métrica identifica o grau de relacionamento que o influenciador consegue alcançar.
Para conseguir atingir corretamente o público, é importante que o influenciador tenha um bom engajamento com eles. Isso significa a quantidade de likes, comentários e mensagens privadas que o profissional recebe.
Esse tipo de métrica é muito importante para identificar quanto as pessoas tem interesse em ouvir o que o influenciador tem a dizer, bem como a forma que ele age com o público, garantindo assim que terá um relacionamento muito mais adequado com seus seguidores.
Ressonância
A ressonância é uma métrica que avalia o quanto a mensagem exposta pelo influenciador é propagada. Ela é representada pela quantidade de compartilhamentos que um produtor de conteúdo consegue gerar.
Isso significa que as pessoas estão dispostas a levar para frente a mensagem, tornando-se mais próximos de consumir qualquer produto ou serviço que seja trabalhado dessa forma para vender um totem luminoso.
Considerações finais
O trabalho com influenciadores digitais pode ser muito importante para conseguir aumentar suas vendas, sobretudo por conta do quanto é possível atingir o público com as ações corretas destes profissionais.
Por isso, entender qual tipo de influenciador você deve procurar é um dos pontos mais importantes para sua estratégia de negócios. Conquistar esse tipo de ação é fundamental para conseguir trabalhar com qualidade nestes processos.
Tenha em mente que o influenciador conseguirá oferecer um retorno tão bom quanto você permitir que ele trabalhe seu conteúdo, por isso é importante deixar esse tipo de profissional lidar com seu próprio público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.