As duas maiores potências em redes sociais na atualidade são o Instagram e Facebook. Por conta disso, é importante saber como lidar com esse tipo de ferramenta para conseguir aumentar suas vendas consideravelmente.
Desde que o mundo começou a passar pelo processo conhecido como transformação digital, muitas pessoas se adaptaram ao mundo digital, o que acabou levando vários setores para esse formato, como as empresas de transporte dedicado.
O comércio não foi diferente, e hoje em dia é muito comum que empresas possuam lojas virtuais para conseguir alcançar um público maior e mais qualificado.
Entretanto, para que seu público consuma seus produtos, é preciso saber como chegar até as pessoas certas.
De todo o tempo que um usuário comum passa na internet, a maior parte é nas redes sociais.
Estas plataformas de engajamento são muito importantes para qualquer estratégia, em grande parte porque todos os dias milhões de usuários as acessam para conseguir interagir.
Estes são dois recursos indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital da atualidade, e mesmo as plataformas compreendem o potencial de oportunidades que estas redes oferecem para trabalhar com fretado para empresas.
Por isso, ambos criaram ferramentas próprias para a interação com empresas, possibilitando um trabalho muito melhor, qualificado e, em alguns casos, até mesmo conseguindo converter vendas dentro das plataformas.
Para conseguir trabalhar com qualidade, é importante entender cada uma e como você pode ter uma boa estrutura de negócios em cada uma delas, com publicações de qualidade e apropriadas para cada uma das redes.
Trabalhando com o Facebook
O Facebook é a maior rede social em questão de usuários, ganhando de toda a concorrência.
Trata-se de uma plataforma de interação direta, onde as pessoas podem se adicionar como amigos e compartilhar materiais, gostos em comum, fazer parte de comunidades e outras ações de engajamento para fornecedores de produtos para pet shop.
Por conta da quantidade de publicações que são realizadas diariamente na plataforma, o Facebook criou um algoritmo para conseguir estruturar as linhas de tempo de cada usuário.
Enquanto isso facilita para conquistar mais organização em suas notícias, pode acabar atrapalhando o alcance das publicações, sobretudo para empresas que precisam ter seu material mais divulgado.
Por isso, saber lidar com a aplicação é fundamental para conseguir mais resultados. Existem diversos pontos importantes que devem ser levados em conta para garantir uma boa estrutura para sua publicação.
O primeiro elemento a ser levado em conta é o quão recente é a informação. Uma notícia quente ou uma pauta que está em alta tem maiores chances de aparecer em outras linhas do tempo, garantindo um alcance razoável para suas publicações.
Além disso, a autenticidade é um outro ponto bastante relevante. Por conta disso, muitas empresas preferem criar publicações próprias, garantindo mais relevância para elas em relação ao algoritmo para sua consultoria de recrutamento e seleção.
O facebook também tem um forte potencial de viralização. É considerada uma publicação viral toda aquela que, como um vírus, se espalha indiscriminadamente. Esse tipo de ação é possível com a opção de compartilhamento da plataforma.
Assim, um usuário compartilha a publicação de sua empresa e ela se torna acessível para a rede de amigos e familiares deles. Estas pessoas então podem compartilhar novamente e expandir progressivamente o alcance de sua publicação.
O tipo de publicação realizado no Facebook também tem um impacto direto em seus resultados. A maioria das publicações hoje na plataforma são provenientes de links externos, compartilhados de sites ou blogs.
Normalmente, esse tipo de publicação funciona como uma forma de noticiar uma informação relevante para sua marca, além de compartilhar textos ou informações mais completas para suas ações com uma empresa de gerenciamento de resíduos.
Em seguida, estão as publicações de imagens, sejam elas fotos, publicações publicitárias ou memes. Estes últimos são mensagens de humor, que na maioria dos casos acaba gerando um forte engajamento para a página que originou a publicação.
Já os vídeos, que são uma publicação menos recorrente da plataforma, acabam ganhando um forte impacto na mesma. O Facebook valoriza e ajuda o engajamento de produções audiovisuais, mas elas são mais complicadas de elaborar.
Isso porque o preparo de um vídeo demanda muito mais tempo, equipamento e pessoal que outras publicações, que podem ser realizadas sozinho.
Entretanto, os vídeos estão cada vez mais ganhando espaço, sobretudo com relação a empresas, que possuem o capital e o potencial de explorar esse tipo de ação. Dessa forma, o material tem aumentado drasticamente o interesse de usuários da plataforma.
O poder do Instagram
O instagram começou como uma plataforma sem algoritmos, cujo feed era organizado de maneira cronológica. Então, era muito mais fácil ver as publicações recentes das pessoas que seguiam sobre papel para modelagem.
A rede social que começou se especializando em imagens hoje possui uma série de funcionalidades, como:
● Feed de publicações;
● Reels;
● Stories;
● Mensagens diretas.
Com o tempo, a rede social começou a crescer e cada uma de suas possibilidades acabou se mostrando mais interessante para conseguir trabalhar com qualidade esse tipo de resultado.
Por conta disso, a rede começou a crescer e se tornou a segunda maior rede em números de acessos, com milhões de novos usuários a cada dia. O algoritmo do Instagram não é tão bem estruturado quanto o do Facebook, mas lida com três elementos muito importantes.
Tempo de publicação
Ainda que não seja mais apresentado de maneira cronológica, o perfil do instagram ainda leva em conta o quão recente é uma imagem para poder apresentá-la de maneira adequada.
Por isso, é importante ter em mente que você deve publicar com mais assertividade sobre rolo de filme stretch.
Portanto, é importante conseguir manter um certo ritmo de publicação. Dessa maneira, você consegue sempre estar em alta e ser constantemente acessado pelo algoritmo, aparecendo em mais opções de visualização.
Entretanto, é preciso ficar atento para evitar exageros. É importante pensar que você não deve ficar muito tempo focado nesse tipo de ação, para que assim consiga trabalhar com mais qualidade em suas estratégias.
Publicações demais podem acabar parecendo spam, publicações inadequadas que podem acabar afastando clientes de você. Por outro lado, demorar muito entre as publicações pode deixá-lo para trás.
É importante ter em mente a máxima de “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, é muito importante saber lidar com esse tipo de ação para uma empresa de confecção de uniformes.
Engajamento
O engajamento é um dos pontos cruciais desse tipo de atividade. É importante pensar em como você pode aproveitar melhor quando uma publicação vai ao ar no Instagram, analisando o engajamento total de seus posts.
Esse valor é medido pela quantidade de comentários e curtidas ele acaba recebendo, principalmente aqueles recebidos no momento inicial da publicação.
Quanto mais engajamento você obtiver de início, maior será a capacidade de trabalhar com esses números, principalmente porque o algoritmo do instagram o reconhece como uma das prioridades.
Dessa maneira, é importante saber como utilizar essas ferramentas e conseguir otimizar seu potencial de engajamento, aparecendo nas páginas de pesquisa e no campo de exploração do aplicativo, conseguindo um resultado mais satisfatório.
Relacionamento com usuários
Este é outro elemento importante para o algoritmo do instagram. Não basta publicar imagens e deixá-las à deriva.
O relacionamento entre os usuários é um ponto muito importante de reconhecimento, que deve ser levado em conta quando você trabalha na totalidade esse tipo de ação. Por isso, é importante responder a comentários e engajar sempre que possível.
Uma boa maneira de trabalhar seu relacionamento é com respostas rápidas e assertivas que sejam enviadas em seu privado. É comum que os clientes possuam dúvidas e questionamentos, e saber lidar com eles é fundamental.
Assim, além de criar um canal alternativo de suporte para sua empresa, o que ajuda muito a atrair novos clientes, você está constantemente em movimento dentro do Instagram, aumentando seu potencial de espalhar publicações através do algoritmo.
Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir se destacar, principalmente com uma conta mais recente, que não tenha ainda tantas curtidas e comentários. Além disso, é importante manter um relacionamento público saudável com seus seguidores.
Deixe-os confortáveis para publicar, respondendo sempre que possível e interagindo em cada publicação para alcançar ainda mais resultados expressivos para você.
Considerações finais
É muito difícil escolher uma das plataformas e identificá-la como a melhor rede social para sua empresa. O trabalho de ambas, embora diferente, pode trazer resultados muito satisfatórios. Por isso, o ideal é que você tenha conta nas duas redes e trabalhe igualmente em cada uma.
Dessa forma, você garante uma estrutura muito melhor para o trabalho online, sobretudo por conta de ações de marketing digital que dependam das redes sociais para serem alavancadas e conquistar um espaço maior no mercado, tornando-o uma liderança em seu nicho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.