O empreendedorismo é uma habilidade que é bastante desafiadora e instigante. São muitas as pessoas que se aventuram por esse meio e tentam conquistar seu espaço dentro de um mercado de trabalho que, na maioria das vezes, é bastante competitivo.
Então, não são poucos os aventureiros que buscam entender e aprender cada vez mais sobre o meio e procurar maneiras de criar o próprio negócio e fazer prospera-lo. E em um cenário tão cheio de oportunidade, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço.
O texto de hoje abordará como o empreendedorismo vem crescendo com o passar dos anos, como as mulheres têm ganhado mais posições de liderança frente a um mercado tão difícil, além de 10 dicas sobre empreendedorismo feminino.
Pois bem, de bolsas personalizadas para brindes até grandes empresas automotivas, as mulheres vêm ganhando muita força com o passar dos últimos anos e, ainda hoje, a luta por igualdade continua, fazendo com que elas mostrem a que vieram.
Já se foi a época onde as mulheres apenas aceitavam ordens sem questionar ou, mesmo quando questionavam, não tinham poder para mudar isso. Hoje em dia, elas lideram equipes, abrem empresas e se mostram igualmente capazes a qualquer outro homem.
Porém, mesmo que tenham oportunidade ótimas em, por exemplo, uma empresa de eventos corporativos, ainda são muitas as mulheres que acabam desistindo no meio de caminho e não chegam de fato a começar a empreender dentro do mercado.
Por diversos motivos, sendo alguns dos principais o próprio preconceito de muitos homens que não acreditam na capacidade delas ou não querem ser submetidos à liderança de uma mulher, o que de fato é uma ideia totalmente antiga e defasada.
A verdade é que muitas dessas mulheres são mais competentes do que muitos homens que estão em posições de liderança nesse enorme país, mostrando que a diferença está no ser humano, na força de vontade e no preparo de cada um, não no sexo do indivíduo.
Estabelecida essa premissa, e independentemente se o seu negócio será uma loja de produtos de limpeza ou uma grande logística, confira no tópico a seguir como o empreendedorismo feminino é importante e impactante para o mercado de trabalho.
O impacto do empreendedorismo feminino
Primeiramente, é importante entender o cenário do mercado. O Brasil, conforme divulgado pelo Sebrae, está em 7º lugar no ranking de países com maior número de mulheres empreendedoras, o que de fato, é muito bom.
O mais interessante é que tal estatística se aplica às mais variadas áreas, desde tecnologias e engenharias, até mesmo moda e estética, provando mais uma vez que as mulheres podem e devem estar onde acharem que seja o melhor para elas.
Porém, seja em uma empresa de contabilidade ou um negócio focado em papel para modelagem, as mulheres ainda recebem cerca de 22% menos do que homens na mesma função, além de sofrerem preconceitos de gênero e serem julgadas por se imporem no ambiente de trabalho.
Mas mesmo diante de tantas adversidades, as mulheres empreendedoras conseguem perseverar e conquistar seu espaço com diversas habilidades que podem ser adquiridas com um certo empenho, ou que elas têm de forma natural, que são:
- Criatividade;
- Liderança;
- Visão Analítica;
- Melhoria contínua;
Seja criatividade para vender cola para acrílico ou liderança para levar uma equipe de T.I para frente, diversas dessas habilidades fazem parte das mulheres, mesmo que muitas vezes não seja percebido.
O mercado precisa das mulheres e, junto dos homens, é possível que a raça humana continue avançando frente a uma era de tecnologia, cada um apresentando seus pontos de vista e perspectivas diferentes sobre o tema abordado.
Sendo assim, para facilitar que mulheres empreendedoras se tornem ainda mais eficazes em seu trabalho, confira o tópico a seguir.
Orientações de empreendedorismo
Seja na contratação de colaboradores para o processamento de folha de pagamento ou para alugar mais um galpão para a empresa, algumas dicas de empreendedorismo feminino podem ser extremamente úteis para que você se destaque ainda mais no mercado.
Sendo assim, veja agora algumas orientações de grande valor.
01 – Saiba suas qualidades
Um dos requisitos fundamentais para qualquer mulher empreendedora é enxergar suas qualidades e saber utilizá-las a seu favor, fazendo assim com que seja incrivelmente mais fácil que o seu negócio decole e que você tenha o sucesso esperado.
Não busque insistir em coisas que você não tem talento ou não é boa o suficiente. Lembre-se que, acima de tudo, o mercado do empreendedorismo necessita de conhecimento e investimento, sendo muito melhor apostar em algo que você conhece.
02 – Procure um propósito
O seu negócio de papel de parede estilo oriental só irá para frente caso você tenha em mente onde quer chegar e como quer chegar. Em outras palavras, é preciso traçar uma estratégia e algumas maneiras de se chegar até o objetivo.
Defina uma meta e, a partir disso, todas as decisões de sua empresa devem ser voltadas para que você consiga atingi-la, como tipo de público, métodos de negociação e práticas de produção.
03 – Atue em mercado de nicho
Empreender é uma tarefa bastante desafiadora, ainda mais quando se está competindo contra gigantes do mercado que já estão estabelecidos há anos.
Procure entender a sua concorrência e saber quais os pontos fortes e fracos dela, agindo na falha e criando algo novo, e que, de fato, ajude seus clientes. Por isso, identifique o seu nicho de mercado e vá sem medo.
04 – Continue aprendendo
Não importa se o negócio vende contador de fluxo de pessoas ou impressoras. O que realmente é necessário é a sua constante busca de melhoria de suas habilidades para que continue oferecendo ao mercado algo interessante e válido.
Sendo assim, busque constantemente por capacitação, tornando-se uma profissional ainda melhor e mais competente do que já é.
05 – Crie a sua empresa
Esse é o momento em que você bate o martelo e faz algumas decisões sobre o futuro do seu negócio, como as estratégias de vendas que adotará, se será uma vendedora, produtora ou prestadora de serviços ou se utilizará dos meios físicos ou digitais..
Se começará sozinha ou terá alguma parceria com outra pessoa, como será essa sociedade, por onde começará agindo. Essas são algumas reflexões que você precisa fazer ao decidir entrar no mercado do empreendedorismo.
06 – Preserve a sua imagem
Pense na linguagem que utilizará com seus leads e clientes, qual será a sua identidade visual, como fará o marketing pessoal seu e da sua marca. Lembre-se que, de forma direta ou indireta, é importante deixar uma boa impressão a todos sobre quem você é.
Busque sempre passar confiança, credibilidade, segurança e profissionalismo em tudo que fizer, aumentando sua autoridade no mercado.
07 – Tenha parcerias
Uma falha de muitas mulheres é achar que precisam carregar o mundo nos ombros e, por isso, fazem muitas coisas sozinhas. Procure fazer parcerias e ter pessoas e profissionais próximos que possam te ajudar a seguir em frente e desenvolver o seu negócio.
Lembre-se, é comum que a mulher mostre independência, mas não há nada de errado em pedir ajuda para resolver alguma situação.
08 – Busque inovar
O cenário do empreendedorismo atual é cheio de riscos e obstáculos. É necessário bastante sensibilidade de como ele funciona, mas isso não significa que você não possa arriscar em uma estratégia ousada.
Tal atitude pode ser benéfica e trazer a você o reconhecimento que espera, portanto, busque se arriscar e inovar, mostre a que veio.
09 – Saiba investir
Procurar o lugar certo para investir é parte do trabalho de uma mulher empreendedora. Portanto, estude bastante os possíveis aliados e onde pode implementar mudanças para que os investimentos sejam assertivos e saudáveis para o seu negócio.
10 – Trabalhe em conjunto com outras mulheres
Infelizmente, é normal que muitas mulheres se enxerguem como rivais e não como aliadas, e isso é um erro tremendo que só diminui a força que elas têm.
Busque participar de grupos de mulheres empreendedoras e aprenda com elas, busque outras referências e compartilhe seu conhecimento. Como diz o ditado, a união faz a força.
Considerações finais
O texto de hoje abordou como é importante a presença das mulheres no mercado de trabalho e, em especial, no empreendedorismo feminino, destacando o impacto que elas têm no meio e algumas dicas de como melhorar suas estratégias sendo uma mulher.
Infelizmente, as mulheres ainda sofrem muito dentro do meio, porém, com muita luta e garra, têm ganhado cada vez mais espaço, sendo assim, muito importante que continuem com essa perseverança para mostrar de vez que não existe sexo frágil.
Portanto, comece agora mesmo a seguir as dicas e orientações disponibilizadas no texto para se tornar uma empreendedora de sucesso e prosperar no mercado de trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.