A utilização de blogs como ferramenta de comunicação com o público-alvo


Os blogs são uma excelente maneira de ampliar sua comunicação com consumidores. A ferramenta permite que você crie rapidamente publicações e crie conteúdo de qualidade, tornando-se uma importante base para qualquer campanha de marketing digital.

O blog surgiu há algum tempo atrás, e seu nome deriva da junção das palavras web e log, representando especificamente os termos rede e diário. Esse nome era muito relacionado ao objetivo inicial dos blogs, ser um diário virtual.

Muitas pessoas colocavam informações pessoais e um registro de seu dia a dia nessas aplicações, que normalmente contavam com uma seção de comentários para que outras pessoas pudessem dialogar com suas publicações.

O conteúdo pessoal foi aos poucos dando espaço para novas utilizações dos blogs. Profissionalmente, alguns especialistas utilizam a ferramenta para marcar registros e alterações de sistema, enquanto o mercado via novas possibilidades.

As empresas começaram a criar blogs para se adequar a um novo formato de marketing que estava começando a criar um impacto maior na sociedade: o marketing de conteúdo.

Através da criação de material de qualidade, é possível atrair muito mais clientes para a venda de plantas ornamentais, por exemplo.

Entretanto, a maioria dos sites não estava preparado para um influxo de publicações mais constantes que atraíssem consumidores para identificar as possibilidades que as empresas podiam oferecer, levando muitas dessas companhias a experimentar com os blogs.

A facilidade de publicação e o ritmo de criação de conteúdo acabaram se tornando fatores importantes para a profissionalização dos blogs, que hoje contam com diversas alternativas e mecânicas que ajudam a ampliar suas ações, podendo até mesmo falar sobre adesivo borracha.

Além das empresas, a figura do influenciador também começou a se tornar cada vez mais relevante no mercado. Um influenciador é uma pessoa que publica com certa frequência em seu blog, mas não tem nenhum vínculo com uma empresa.

Essa pessoa costuma criar textos mais descritivos, com opiniões e dados relevantes sobre produtos e serviços.

Estas pessoas costumam gerar uma grande base de fãs, que acompanham o material publicado e acabam sendo direcionados pela opinião deste usuário.

Independente do formato escolhido, os blogs se tornaram ferramentas indispensáveis para estratégias de marketing digital.

E para conseguir resultados mais efetivos nas vendas com sua empresa especializada em destruição de documentos, principalmente com consumidores interessados nesse tipo de ação.

Criando seu blog

Agora que você conhece um pouco sobre as bases de um blog, é preciso ter em mente como montar um para sua estrutura de negócios, garantindo uma interação muito mais próxima com seus consumidores.

O primeiro passo é procurar uma boa hospedagem. Embora existam alguns serviços gratuitos de hospedagem de blog, estes serviços normalmente são mais limitados e amadores, evitando possibilidades de alteração.

Para trabalhar profissionalmente com o blog, o ideal é que ele seja instalado em um provedor de hospedagem, que você pode até já ter contratado para manter o site de venda de calça para uniforme online.

Além disso, é interessante que você faça a contratação de um domínio especificamente para esse tipo de atividade, que torne mais fácil para os consumidores procurarem seu material na internet.

Um bom domínio pode fazer uma grande diferença na hora de divulgar seu blog, uma vez que a fácil compreensão e identificação do endereço pode acabar fazendo mais consumidores se aproximarem de sua marca.

O design também deve ser uma preocupação na hora de montar seu blog. É preciso que ele seja interessante e atrativo para o público, por isso é bom evitar layouts muito cheios de informação ou confusos, dando preferência para ambientes mais clean.

Outro ponto muito importante para trabalhar na estruturação de seu blog é a responsividade.

O mundo tem passado por muitas mudanças por conta do processo de transformação digital que possibilitou muitos avanços tecnológicos se popularizarem.

Atualmente, é muito comum que as pessoas estejam conectadas através de smartphones, dispositivos de telefonia móvel que possuem uma alta capacidade de processamento, mas uma tela muito inferior à de um computador comum.

Com um site responsivo, o layout de seu blog se adapta a tela que está tentando acessá-lo, permitindo que um grupo muito maior de pessoas possa consumir seu conteúdo ou fazer a emissão de boletos para condomínio sem nenhum tipo de problema.

Para lidar com todos estes detalhes, é muito importante que você conte com um CMS, sigla que significa Content Management System. O CMS simplifica muito o trabalho do blog, permitindo que você crie publicações de forma mais fácil e intuitiva.

O blog como ferramenta de comunicação

Comunicar-se corretamente com seus clientes é um dos principais benefícios desse tipo de atividade. Entender os diferentes modelos de publicação é uma excelente maneira de conseguir se inserir corretamente no mercado e dialogar com seu público.

Os blogs são, em sua essência, veículos de comunicação. Por isso, é importante saber como lidar com essas publicações para atingir as pessoas certas e conseguir mais conversões em empresas de serviços de portaria.

Quanto mais você otimizar a produção de conteúdo em seu blog, maiores são as chances de conversão a longo prazo, o que pode ser muito importante para a saúde financeira de sua companhia como um todo.

Tutoriais

Uma excelente maneira de se conectar com o público-alvo de sua empresa é através da utilização de tutoriais em seu blog.

O usuário atual é uma pessoa que gosta de compreender a funcionalidade de suas ações e objetivos, muitas vezes desejando entender os processos e suas possibilidades de solução antes de comprar um produto ou serviços de limpeza e conservação.

Quando você oferece um conteúdo em forma de tutorial, está mostrando para o consumidor que ele também é capaz de criar ou modificar algum item de desejo. Pense em uma forma didática e clara para criar um texto nesse formato.

Além disso, o conteúdo de apoio também deve ser muito relevante, com ações como:

  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Todo o material visual pode ser muito importante para que o consumidor compreenda melhor como é o passo a passo da atividade, uma vez que ele precisa compreender exatamente como utilizar esse tipo de recurso.

As empresas do setor alimentício utilizam muito essa técnica de comunicação com seus blogs, oferecendo receitas complexas a partir da utilização dos produtos. Com o passo a passo, o consumidor pode fazer estas receitas com muito mais facilidade.

Listas

O conteúdo em listas é um dos mais populares dentro do nicho de blogs. Trata-se de uma sequência de informações, que pode ter um ranqueamento ou uma ordem de relevância ou não.

Aqui, o interessante é aplicar uma série de elementos interessantes sobre o tema que será abordado, criando um material de qualidade sobre sua consultoria contábil e fiscal que muitas vezes acaba tendo um forte potencial de viralização.

É considerado um conteúdo viral todo aquele que se espalha desenfreadamente, tal qual um vírus. Este tipo de propagação é um grande sinal de que sua comunicação está funcionando e alcançando até mesmo pessoas de fora de sua bolha.

O campo do entretenimento é um dos que mais se beneficia do conteúdo em listas. Curiosidades, destaques de um lançamento cinematográfico, listas temáticas de filmes e seriados, listas de músicas e outros elementos.

As possibilidades para esse tipo de conteúdo são muito grandes, e é um dos materiais com maior probabilidade de engajamento com os consumidores.

Quando você cria uma lista, sobretudo, uma lista classificativa, é muito comum que as pessoas queiram debater as posições. Isso gera uma comunicação direta e interessante, uma vez que você acaba tendo acesso a um pensamento mais direto de seus clientes.

Estudos de caso

Quando você tem um produto ou serviço para oferecer, mostrar estudos com este material em funcionamento pode ser uma excelente maneira de você aprimorar seu conteúdo e apresentá-lo para o público.

Uma publicação de estudo de caso acaba apresentando mais formalmente o que você está tentando levar para os clientes, o que acaba se tornando muito interessante a longo prazo, uma vez que o consumidor entende a proposta que está sendo apresentada.

Além disso, quando você recebe depoimentos e relatórios dos próprios clientes falando sobre seus aparelhos, isso pode acabar integrando o conceito de estudo de caso, valorizando a opinião dos clientes enquanto você apresenta um material de qualidade.

Considerações finais

O blog pode gerar resultados muito importantes em qualquer estratégia de marketing digital, mas é preciso tomar cuidado com alguns pontos muito importantes para você conseguir ter uma boa audiência.

Garantir a frequência de publicações em aliança com a qualidade do material é muito importante para que você consiga trabalhar com mais efetividade, produzindo um conteúdo muito mais interessante para esse tipo de ação.

Com consistência e estratégia, os blogs podem se tornar uma grande força para o crescimento de sua empresa em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.