A identidade visual de um projeto, seja uma marca, uma obra social ou até mesmo a pessoa artística criada para um cantor, possui grande importância na identificação do público em relação a tal projeto, facilitando o reconhecimento sobre ele.
Sendo o tipo de questão a fazer com que uma marca de calçados esportivos seja facilmente identificada apenas pelo uso de um pequeno símbolo. A estar presente em seus tênis ou em qualquer produto a ser comercializado por tal empresa em específico.
A mesma coisa é válida para qualquer elemento que ajude a destacar uma personalidade, marca ou qualquer atributo relacionado a algum tipo de símbolo visual, de um logo a um corte de cabelo, replicado pelos fãs de um artistas em busca de provar sua admiração.
Por parte das empresas, isso se trata de uma ação de grande importância, para negócios dos mais variados serviços, a permitir com que essa companhia ocupe uma posição maior de consideração por parte dos clientes identificados dentro do seu setor.
Como uma empresa de locação de geradores, que por meio do destaque do nome e da imagem da sua companhia, torna-se mais fácil para ela ser escolhida por um cliente que esteja em busca de recorrer a esse tipo de serviço, por meio dessa identificação.
Sendo capaz de existir um conhecimento sobre tal empresa antes mesmo de existir uma necessidade sobre os serviços dela. Uma situação a ser vista com atenção pelas empresas, permitindo com que elas possam crescer ao falar com diferentes públicos.
Existindo a necessidade de criar uma imagem atrativa ao seu projeto, que por meio de um simples símbolo seja possível reconhecer qual é a empresa que pode estar por trás dessa comunicação. Em alguns casos, até mesmo uma tonalidade pode atuar nessa entidade.
Tornando-se comum o uso de cores que representam firmeza e segurança por parte de empresas que precisam trabalhar com tais conceitos em seus serviços, tal como um negócio de transporte e armazenagem de cargas.
Tudo a confirmar a importância que a identidade visual pode ter para uma empresa, sendo uma questão a ser trabalhada por meio de suas equipes de marketing e comunicação. Sendo importante conhecer os detalhes de tal aplicação.
Qual a importância de uma identidade visual?
A identidade visual se trata da forma com que uma companhia é vista por parte de uma audiência, a ser enxergada como uma possibilidade relevante de se fazer negócios, tudo por meio dos conceitos visuais a serem trabalhados por essa companhia em particular.
Abrangendo uma série de elementos que podem ser englobados como importantes para a criação de uma identidade, por meio de fatores a serem visualizados. Passando não só pelos elementos comunicativos de uma empresa, mas pela forma com que são vistos.
Envolvendo o nome de uma marca, os elementos visuais associados a ela, além de todo tipo de fator responsável por criar uma imagem específica para tal empreendimento. Existindo assim uma conexão direta entre tais itens e o branding da marca.
Tratando-se de um sistema responsável por dar movimento ao título do seu empreendimento, sendo esse o significado de tal termo, com uma marca sendo colocada em ação, facilitando assim a percepção do público sobre tal negócio.
Sendo possível registrar qualquer elemento ligado ao reconhecimento da sua marca, para impedir com que eles possam ser replicados por possíveis concorrentes, em busca de se aproveitar da posição de destaque conquistada por esse projeto em particular.
O que envolve seu logotipo, a presença de um slogan, em certos casos até mesmo a tipografia utilizada por essa marca, tendo sido criada com o objetivo de destacar a comunicação customizada a ser utilizada por tal empresa.
Como uma consultoria de TI para pequenas empresas, que através de certos elementos visuais pode conquistar uma atenção maior por parte de possíveis novos clientes, superando a questão da alta concorrência que hoje é encontrada nas plataformas digitais.
E não é somente na internet que a identidade visual de um negócio pode encontrar caminhos de ser veiculada, já que diversas são as plataformas nas quais os elementos associados podem ser visualizados pelo público, através de veículos como:
- Site da empresa;
- Anúncios digitais;
- Panfletos;
- Anúncios em jornais e revistas;
- Organização visual das lojas;
- Assinatura em produtos e brindes.
Um conjunto de possibilidades aos quais uma marca deve prestar atenção, enquanto considera quais são as opções mais adequadas para a divulgação do seu projeto. Sendo importante contar com uma identidade única associada a ele.
Um processo que deve ser considerado desde a abertura de uma empresa de entrega de encomendas para que ela consiga alcançar mais do que atenção do público, como também a consideração por parte dessas audiências, ao se tratar em um negócio jovem.
Mas nunca é tarde para um empreendimento criar sua identidade própria, em alguns casos até mesmo reformulá-la, com o intuito de acompanhar as mudanças dinâmicas do mercado, na forma com que o público se relaciona com os seus produtos e serviços.
Sendo importante então trabalhar para que essa criação de identidade seja feita da melhor maneira possível, a garantir com que a imagem da sua marca seja registrada na mente dos seus consumidores, aumentando assim a sua possibilidade de compra ou contratação.
Como criar uma imagem impactante ao seu negócio
Para se certificar de que a sua marca seja relembrada por todos, podendo ir além até daquele público que irá consumir dos seus produtos e serviços, é importante fazer um trabalho aprofundado durante a criação dessa imagem que representará sua empresa.
E posteriormente trabalhar com a divulgação dela. Ações essas que podem ser alcançadas a partir de uma série de etapas, como:
Definição de objetivos
O primeiro passo antes de trabalhar na criação de uma identidade visual ao seu negócio, é definir quais são os seus objetivos em relação a ele. Seja o de se apresentar como um possível competidor no mercado ou estrear uma área inédita nesse setor.
Pois para cada objetivo, pode existir um estilo que melhor se adeque ao alcance de tais propósitos. Como uma fabrica de refletores que busca destacar sua posição no mercado, em busca de fornecer tais equipamentos para eventos maiores, como festivais de música.
Nesse caso, é preciso trabalhar com uma identidade que passe confiança aos produtores de evento, a ponto de considerarem os benefícios que serão oferecidos por tal companhia que busca crescer em seu cenário.
Analisando a posição do seu negócio
Diretamente associado a isso, deve ser considerado também quais são as características do seu público, as demandas dessa audiência, assim como o estilo geral associado ao seu setor de negócio. De forma a definir qual a melhor estratégia para sua marca.
Seja ela seguir um padrão já estabelecido, como o uso do branco em garrafas de água sanitária e produtos químicos, ou então desenvolver uma identidade inédita dentro dessa área, ao arriscar ir em busca de sua audiência com estratégias particulares.
Crie sua logo
Após observar a situação da sua empresa, seu público e concorrentes, é chegado o momento de atuar diretamente na criação da imagem da sua companhia, começando pelo elemento mais importante que é o logo da sua empresa.
Um símbolo que servirá como o elemento referencial ao seu negócio, como símbolo personalizado de um plugue de tomada para uma fábrica de tomadas e plugues. Ou a adoção de qualquer símbolo que possa simbolizar o trabalho oferecido pelo seu projeto.
Use uma fonte adequada
A identidade visual de uma marca envolve qualquer elemento a ser visualizado em suas comunicações, incluindo a formatação de palavras a serem usadas na comunicação dessa marca, sendo importante então observar a tipografia a ser adotada.
Em alguns casos, sendo indicado até mesmo desenvolver uma linguagem visual própria. Com linhas mais finais passando um ideal de refinamento para uma floricultura, ou uma fonte mais grossa para representar resistência à uma marca de pneus.
Estudo das cores
Junto aos pontos levantados, outro tópico de grande importância para o visual de uma marca é a escolha de uma tonalidade adequada.
Seguindo o uso tradicional de cores, como o branco representando limpeza, o verde e sua ligação à natureza, sendo indicado para uma agência de consultoria ambiental, entre outras associações, até mesmo emocionais, a serem levantadas pelo estudo das cores.
Mesma identidade em diversos canais
Por último é importante citar a importância de replicar essa identidade visual criada entre os mais diversos veículos e canais de comunicação pertencentes à tal companhia, permitindo com que essa identidade seja reforçada na mente da sociedade.
Da mesma forma com que a simples letra inicial de uma rede de restaurantes, presente em um copo de papel personalizado, seja o suficiente para que o público reconheça a marca.
Destacando essa identidade entre os mais diversos canais e produtos a serem distribuídos por uma empresa. Da fachada da companhia até a assinatura de um post na internet. Tudo a reforçar a imagem dessa marca, facilitando com que o público a reconheça.
Garantindo assim com que uma série de benefícios comerciais sejam alcançados por uma empresa, a ter uma posição de destaque no mercado e na mente dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.