O marketing verde traz muitas vantagens para uma empresa, entre elas o principal é o aumento da credibilidade. Visando vincular os produtos e serviços de uma organização a uma visão ecológica e socialmente consciente, essa é uma tendência do mercado.
Para sua aplicação é necessário conscientizar clientes, fornecedores, sócios e investidores sobre suas vantagens, dando a certeza de que os processos estão em conformidade com a proteção ambiental, como um gerenciamento de resíduos eficiente.
Neste artigo abordaremos o marketing verde, seus princípios e vantagens, bem como ele é aplicado na realidade das empresas.
O que é marketing verde?
Vivemos uma época na história da humanidade que nunca foi tão importante falar sobre o marketing verde e a sustentabilidade.
Em tempos de mudanças climáticas, novas leis de proteção ambiental, aumento no consumo e na geração de lixo, bem como a deterioração ambiental, não precisamos de fatores mais convincentes para uma abordagem em prol da natureza.
As empresas estão mudando seus modelos de negócios para buscar meios mais sustentáveis para a produção e o consumo.
Dessa forma, o marketing verde é uma estratégia desenvolvida por empresas como uma fabrica de embalagens que deseja conscientizar seus clientes de suas vantagens em relação à proteção ambiental.
Também conhecido como marketing ambiental, essa estratégia de marketing busca diferenciar uma marca dando foco aos benefícios dos produtos ou serviços, os meios de produção, bem como para a postura geral da marca em relação ao meio ambiente.
Nesse sentido, a imagem vendida é a da consciência ambiental da organização, e sua preocupação com a sustentabilidade.
Nesse meio de negócio se faz extremamente importante que exista e impere uma atitude real de transformação e responsabilidade que se expande pelas áreas ambientais, sociais, culturais e econômicas.
Princípios do marketing verde
O marketing verde ou ambiental conta com alguns princípios básicos para sua sustentação, de forma que o empreendimento deve:
- Ser ecologicamente correto;
- Ser economicamente viável;
- Ser socialmente justo;
- E ser culturalmente aceito.
Perceba como existe uma grande necessidade de responsabilidade, tanto ambiental, quanto econômica, social e cultural.
É importante que entre os princípios das empresas de etiqueta para balança estejam inseridos os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), bem como os 4 Ss (Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e Aceitação Social, ou Social Acceptance).
Com investimentos nos aspectos citados, a empresa economiza dinheiro e energia nos processos produtivos, colabora para um meio ambiente mais saudável e consegue lucrar com base em sua qualidade.
Assim se faz extremamente necessário que toda ação de marketing verde seja pautada em atitudes reais da empresa, ou seja, em um discurso verde embasado.
As empresas que investem nesse tipo de marketing precisam incorporar práticas de responsabilidade ambiental, que priorizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, como uma empresa de iluminação profissional.
Cuidado com o Greenwashing!
O greenwashing é um termo em inglês que pode ser traduzido como lavagem verde, e você precisa tomar cuidado com isso.
Corresponde a propagandas enganosas feitas por organizações que se colocam em defesa do meio ambiente, mas na realidade não praticam ações que colaboram com a mitigação dos impactos ambientais.
Em muitos casos é comum que as empresas que cometem essa ação criminosa até façam exatamente o contrário do que divulgam, prejudicando ainda mais o meio ambiente.
Essa é uma prática que pode ser desenvolvida tanto por empresas públicas quanto privadas, governos, políticos ou organizações não governamentais (ONGs), devendo sempre ser evitada para não manchar a reputação da empresa.
O que acontece é que algumas organizações fazendo uso de rótulos, certificados ou do marketing verde, utilizam propagandas que levam o consumidor a acreditar que ao realizar a ação de comprar um produto, ele está contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Mas o que ocorre na verdade é que essas empresas não adotam práticas sustentáveis em seus processos. O que temos são produtos que não trazem nenhuma proteção ambiental ou que ainda geram mais impactos negativos ao meio ambiente.
Essa má prática de marketing verde evoluiu conforme o número de consumidores preocupados com o meio ambiente aumentava.
Para conquistar esse mercado consumidor que tem se expandido, diversas organizações passaram a utilizar em sua comunicação apelos ecológicos juntamente a seus rótulos.
Assim, é considerado greenwashing quando uma empresa usa informações falsas que dão a entender que praticam ações sustentáveis, ocultam características nocivas de seus produtos, utilizam dados incorretos ou ambíguos, sem provas de sua veracidade.
Para fazer a aplicação do marketing verde é importante que sua empresa de balões personalizados tenha responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural, incorporando na realidade do dia a dia práticas sustentáveis.
Uma boa forma de começar é estruturando práticas que busquem reduzir ou eliminar os impactos ambientais. Invista em reciclagem e no reaproveitamento de materiais durante o processo produtivo para usar o marketing verde.
Economize recursos naturais tanto no processo de produção quanto de prestação de serviços. Elimine o uso de produtos tóxicos e poluentes. Essas são práticas que geram admiração por parte dos consumidores.
Faça a separação e a destinação adequada dos resíduos para o desenvolvimento de processos ecoeficientes. Através de uma gestão que põe em prática todas essas ações, tem-se a contribuição para a preservação ambiental.
É essencialmente importante que uma empresa de armazenamento siga todas as diretrizes para a conservação do meio ambiente.
Vantagens do marketing verde
A aplicação do marketing verde em suas estratégias cria um diferencial competitivo em relação à concorrência. Ao demonstrar que a marca tem uma consciência ecológica é criado um valor que atrai mais consumidores alinhados com esse propósito.
Como um efeito-dominó, mesmo os consumidores que não estão particularmente interessados pela proteção ambiental passam a consumir seus produtos e serviços, devido ao seu bom posicionamento no mercado.
Contar com esse diferencial que valoriza uma marca no mercado, obviamente aumenta os lucros. Além disso, quando práticas mais sustentáveis são apropriadamente aplicadas, os custos de produção são reduzidos.
O ganho de credibilidade gerado por uma postura séria e comprometida com o futuro da sociedade, facilita na busca por investimentos, com bons horizontes para seu negócio.
Podemos concluir sintetizando em pontos objetivos quais são as vantagens do marketing verde:
- Ganho de credibilidade;
- Redução de custos;
- Aumento nos lucros;
- Diferencial competitivo;
- Possibilidade de crescimento do negócio.
O marketing verde é uma estratégia que vincula uma visão ecológica e socialmente consciente com a produção e os serviços da organização.
Sua aplicação demonstra que uma empresa de consultoria ambiental se coloca em favor da proteção ambiental, do desenvolvimento econômico, cultural e social usando práticas sustentáveis.
Como usar marketing verde na sua empresa?
A primeira coisa que precisa ser pontuada é que a aplicação do marketing verde demanda responsabilidade ambiental, cultural, econômica e social.
Para usar o marketing verde para a divulgação de sua empresa é preciso primeiro incorporar práticas em favor de um desenvolvimento sustentável.
Uma boa forma de começar é buscando práticas que reduzam ou eliminem os impactos ambientais causados pela empresa. O próximo passo é investir na reciclagem, na separação e no reaproveitamento de materiais, gerando economia no processo.
Economize ao máximo os recursos naturais tanto durante o processo de produção quanto na prestação de serviço, eliminando poluentes e materiais tóxicos.
Lembre-se sempre de prezar por uma política de separação e destinação dos resíduos, para que sejam feitos de forma adequada e ecologicamente correta.
Através da gestão envolvida no marketing verde, uma empresa de alugar gerador de energia pode adotar práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Considerações finais
Se você não investe em marketing verde é hora de repensar seus valores e começar a tornar sua empresa mais amiga do meio ambiente.
Indo de encontro ao exemplo de várias empresas que tiveram sucesso ao adotar essa abordagem, o marketing verde traz benefícios, como:
- Grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes;
- Agregação de valor a marca;
- Ganho de credibilidade;
- Atração de consumidores mais conscientes;
- Redução de custos;
- Mais marketing de recomendação;
- Mais vendas e lucros;
- Atenção de acionistas conscientes;
- Atendimento às necessidades e exigências do consumidor.
Além de tudo isso é um investimento que te trará economias ao longo do tempo, pois marketing verde gera dinheiro.
Adapte-se às exigências desse novo perfil de consumidor que se preocupa com o meio ambiente, tomando as iniciativas necessárias para reduzir a emissão de resíduos e poluentes para o ambiente.
Após estar ao máximo em conformidade com as ações e diretrizes para a preservação da natureza, não deixe de investir no marketing digital. Esse é um segmento que traz um leque de oportunidades e valorização da marca perante quem mais importa: o consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.