TikTok Ads: veja como funciona e como investir

Atualmente é muito difícil encontrar pessoas que não tenham ouvido falar sobre o TikTok. Para alguns, é a principal rede social; para as empresas em específico, o TikTok Ads é a porta para aumentarem o alcance do negócio.

Longe de ser apenas uma rede social que envolve “dancinhas”, o TikTok é, hoje, uma das principais ferramentas para os empresários de qualquer ramo.

Em setembro de 2021, o aplicativo atingiu a marca de 1 bilhão de usuários cadastrados. Considerando a atual popularidade da rede social, estima-se que o TikTok reúna 825 milhões de pessoas acima dos 18 anos ao redor do mundo.

Quase a metade dos usuários, cerca de 43% do público total, tem entre 18 a 24 anos. Já o público feminino nessa faixa etária corresponde a um quarto de audiência de anúncios da plataforma (24,7%).

Devido a essa diversidade de público e audiências, torna-se cada vez mais importante aprender a criar anúncios dentro da plataforma, visto que ela tem o poder de aumentar o alcance de uma loja de balões infláveis para propaganda ou qualquer outro negócio.

Visto que o aplicativo já é uma ferramenta no mundo dos negócios, neste artigo vamos abordar quais os passos necessários para posicionar a sua marca nessa grande plataforma de vídeos que é o TikTok.

Tipos de anúncios no TikTok

Inicialmente, você precisa saber que há diferentes tipos de anúncio na plataforma, e que nem todas as opções estão disponíveis para todos os países. Abaixo listamos os principais formatos que são essenciais para o entendimento.

Anúncios de Feed no TikTok Ads

Esse tipo de anúncio é desenvolvido diretamente pelo gerenciador de anúncios do app.

Um dos modelos que existem dentro dessa categoria é o anúncio de imagens, que roda no feed de notícias da empresa e inclui imagem ou nome da marca, junto com o texto de anúncio.

Anúncios de vídeo

Esse modelo, por sua vez, pode ser considerado o mais usado, que é a propaganda que remete a um conteúdo normal da plataforma.

O formato dos vídeos são de 5 segundos até 1 minuto, que rodam em tela cheia na parte “Para você”. Nesse espaço é possível ver conteúdos sobre brindes personalizados para feiras e qualquer outro assunto relacionado às suas pesquisas.

Cada anúncio desses inclui um vídeo, uma imagem de display de anúncio, nome de marca ou app e texto.

Anúncios Spark no TikTok Ads

Dentre os tipos de anúncios existem também os Anúncios Spark, que permitem impulsionamento de conteúdo orgânico da conta para outros usuários.

Automaticamente, quando uma gráfica para impressão de apostilas investe nesse tipo de anúncio, consegue uma base de seguidores mais sólida.

De acordo com os estudos feitos pela própria rede social, os anúncios têm até 24% mais conversões e 142% mais engajamento que anúncios no feed comum.

Outros anúncios são dispostos na rede de audiência do TikTok (similar às soluções da rede de display do Google), e os anúncios em carrossel nos aplicativos de notícia do TikTok.

Formatos de anúncio disponíveis para marcas

Marcas que possuem algum representante de vendas dentro da plataforma têm a liberdade de utilizar formatos de anúncios especiais, o que torna conteúdos sobre crachá em pvc personalizado ainda mais atraentes visualmente falando.

Para que a sua marca tenha esse representante de vendas, é necessário entrar em contato com a empresa e verificar se há a possibilidade de usar esses formatos especiais. No caso, os tipos são:

  • Anúncios TopView;
  • Desafío de hashtag de marca;
  • Efeitos de marca.

Os Anúncios TopView são vídeos de 5 segundos até 1 minuto que aparecem no primeiro momento em que abrem o app.

Em seguida temos o desafio de hashtag de marca, que se trata de campanhas que possuem duração de três a seis dias em formato que aumenta o engajamento do público.

Quanto maior for uma campanha relacionada a assuntos como consultoria administração empresarial, maior serão as chances de engajamento por parte do público-alvo.

A ideia principal por trás desse tipo de anúncio é que o conteúdo dos usuários apareça na página de hashtag do desafio.

Por fim, temos os efeitos de marca, que nada mais é que elementos visuais que são acrescentados no conteúdo.

Geralmente, os efeitos conseguem fazer com que os usuários criem mais interesse sobre o conteúdo que uma empresa de usinagem de peças está criando. Os elementos são:

  • Efeitos;
  • Stickers;

Dentro dessa categoria há também outras formas de edição especial para que os usuários possam interagir com a marca.

Como criar seu gerenciador de anúncios?

O primeiro passo para começar a fazer os seus anúncios é criar uma conta no Gerenciador de Anúncios. É através dele que uma consultoria em gestão de empresas, por exemplo, terá um acesso maior sobre os seus conteúdos empresariais.

O ideal é que você já tenha uma conta pessoal na rede para que você possa se familiarizar com os formatos de vídeos e os conteúdos que aparecem na plataforma. Para que você entenda melhor, listamos abaixo o passo a passo para criar a sua conta nesse gerenciador.

1. Crie seu login

Inicialmente você deve ir para a página Gerenciador de Anúncios do TikTok e preencher os campos com o seu e-mail ou telefone e senha.

Em seguida clique em “Enviar código” para que você possa receber o seu código de verificação. Por fim, concorde com os termos e condições vigentes..

2. Abra sua conta

Logo em seguida você verá alguns campos para preencher. Nessa parte, coloque as informações básicas sobre a sua empresa, incluindo a região onde está localizada, seu fuso horário e a moeda para a plataforma fazer a cobrança.

É necessário também colocar o nome empresarial, ou seja, se você possui uma empresa de call center SP, coloque exatamente o mesmo nome que está presente nos documentos oficiais.

Depois de preencher estas partes, considere a possibilidade de verificar se as informações estão corretas, especialmente o fuso horário, visto que após a análise não será possível alterá-lo. Logo, é só clicar em Registrar para abrir a sua conta.

3. Insira as informações da sua empresa

No seu primeiro login aparecerá um pop-up solicitando mais informações sobre a sua empresa e os dados de cobrança, incluindo o CEP, endereço e estado.

Para que a sua conta passe pela fase de revisão, é necessário que todas as informações colocadas estejam corretas. O seu site também precisa estar funcionando bem e possuir todos os dados necessários para os potenciais clientes.

4. Escolha a forma de pagamento

Nessa parte você pode optar pelo pagamento manual ou automático (caso esteja disponível na sua região). Entretanto, depois de inseri-lo não será mais possível alterar essa configuração.

5. Envie seus dados para aprovação

Por fim, clique em “Enviar” no final da página em que você está. A equipe responsável pela administração do app irá revisar a sua conta em até 24h. Após essa análise, os responsáveis irão te enviar a confirmação ou rejeição da sua solicitação.

Há algumas razões para a sua solicitação não ser aprovada, algumas delas serão citadas abaixo:

  • O nome enviado não corresponde ao nome do documento;
  • O link do seu site não estava no formato adequado;
  • Seu site não promove um produto ou possui informações válidas;
  • A promoção do produto não é tolerada em certos países.

Após você ter criado a sua conta no Gerenciador de Anúncios do TikTok, é chegada a parte de começar a desenvolver suas campanhas.

Como criar uma campanha no TikTok Ads?

Inicialmente você precisa saber que existem três categorias de anúncios no TikTok e você precisa escolher uma. O primeiro é o Reconhecimento, onde você mostra o seu anúncio para o maior número de pessoas possíveis.

O segundo é a Consideração, que trabalha com tráfego, download de app, visualizações de vídeo e geração de leads. Por fim temos a Conversão, que como o próprio nome já sugere, é voltada para fazer ações no seu próprio site para fazer com que os usuários comprem.

Em seguida você precisa seguir alguns passos que o próprio aplicativo te auxilia na hora de optar. Nesse processo, você deve se atentar aos seguintes fatores:

  • Dar um nome à campanha e definir o orçamento;
  • Nomear seu grupo e selecionar onde irá veículá-los;
  • Decidir se irá utilizar a Otimização de Criativos Automatizada;
  • Segmentar sua audiência;
  • Definir o orçamento do seu anúncio e agendar a publicação;
  • Escolher sua estratégia de leilão e otimização;
  • Criar seu anúncio.

Ao criar o seu anúncio, ele entra em um processo final de revisão e aprovação antes mesmo de começar a rodar pelo aplicativo.

Qual o valor para anunciar no TikTok?

Até então, os valores dos anúncios no TikTok são baseados no modelo de leilão, permitindo que o gestor controle os seus gastos diariamente ou com um limite total.

Em caso de campanhas, o valor mínimo é de 50 dólares diários para a duração máxima. Já os grupos de anúncios pedem um mínimo de 20 dólares diários, e para a duração máxima existe um cálculo de acordo com os números escolhidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.