A importância de sites e blogs para o marketing empresarial


O marketing empresarial, assim como todas as modalidades existentes de marketing, lida com uma constante evolução dos meios de produção, do comportamento do público, e qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento da sociedade.

Sendo que uma dessas mudanças se encontra na criação de conteúdos e a forma como eles são consumidos.

Ademais, esse tipo de marketing é focado em estratégias aplicadas ao cotidiano do meio empresarial. Ações realizadas com o intuito de não só alcançar novos clientes, mas de garantir a permanência desses consumidores previamente conquistados.

Para isso são necessárias ações capazes de responder aos anseios dos consumidores, oferecendo soluções práticas e eficientes.

É preciso lembrar também que hoje o cliente não consome apenas o produto ou serviço oferecido em si, mas também os valores que são embutidos nessa compra.

Sendo assim, é essencial que o meio empresarial saiba como trabalhar tais questões, fortalecendo a imagem da empresa por meio de ações e comunicados ligados à missão escolhida pela companhia.

Inclusive, isso é válido tanto se você estiver trabalhando com consumidores finais quanto com uma agência de fornecimento para indústrias, por meio de materiais como ribbon cera ou outras frentes.

Para concluir tais objetivos é necessário que o marketing empresarial utilize os conceitos de outro modelo do marketing, o de conteúdo. Ele atua com a criação de expressões como vídeos e textos, responsáveis por disseminar elementos relacionados aos valores e objetivos de uma marca.

Além do conteúdo, é preciso trabalhar com plataformas que possam suportá-los, levando o acesso para os seus clientes e consumidores em potencial. Os sites e blogs fazem um trabalho essencial nesse sentido.

Essas plataformas têm função similar a uma vitrine de uma loja física, que no caso de uma bazar de roupas, pode ser através do destaque às camisetas bordadas que estão disponíveis para venda.

O grande diferencial é que elas permitem a exibição não somente dos seus produtos, mas também de conceitos mais abstratos, como os princípios e a concepção de valor que a empresa pretende trabalhar por meios de marketing, ligando-os aos serviços por ela oferecidos.

Como funciona um blog ou site empresarial?

Essas ferramentas de comunicação começaram tendo uma função similar a um diário digital, no qual os usuários da internet podiam compartilhar suas reflexões e opiniões sobre assuntos específicos ou gerais, de acordo com a especificidade do seu blog.

Mesmo sendo plataformas mais ligadas à promoção de algo ou alguém, os sites também exerciam tais características, com muitos integrando a funcionalidade de um blog a si, através de links de conexão.

Hoje eles apresentam possibilidades muito mais diversas. Por exemplo, um blog pode se tornar, hoje, o principal canal de comunicação de uma marca.

Expondo novidades sobre seus produtos, informações sobre projetos vindouros ou conteúdos de forma geral que fortaleçam a imagem da sua companhia com o público.

Inclusive, em uma época na qual a humanização das marcas é um conceito cada vez mais presente no meio empresarial, um blog ou site pode ser essencial para a manifestação de tais características.

Blogs e sites como forma de contato com o cliente

Esses diários virtuais podem ser importantes ferramentas para o conhecimento do seu público. Uma análise que pode ser feita através da forma em que eles reagem ao conteúdo postado, através de comentários ou reações a postagens em redes sociais.

Um site ou blog também permite o recolhimento de informações ricas, como dados pessoais dos seus clientes, como nome e e-mail.

Esses dados podem, inclusive, serem conquistados de forma voluntária por meio dos visitantes, que fornecem suas informações para serem alertados sobre novos conteúdos postados.

Tendo a posse desses dados é possível que a empresa realize pesquisas sobre o comportamento e o perfil daqueles que buscam o seu conteúdo, e possivelmente os seus produtos e serviços.

A criação de uma comunicação personalizada também pode ser realizada a partir dessas informações, estreitando os laços com seus clientes e fãs da marca.

Para uma empresa de decoração, responsável por um blog de sucesso acerca do tema, é possível destacar conteúdos específicos sobre os temas que mais chamam atenção, como um texto sobre papel de parede estilo oriental, para os admiradores do estilo.

Outra opção válida para o exemplo anterior, é uma reflexão sobre a necessidade de carpetes dentro de um lar, para aqueles que estão em dúvida e buscam conteúdos sobre o assunto.

Outros meios de se apresentar um conteúdo personalizados são:

  • Contato via redes sociais;
  • Newsletter;
  • Comunicação por mensagem de texto;
  • Mensagens via aplicativos de conversa.

Claro que a sua empresa, com base no planejamento e em outras frentes, escolherá a melhor técnica.

Bons conteúdos te tornam relevante

Mais do que a quantidade de posts, a qualidade do seu conteúdo torna o seu blog ou site em um ambiente com maior número de acessos e visualizações.

Ao aplicar técnicas de SEO ao seu conteúdo disponibilizado nas redes, a probabilidade dele ser encontrado nas pesquisas e se destacar para um potencial consumidor são enormes.

SEO ou Search Engine Optimization consiste em um conjunto de ações voltadas a otimização das ferramentas de busca, ou seja, quanto melhor ajustadas forem as técnicas de SEO ao seu site, maior serão as chances dele aparecer nas páginas de pesquisa.

Isso é essencial para empresas que atuam em ramos específicos, como uma fábrica de etiquetas personalizadas, que pode se tornar visível justamente para as pessoas que buscam esse tipo de serviço na internet.

Dentro dessas técnicas, destaca-se também o uso de elementos visuais, que devem estar relacionados aos produtos comercializados pela sua companhia. Assim, o seu site ou blog pode despontar em ferramentas de pesquisa que usem o filtro de busca por imagens.

Blog como um serviço de apoio aos seus produtos

Uma procura comum na internet é sobre o funcionamento de objetos que as pessoas acabaram de comprar, ou estão pensando em adquirir.

Manuais de instrução costumam ser complexos, repletos de uma linguagem técnica, e muitas vezes a própria empresa pode ajudar na melhor compreensão de tais questões, facilitando todo o processo.

Textos do tipo “passo a passo” são de grande importância para o público, que está sempre em busca de um conteúdo que possa facilitar sua vida.

Através desse modelo ou de textos similares, uma empresa consegue esclarecer questões acerca do desempenho dos seus produtos, ou até mesmo falar da qualidade dos seus serviços, que pode ser desde um reparo de eletrônicos a um serviço de revestimento em ACM.

 

Tudo isso embutindo o nome da marca em conteúdos relacionados a problemas que podem ser resolvidos através da contração dos seus serviços. Ademais, o destaque a objetos comercializados pela sua empresa pode ser conquistado através de conteúdos diferenciados.

Por exemplo, com textos sobre os desafios de se realizar um evento de grande porte, e da possibilidade de compra de um camarim móvel como uma solução que simplifique a vida do organizador de diversos tipos de celebrações e festividades.

Mantendo contato com seus clientes

Alimentar frequentemente o blog ou site da sua empresa é uma forma de manter os seus clientes sempre conectados.

É preciso estar atento aos tipos de conteúdo que eles procuram, e oferecê-los de forma constante pode fortalecer a conexão, além da relação de confiança e prestígio que passa a ser sustentado por meio dessa entrega contínua de conteúdos e resultados.

Manter o seu potencial cliente de olho em sua marca é uma forma de garantir que no momento de decisão de compra, o nome da sua empresa seja o primeiro a ser considerado pelo consumidor.

Como uma fábrica de toldos, que conquistou o seu cliente por meio de conteúdos relacionados à arquitetura de prédios ou manutenção desses itens contra causas naturais.

A importância de um site ou blog para sua empresa

As causas citadas são apenas algumas em relação ao número de possibilidades que a produção desses conteúdos pode realizar em nome da sua empresa.

O marketing empresarial lida com as melhores maneiras possíveis de levar o seu produto aos seus clientes, e como foi visto, plataformas virtuais como sites e blogs são grandes auxiliares nesse sentido.

Seja por meio de uma divulgação clara dos seus produtos ou serviços, ou através de conteúdos que se relacionam ao perfil do seu consumidor, a produção contínua desses conteúdos chama a atenção do cliente, permitindo uma relação maior e favorecendo o consumo.

Entretanto, para aplicar de forma correta tais estratégias, é preciso contratar bons profissionais na produção de conteúdo, pois assim como os funcionários empregados na boa execução do seu serviço, a criação desses textos também é responsável pela consolidação da imagem.

Em alguns casos, tais preceitos são melhor trabalhados pela comunicação do que pelo produto comercializado em si. Afinal, é difícil compreender conceitos como respeito e igualdade através de um objeto mecânico como uma catraca biométrica.

Desse modo, tais conceitos só são possíveis de serem compreendidos através de um bom serviço de comunicação por parte da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.