Como uma loja virtual pode aplicar um sistema de entrega


O mercado digital tem ganhado cada vez mais espaço, garantindo que uma loja virtual consiga resultados expressivos com suas vendas. Entretanto, trata-se de um formato completamente diferente dos métodos tradicionais, e é preciso se atentar a muitos detalhes.

Desse modo, um dos principais elementos que qualquer loja virtual precisa prestar atenção é com a entrega.

Este é um ponto fundamental para aumentar a experiência do cliente, conquistando assim uma estrutura muito melhor qualificada para suas ações, contando com motoboys em São Paulo para a entrega.

Por isso, é importante que você saiba todas as possibilidades e métodos para conseguir apresentar um atendimento muito mais qualificado, baseado em recursos que poderão ser planejados com mais qualidade.

A importância do serviço de entrega

Quando um consumidor faz uma compra na internet, ele imediatamente começa a ficar ansioso para receber o item.

Por conta disso, é importante ter em mente que o serviço de entregas é muito importante para garantir uma melhora em seu relacionamento com os consumidores de sua empresa, sobretudo se você está tentando fidelizá-los.

Isso porque a velocidade na entrega demonstra uma preocupação e um carinho com o consumidor, que o faz desejar fazer mais negócios com você, mostrando que a abertura de empresa em São Paulo é um sucesso, rendendo muitos frutos.

Ademais, a praticidade da compra é um dos motivos que leva mais clientes a buscarem o comércio digital, junto dos preços mais baixos que em mercados tradicionais. Por isso, é importante fazer um atendimento de qualidade para converter de fato os consumidores.

Uma vez que a loja virtual não tem um acesso direto aos clientes, é importante pensar que você deve aprimorar seu atendimento em serviços relacionados à venda, sobretudo por conta de transporte do item em questão.

Isso porque encabeçam as listas de reclamação sobre lojas online a quebra de prazo para entrega e o não recebimento de produtos, o que pode ser muito frustrante, principalmente por conta do estresse gerado por esse tipo de problema.

Além disso, um cliente insatisfeito não só deixará de comprar em sua loja, tornando-se um cliente a menos, como também será bastante vocal nas redes sociais e em seus canais de comunicação contra seu produto.

O impacto de uma má publicidade pode ser desastroso, fazendo você perder inúmeros potenciais clientes e ter resultados negativos. Por isso, é fundamental realizar sempre o melhor atendimento possível com sua empresa de, por exemplo, relógio de ponto cartográfico.

O frete é outro ponto a se considerar, uma vez que boa parte das desistências em compras online se devem ao valor que tem que ser pago como frete.

Muitas empresas acabam perdendo boas oportunidades pelos altos custos de envio, principalmente por não saberem suas opções. Algumas ações podem ainda acalmar o cliente, sobretudo se você souber como lidar com esse tipo de atividade.

A simples entrega de um código de rastreio, onde o consumidor pode acompanhar o processo logístico de sua empresa, pode ser um grande diferencial.

Isso porque ao estar a par do caminho que o produto está realizando, o cliente acaba ficando mais aliviado, não deixando a ansiedade e o estresse tomarem conta da expectativa de receber o produto em mãos.

Algumas empresas oferecem gratuitamente o código, que pode ser repassado ao cliente no momento em que você posta os itens para o envio, garantindo assim uma confiança maior em seu estabelecimento.

Sabe o nível de confiança que você tem na sua advocacia condominial, pois bem, é o mesmo que o seu cliente deve ter em você e nas suas ações.

Como realizar as entregas?

Normalmente, uma empresa pequena ou um vendedor autônomo simplesmente leva a encomenda até os Correios e envia o produto diretamente, recebendo um código para entregar ao consumidor.

Entretanto, se sua empresa trabalha com grandes quantidades de envios, ou ainda se você deseja uma solução mais prática e sofisticada para seu trabalho, existem outras maneiras de fazer a logística de entregas de sua companhia.

Hoje, existem diversas empresas de transportes que se especializam em envio e entrega de produtos, com opções variadas de contratação e um serviço mais voltado para o processo personalizado, como faz a terceirização de folha de pagamento, porém com entregas.

Normalmente, o processo funciona de maneira muito mais simples, permitindo que você possa focar na parte de vendas e atendimento. Quando você fecha um negócio, aciona os serviços da empresa de transporte.

Então, um profissional irá até o local onde seu estoque se encontra, pegará os produtos que serão despachados e levará para a casa dos clientes. Tudo isso de forma simples e assertiva, conseguindo uma estrutura muito mais adequada para seu trabalho.

Firmar uma parceria profissional desse modo é muito mais inteligente do que ter dores de cabeça para conseguir entregar todos os produtos no prazo, principalmente se você tiver que se deslocar com grandes quantidades de produtos até uma agência de transporte.

Dicas para aproveitar melhor seu transporte

Para conseguir aproveitar com tranquilidade e qualidade os processos logísticos de sua empresa, é importante pensar em como você pode explorar estes recursos com mais qualidade.

Dessa maneira, pensar em formas de otimizar esse processo podem ser fundamentais para que você crie um estímulo para suas ações. Esse tipo de recurso é muito importante para você conseguir trabalhar com mais qualidade com sua empacotadora, por exemplo.

O primeiro passo aqui é ter em mente que o processo logístico é muito complexo, e precisa ser planejado com antecedência para que tudo caminhe bem, evitando atrasos e quebras no processo, que podem ser prejudiciais para a empresa.

Além disso, é importante pensar que cada empresa é única, e tem seus próprios problemas e situações que precisam ser verificadas. Por isso, é importante que você aceite as dicas deste material como ferramentas para trabalhar.

As informações abaixo não são um manual de transporte de produtos, mas sim elementos que podem ajudar sua empresa, mas que precisam ser adaptados a sua realidade para terem uma efetividade boa. Confira algumas ideias:

Forme parcerias com transportadoras

Esta é uma etapa que não há como escapar. É preciso que você confie e conheça a empresa que fará os transportes de produtos comprados em sua loja virtual, para garantir que os prazos informados no site serão cumpridos.

Por isso, é importante que você procure dentre as inúmeras opções no mercado uma que se encaixe em suas necessidades, que podem ser:

  • Valor de transporte;
  • Área de atuação;
  • Velocidade de entrega;
  • Cuidado e atenção com as embalagens.

Independentemente dos motivos que o levaram a escolher uma transportadora, é importante pensar que esse tipo de ação é um passo fundamental para conseguir trabalhar com mais qualidade nesse tipo de atividade.

Essa parceria normalmente tem um custo, então é importante procurar aqueles que tem o menor tipo de gasto, principalmente para você conseguir apresentar condições melhores para seus consumidores de removedor de cera ou outro produto, se for o caso.

Além disso, é importante deixar claro este valor desde o começo da venda, para que o cliente não receba uma surpresa e acabe tendo problemas na hora de pagar.

Gratuidade de frete

Em alguns casos, você pode arcar com os valores de frete em um combinado com a transportadora, conseguindo assim uma vantagem competitiva no mercado, bem como conquistando a preferência do seu público.

Isso faz com que os clientes se sintam mais instigados a comprar. Inclusive, muitas vezes, é interessante essa ferramenta para incentivar ainda mais pessoas a consumirem seus produtos ou serviços.

Em alguns casos, entretanto, o frete gratuito pode extrapolar a conta e não ser aplicável em seu caso. Ainda assim, é possível oferecer frete grátis para regiões específicas, como o estado em que a empresa se encontra.

É importante fazer todas as contas e verificar o que você pode fazer para melhorar esse tipo de situação, conseguindo assim estruturar melhor suas oportunidades de vendas em uma locação de tendas para eventos, ou outra empresa de outro segmento.

Variedade de serviços de entrega

Uma boa forma de conseguir conquistar mais vendas com sua empresa é oferecendo várias opções de frete para a escolha final dos consumidores. Esse tipo de ação permite que você utilize recursos de diversas transportadoras.

Isso dá uma variedade de preços e prazos para o frete do produto, possibilitando que o próprio cliente escolha a opção que condiz mais com sua necessidade e sua condição de pagamento.

Esse tipo de ação acaba dando mais liberdade para o consumidor, que sente que está no controle da situação e consegue comprar com muito mais tranquilidade e conforto, certo de que terá seu produto no tempo certo.

Considerações finais

Quando você trabalha com entregas e fretes, é muito importante saber todas as suas possibilidades e ser extremamente aberto com os consumidores. Dessa maneira, você consegue conquistar esse tipo de ação com muito mais qualidade.

Por isso, é importante que você consiga lidar com esse tipo de situação para apresentar um conteúdo mais qualificado e otimizado para o consumidor, que buscará a melhor opção na hora de comprar em uma loja virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.