Ser criativo e produzir conteúdo de qualidade para as redes sociais pode ser um trabalho complexo, mas ele é muito recompensador, sobretudo para empresas que ainda estão iniciando sua interação junto aos processos de marketing de sua empresa.
O mundo passa hoje por um processo de transformação digital. Isso acontece por conta dos inúmeros avanços tecnológicos que permitem uma série de interações importantes para que você consiga trabalhar com qualidade nesse novo mercado.
Uma das principais formas de utilizar a tecnologia a seu favor é através da comunicação, elemento primordial para a maioria das interações com os clientes atualmente.
O perfil de cliente reativo ficou para trás, dando espaço para um consumidor mais exigente, até mesmo com a procura por bobina de papel para plotter.
Hoje, a busca por informações é muito grande, e antes de efetuar uma compra o cliente deseja uma interação maior com o responsável pelo item em questão.
De todo o tempo que as pessoas passam na internet, a maior parte dele é navegando em redes sociais.
Por isso, o próprio mercado identificou o potencial de negociação de estar nestas redes, e começou um processo migratório, com apoio das próprias plataformas, que criaram uma série de ferramentas para se trabalhar com vendas.
Dessa forma, é importante que você consiga definir as redes sociais mais acessadas pelo seu público-alvo e como você pode produzir melhor nas redes.
Isso porque a ideia de migrar para a internet e para as redes não foi única, e diversas empresas, como de gravação em aço, acabaram seguindo a mesma ideia.
Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas buscam um diferencial competitivo na área, ser criativo é fundamental. Assim, você consegue construir um relacionamento com o público muito mais completo e adequado.
Produzindo conteúdo para as redes
Produzir conteúdo para as redes sociais não é uma tarefa fácil, principalmente pela amplitude de opções que cada empresa recebe. Entretanto, é um passo primordial para você conquistar um bom posicionamento de mercado.
Para conseguir ter uma estrutura adequada para esse tipo de ação, é importante se atentar a algumas dicas fundamentais para conseguir trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação, tendo uma estrutura muito mais qualificada.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada empresa é única, e uma dica que funciona para uma companhia pode não funcionar para a sua.
Diante disso, é importante levar esse tipo de conteúdo como um norte para guiar suas ações dentro de uma fábrica de etiquetas para pneus, por exemplo.
Adapte todos os elementos que julgar necessário, mas mantenha a linha base para que você consiga aproveitar melhor estes recursos sem perder o foco de sua empresa, adaptando e modificando os itens conforme for necessário.
Saiba quem é seu público
O primeiro ponto que você precisa saber para produzir conteúdo de qualidade é entender para quem você está publicando. Identificar estas pessoas é um passo fundamental para você conseguir uma estrutura de qualidade com sua empresa.
Ao definir seu público-alvo, você já consegue ter algumas respostas. É considerado o público-alvo o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, com uma propensão maior para comprar com a sua empresa.
Defina os pontos importantes e em comum do seu público-alvo, e assim você conseguirá identificar padrões, que podem ser segmentos de vendas, para te ajudar a criar conteúdo de papel de parede estilo oriental ou de outro tipo de produto.
Entretanto, é preciso ter em mente que nem todas as pessoas dentro do público-alvo estão aptas e adequadas para o momento da conversão, o que torna o público-alvo um conceito ainda muito genérico.
Para conseguir trabalhar com mais qualidade suas perguntas e ter uma estrutura base qualificada de negócios, o ideal é trabalhar com uma buyer persona, também conhecido apenas como persona, que é a idealização de um cliente.
A persona é uma figura fictícia, que utiliza vários elementos de personalização para ganhar uma identidade própria, tanto usando elementos comuns como psicológicos.
Por isso, é importante saber que para sua persona, você pode pensar em:
- Nome e endereço;
- Profissão e faixa salarial;
- Medos e anseios;
- Desejos e padrões de consumo.
Todos estes elementos ajudam a estipular uma figura estabelecida e preparada, garantindo um resultado mais qualificado para a situação e permitindo que você faça questionamentos mais assertivos acerca de sua produção de conteúdo.
Saiba se comunicar
A linguagem utilizada para falar com seu público é tão importante quanto sua identificação, principalmente no meio digital.
Saber como os consumidores de locação de tendas se comunicam, por exemplo, é muito importante para que a mensagem seja passada com exatidão para esse público.
Além disso, é importante pensar em diferentes maneiras de alcançar corretamente seu público. Uma empresa que lida com questões mais sérias e tradicionais pode exigir uma formalidade no tom de comunicação, independente do meio utilizado.
Por outro lado, uma empresa mais moderna, que lida com um público mais jovem, pode optar por uma linguagem mais informal, utilizando gírias e até mesmo memes.
O meme é uma figura com o objetivo de ser engraçada, e essas figuras tem um grande potencial de viralização.
Por isso, é importante pensar em como você pode utilizar estes recursos de maneira mais qualitativa, seja para vender uma catraca para academia, ou um prato em um restaurante.
Assim como um vírus real, o conteúdo viral se espalha rapidamente pela rede social, de maneira desenfreada. Ele normalmente inicia quando uma publicação começa a ganhar notoriedade, o que faz seus seguidores compartilharem essa publicação.
Suas redes de amigos e contatos podem se interessar e seguir a frente com estes itens, garantindo uma visibilidade muito maior do que o esperado, principalmente por conta de como você inicia esse processo.
Isso porque não é possível manipular um conteúdo viral, uma vez que ele depende das pessoas compartilharem.
Mas é possível instigá-las a compartilhar para atingir esse resultado com mais qualidade, seja para uma empresa de cesta de alimentos ou de produtos de beleza.
Se coloque no lugar de consumidor
Quando você for criar conteúdo para suas redes sociais, é preciso pensar como alguém que está recebendo esse conteúdo. O que ele traz de qualidade para você? É um conteúdo útil?
Esse tipo de questionamento ajuda a determinar se você está criando um material de qualidade, que atrai mais engajamento, ou se você precisa trabalhar melhor em cima do que está pensando em publicar.
Toda publicação na rede social tem um impacto, e o ideal é que você consiga gerar esse impacto de maneira positiva para conseguir retorno mais imediato para sua empresa, garantindo assim uma estrutura mais adequada para seus negócios.
Para isso, trabalhar com uma curadoria para seu conteúdo pode ser o ideal. Esta pessoa ficará responsável por identificar os materiais mais relevantes para suas redes sociais, garantindo um potencial maior de compartilhamento.
Trabalhe sua comunicação
Um dos grandes trunfos das redes sociais é seu potencial de comunicação. Para conseguir resultados mais adequados com suas publicações, é importante ter uma boa interação com o público em sua abertura de empresa em São Paulo.
Por isso, não deixe de pedir opiniões, responder comentários e interagir o máximo possível com as pessoas que estiverem conversando em suas publicações. Dessa forma, você consegue criar um bom relacionamento com seus seguidores.
Além disso, essa comunicação constante pode ser uma excelente maneira de criar novos conteúdos e melhorar ainda mais o material que está oferecendo para o grupo de pessoas interessadas em suas opiniões.
Boa parte do sucesso das redes sociais acontece justamente porque é um espaço onde todos podem dar suas opiniões e participar de discussões relevantes.
Isso mostra que as pessoas estão inseridas naquela publicação, mais dispostas a ampliar o relacionamento com sua empresa e conquistando uma estrutura mais adequada para o diálogo.
Seja multimidia
Cada rede social tem seus próprios recursos e focos de publicação. Por isso, é interessante entender essas necessidades quando você definir em quais redes sociais pretende investir.
Isso porque publicar conteúdos exclusivos para cada plataforma acaba conquistando muito mais clientes do que publicar a mesma coisa em vários canais.
Aproveite para experimentar mídias diferentes, como:
- Conteúdo em texto;
- Produções audiovisuais;
- Podcasts e rádios web;
- Imagens e fotografias.
Dessa forma, você consegue amplificar seu alcance, atingindo públicos diferentes que podem se interessar pelo seu conteúdo e acabar começando a seguir suas redes sociais, tornando-se assim uma oportunidade de negócios.
Considerações finais
Por se tratar de uma novidade, as redes sociais ainda tem muito potencial de exploração para trabalhar com sua empresa. As regras para o mercado usando as redes sociais ainda não são dominadas por todos, o que garante uma vantagem profissional.
Se integrar a novos conceitos de tecnologia como as redes, acaba sendo uma importante forma de conseguir se estruturar e resolver esse tipo de ação, garantindo assim resultados muito mais expressivos.
Portanto, é importante que você saiba como publicar com qualidade para conseguir atrair um público maior e atingir seus objetivos com o trabalho nas redes sociais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.