Para que uma companhia possa aumentar o seu nível de rendimento, existe uma série de atividades a serem cumpridas, entre elas o ato de otimizar o funil de vendas, uma ferramenta de grande utilidade para uma empresa que esteja em busca de crescer.
Aplicação essa que trabalha tanto com o aumento no seu número de clientes, como também em relação ao rendimento a ser alcançado por uma companhia, o que acaba por destacar ainda mais a importância desse tipo de funil para a prosperidade de um negócio.
E isso ocorre por causa da função dessa ferramenta em estabelecer uma boa relação com o público a ser conquistado por uma empresa, sendo necessário saber como se conectar com uma audiência, para então garantir uma possível aproximação de base comercial.
Algo importante para os mais diversos tipos de mercado, indo desde uma fábrica de placas de sinalização de trânsito, até mesmo a negócios de perfis mais populares, como pode ser o caso de uma marca de roupas, com peças desenvolvidas para o público jovem.
Mesmo ao lidarem com perfis tão distintos de audiência, ambos os negócios citados lidam com certas responsabilidades em relação à criação de uma certa proximidade com seus possíveis consumidores, trabalhando inclusive para confirmar essa conversão de vendas.
Situação essa que sempre teve importância no mercado, sendo o tipo de prática necessária para que uma empresa pudesse crescer em seu segmento, porém no cenário atual, no qual a competição é cada vez maior, o uso do funil recebe uma importância ainda maior.
Tudo para que, ao pesquisar na internet por algo específico, como “máquina de gravação a laser preço”, um novo cliente possa ser conquistado por parte de quem forneça tal tipo de produto, sendo preciso apenas saber como dar início a uma nova relação.
E quando se fala sobre a criação de tais laços, o funil de vendas acaba sendo uma das ferramentas mais importantes de serem usadas no mercado, sendo desenvolvidas e acompanhadas por uma especializada equipe de marketing para otimizar seus resultados.
A função de um funil de vendas em um negócio
Para que uma companhia conte com uma boa gestão, é necessário estar atento a todo tipo de ferramenta que esteja disponível no mercado, com um destaque maior para as oportunidades que se apresentam através do campo digital com suas aplicações.
Um campo no qual é possível desenvolver estratégias otimizadas, que permitam não só ter um conhecimento maior sobre o seu público almejado, mas que permite também a definição de estratégias que podem ser úteis para o processo de conquista dessa audiência.
Entre essas ferramentas está o funil de vendas, uma espécie de régua onde é possível medir a possibilidade de compra apresentada por um indivíduo, acompanhando tal consumidor durante todas as etapas presentes em uma jornada de compra.
Ou seja, é uma prática que envolve desde o momento em que um indivíduo passa a ter conhecimento sobre o serviço de avaliação de ruído para conforto acústico, até mesmo o momento que ele passa a procurar por item para fazer uma análise para uma obra.
Pesquisa essa que deve ser então estimulada por quem fornece tal tipo de serviço no mercado, sendo preciso destacar da melhor forma possível um produto para assim garantir com que a sua quantidade de vendas possa crescer no mercado, um objetivo comum.
De uma forma geral, esse funil costuma envolver diferentes etapas que envolvem uma compra ser feita por um cliente, entre elas:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Vender.
Fases essas onde um possível cliente costuma transitar até o momento em que ele decide por finalizar uma compra, a longo prazo podendo até mesmo se criar uma relação mais forte com uma empresa, tornando-se um cliente fidelizado de tal companhia.
E quanto mais próximo o público for de uma companhia, maiores poderão ser os resultados comerciais a serem alcançados por ela, sendo preciso usar das melhores estratégias para se obter esse resultado positivo, o que inclui o uso do citado funil de vendas.
É justamente através da otimização desse funil que muitas vantagens poderão ser acessadas pelo mercado como um todo, entre elas:
- Melhor relacionamento com o público;
- Aumento no número de clientes;
- Melhor tomada de decisões;
- Maior previsão de renda.
Cada um desses pontos tendo uma certa importância para a gestão de um negócio, permitindo assim com que uma empresa de câmeras de monitoramento possa crescer no segmento de segurança, com o mesmo podendo ser dito por muitos outros segmentos.
Mas para que tais resultados positivos sejam alcançados, é necessário não só usar dessa estratégia, mas saber também como utilizá-la da melhor maneira possível, levando em conta que a sua utilidade seja cada vez mais comum no mercado como um todo.
Frente a isso, não é preciso apenas utilizar do funil e de muitas outras estratégias, é preciso também saber como amplificar positivamente os seus resultados.
Formas de otimizar seu funil de vendas
Para garantir que a sua estratégia de vendas possa aumentar em relação aos seus resultados, é preciso estar atento a uma série de ações capazes de otimizar ainda mais o uso do seu funil de vendas, algo a ser conquistado a partir de práticas como:
Qualificação do lead
O lead, termo usado para um possível consumidor, é alguém que deve ser acompanhado e nutrido por parte de uma empresa, garantindo isso com que tal indivíduo possa de fato se tornar um novo cliente para uma companhia.
E para que essa conversão seja conquistada por parte de um serviço de auto peças agrícolas, por exemplo, é preciso então ser responsável por toda a comunicação a ser feita sobre este produto, qualificando um lead para que ele se torne em um cliente.
Produção de conteúdo
Uma prática importante nesse processo de qualificação é justamente a produção de conteúdo, forma que permite uma melhor conexão entre uma empresa e seu público, inclusive com aqueles inicialmente conectados, mesmo sem um aparente desejo comercial.
Testes A/B
Seja através desses conteúdos ou até mesmo por meio de anúncios, é importante que uma empresa teste diversas possibilidades até a conquista de vez de um público e o método de testes A/B é de grande valor nesse sentido.
Uma estratégia bastante popular no meio digital, permitindo a criação de diferentes peças visuais sobre um serviço de instalação de película antivandalismo, usando de um tempo específico de circulação para analisar qual modelo é o de maior repercussão.
Ferramentas de automação
Para garantir uma melhor performance nesse sentido, é importante usar as ferramentas de automação, capazes de serem úteis tanto para a criação de anúncios e matérias como também para sua distribuição, garantindo assim uma relação mais ampla com o público.
Iniciando as negociações
A partir do uso dessas estratégias é possível dar início a uma negociação a ser feita com um possível cliente, usando dessa qualificação do público para estabelecer o momento correto de se falar com um indivíduo, garantindo assim a sua conversão como cliente.
Análise de resultados
Por último é importante examinar quais foram os resultados obtidos junto a um funil de vendas, identificando assim como estratégias variadas, passando até pela escolha de rótulos personalizados para um produto, podem ter sido a razão para essa conquista.
Ao seguir as etapas citadas, a sua estratégia de venda pode terminar em resultados muito mais positivos, criando uma conexão com o seu público a ser desenvolvida e acompanhada com o auxílio de um funil de vendas, respondendo a cada uma de suas fases.
As etapas de um funil de vendas
De uma forma geral, um funil de vendas pode ter suas estratégias divididas em três fases específicas, sendo elas as de topo de funil, onde é se apresenta um problema, meio de funil com a solução e fundo do funil com seu negócio assumindo essa posição.
Ou seja, trata-se de um conjunto de fases que podem ser responsáveis para que o público entenda sobre a importância de divulgar sua marca, enxergar em um adesivo para baú corrugado como a solução para isso, e no fim optar por uma empresa que faça isso.
Jornada essa que pode ser também definida como o processo de compra no qual um possível comprador de fato passa a ser visto como um mais novo cliente de uma empresa, alguém que se bem acompanhado pode até mesmo tornar-se freguês fidelizado.
Tudo isso destaca então o valor de se trabalhar com um bem desenvolvido funil de vendas, já que o uso desse tipo de ferramenta pode significar o sucesso para muitas empresas, permitindo com que elas fiquem em evidência frente à sua concorrência.
Para isso, só é necessário saber como contactar inicialmente seu público e posteriormente trabalhar para dar continuidade a essa relação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.