O Marketing On Demand chegou ao mercado como uma proposta inovadora de soluções relacionadas ao marketing. Para quem ainda não sabe, o termo “on demand” está muito associado ao serviço de streaming.
Aplicado nas plataformas de vídeos, sua ideia é levar praticidade aos usuários, assistindo o que desejar, necessitar ou buscar no momento que quiser.
O que é marketing on demand?
Visando entender todo o conceito, partimos do ponto principal, entendendo primeiramente que “on demand” pode ser traduzido como “sob demanda”. Ao falarmos em marketing on demand, estamos abordando um marketing feito de acordo com as necessidades do cliente.
Essa modalidade surge em um contexto sócio comportamental no qual a cada ano aumenta a competitividade no mercado, a personalização dos serviços e a necessidade de uma criatividade constante para manter os clientes.
Então o marketing on demand traz toda a expectativa do mercado para um serviço que traga formação ou gestão de uma equipe de marketing ou trade marketing de alta performance.
É importante que a equipe de marketing de sua empresa de aluguel tendas para eventos SP atue em diversas frentes, como:
- Estratégia de go to market;
- Definição estratégica de posicionamento;
- Selling proposition e branding;
- Estabelecimento de métricas (KPIs);
- Scorecards e metas ligadas à publicidade, mídia, visão do cliente;
- Revisão de A&P budget;
- Escolha e gestão dos melhores fornecedores para seu negócio.
Pontuamos apenas algumas das possibilidades da ampla gama de serviços que o marketing on demand consegue oferecer.
Assim sendo, o marketing se torna cada vez mais importante para o sucesso de qualquer negócio ou empresa, seja pequena, média ou grande, podendo se tratar de uma startup ou de uma empresa tradicional, como empresas de escadas pré-moldadas.
Como implantar o on demand commerce?
Assim como o marketing sob demanda, temos o comércio sob demanda, e o primeiro passo para implantá-lo é criar um plano que contenha sobretudo um estudo sobre a brand persona e a buyer persona.
Para que não fique dúvidas, brand persona trata do arquétipo de consumidor com o qual sua marca deve se comunicar. Já a buyer persona configura o arquétipo de consumidor que sua empresa espera atender e para o qual deseja vender seus produtos e serviços.
Identificando os grupos de pessoas que se comunicam e compram do seu e-commerce, é possível identificar também seus desejos e tendências de desejos desses grupos com maior facilidade.
Dessa forma, é possível ofertar produtos e serviços que eles realmente querem, ou seja, que estão sendo demandados.
É somente depois de identificados os desejos que você estabelece contato com um fornecedor, como uma empresa de estruturas metálicas, fazendo uma compra precisa.
Isso garante que seus estoque estejam sempre enxutos, uma vez que não há produtos sobressalentes ou sem demanda como ocorre em muitos e-commerces tradicionais.
Assim o risco de ficar com produtos não vendidos em estoque é baixo, e os custos com estoque serão menores também.
E ainda você pode usar o estoque de terceiros como no dropshipping, apenas comprando e revendendo os produtos certos para seus clientes.
Conteúdo On demand: como fazer e para quem?
Quem foi apresentado à internet por volta dos anos de 1995, ainda na infância, consegue conviver naturalmente com suas ferramentas.
Segundo a ComScore, a navegação em sites ocupa pelo menos 2 horas por dia de 40% dos internautas brasileiros, sendo que 74% deles se conectam para pesquisar itens antes de comprar.
Toda essa familiaridade garantiu o sucesso de plataformas como a Netflix, que com o pagamento de uma mensalidade oferece uma ampla gama de filmes online para assistir na televisão. Hoje a empresa conta com cerca de 40 milhões de assinantes no mundo todo.
Esse perfil de consumo se reflete nos negócios, como em uma fábrica de placas fotoluminescentes e também se estende para a criação dos filhos.
Programas matinais infantis exibidos na TV perdem espaço para plataformas formatadas para dispositivos móveis que combinam livros, jogos e desenhos animados.
O aparecimento desses canais traz a confirmação da tendência do consumo audiovisual por meio de gadgets, o que acontece cada vez mais precocemente.
De acordo com uma pesquisa da Common Sense Media, 38% das crianças de até dois anos utilizam tablets para entretenimento. Em 2011 essa parcela era de 10%.
Fazendo um paralelo, a audiência dos programas de TV se manteve em 66%, e o consumo de DVDs caiu para 46% em dois anos.
Uma das mais tradicionais produtoras de conteúdo infantil, a Disney, percebeu esse movimento e apostou no lançamento do desenho animado “Sheriff Callie’s Wild West”, feito exclusivamente para tablets, no fim do ano passado.
Trata-se de uma tendência sem volta, em que existe um grande esforço para não cair no esquecimento apesar da rapidez com que as coisas surgem na internet.
É preciso trabalhar todos os dias para buscar novidades em conteúdo e interatividade, pois a internet não é tão efêmera quanto se imagina, de forma que o segredo é estar permanentemente conversando com seu público final.
Quais suas vantagens?
Agora que sua empresa de laudo de engenharia já entendeu um pouco o que é o marketing on demand, vamos conhecer suas vantagens a fim de avaliar se faz sentido para o seu negócio.
Apostando nessa estratégia é possível conseguir tudo aquilo que deseja, necessita ou busca em cada momento. Garante uma carga reduzida ou nula de ações que não fazem sentido com o que realmente importa, que são os resultados.
Uma das grandes vantagens desse serviço é que é possível pagar proporcionalmente pouco e ter uma alta eficácia na entrega do serviço.
Isso sem contar com todos os diferenciais possíveis com a curva de conhecimento adquirida e tecnologias como inteligência artificial em ferramentas exclusivas, como ações ligadas ao perfil da empresa, cases de sucesso, benchmarks e muitos outros.
Outra vantagem é juntar a expertise e a senioridade de profissionais com experiência no mercado em áreas de negócios e marketing.
Temos também a multiplicidade de know-how e amplitude de entrega, contando com diversos parceiros em toda a cadeia de marketing, como agências, designers e empresas de RP.
Também fornece serviços personalizados e próximos ao cliente, além de ferramentas exclusivas, como para o desenvolvimento de branding, estratégia de gestão, scorecards de resultados, entre outras.
A solução de marketing on demand possibilita que sua empresa de impressora para alugar ou de qualquer outro segmento tenha um olhar amplo e profundo para suas estratégias de marketing, que incluem cliente e atuação no mercado.
Além disso, tem-se um custo acessível, adequado à realidade e a necessidade de cada empresa ou projeto. Estamos falando em foco naquilo que seu negócio necessita e no tempo certo da sua empresa.
Os resultados são garantidos, tendo como base metodologias ágeis e ferramentas exclusivas, o marketing on demand promete recriar formas padrões do mercado.
Ex-executivo lança empresa de Marketing On Demand
Os mais diferentes tipos de empresas podem trabalhar com o marketing on demand, como uma construtora de obras comerciais e industriais.
Contando com uma experiência de mais de 15 anos no mercado corporativo, tendo liderado a área de marketing de grandes multinacionais, além da passagem por cargos estratégicos ligados ao marketing, André Svartman retorna ao mercado.
Esse retorno ocorre com a SAAR Marketing On Demand, que é baseada nas tendências de serviços (marketing as a service) e streaming (on demand).
O empresário é co-autor de livros como “Líderes de Marketing”, publicado pela Editora Leader em 2019, é ex-diretor da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e campeão de sete leões de ouro no Festival de Publicidade de Cannes.
André Svartman acredita que, ao oferecer o marketing como um serviço, amplifica a possibilidade de que todas as empresas, independentemente de seu segmento ou porte, tenham resultados positivos a partir de alguns pontos.
Entre eles estão um olhar profundo e diferenciado sobre o mercado que atuam e o cliente que buscam atender, que são diferenciais para uma empresa de etiqueta auto adesiva em rolo.
Considerações finais
Vivemos em um contexto no qual o novo perfil de consumidores virtuais impõe uma nova mentalidade às marcas e aos aplicativos de conteúdo.
Com o passar do tempo, cada vez mais produtos precisam estar disponíveis em multiplataformas para não perder a relevância e consequentemente a audiência.
O diretor de conteúdo do YouTube analisa que o digital é a nova forma de se comunicar e engajar com uma linguagem própria. Por exemplo, o fato da marca estar presente em outra mídia não impede que esteja presente de forma efetiva no mundo digital.
Nos últimos anos, grandes plataformas como o YouTube quebraram barreiras, vendo que a audiência e o consumidor estão em todos os lugares.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.