Social Selling: entenda o conceito

As redes sociais cresceram muito conforme os anos passaram e, além de ferramentas de entretenimento, tornaram-se também de trabalho e de vendas, ou como tem sido muito conhecido ultimamente, como social selling.

Para entender melhor sobre esse termo e a sua importância no mercado de trabalho, leia o texto de hoje que abordará esses temas, além de mostrar as vantagens e benefícios de se investir nessa estratégia, e dicas de como aplicar de forma assertiva.

Não importa se é em épocas antigas ou mais atuais, as vendas e as negociações sempre fizeram parte da sociedade e, conforme os anos passam, elas são adaptadas ao meio, como nos dias atuais onde até uma caneca para brinde utiliza da tecnologia para se tornar interessante.

Claro que muito pode variar dependendo de pessoa, empresa e outros afins, mas vender sempre foi essencial para que o mercado girasse e se mantivesse ativo. Na era digital não seria diferente, embora apenas as plataformas e meios mudassem.

Com os avanços da internet e da tecnologia, muito mais pessoas começaram a empreender e tentar ganhar uma grana extra com a internet e, dessa forma, o e-commerce começou a ganhar muito mais espaço dentro da internet, até se tornar consolidado como é hoje.

Porém, sejam empresas pequenas de roupas ou grandes empresas logísticas, foi percebido que através de plataformas dentro das redes sociais, também era possível conseguir conquistar um público-alvo e realizar vendas.

Mas mesmo aquelas que não querem usar diretamente as redes como pontos de venda, conseguem utilizá-las para atrair clientes e convencê-los a comprar seus produtos, sendo igualmente eficaz e fazendo com que o alcance e autoridade da marca apenas cresça.

Isso significa que até um serviço bem nichado, como o aluguel de maquina de cafe e capuccino consegue prospectar leads e clientes, criando um bom relacionamento com eles, garantindo a venda e ainda conseguindo fidelizá-los de forma orgânica e natural.

O nome dessa estratégia é conhecido como Social Selling, mas para entender um pouco mais sobre ela, confira os tópicos a seguir, onde seu conceito será explorado junto de dicas essenciais para o desenvolvimento dela, além de benefícios e vantagens do investimento.

Entenda o conceito de Social Selling

De forma simples e bastante direta, o Social Selling consiste na prospecção de novos clientes, fazendo com que seja criado um melhor relacionamento com eles através das redes sociais, tendo como principal objetivo gerar novas vendas.

Seja uma assessoria fiscal ou uma empresa logística, ambas precisam de vendas para conseguir se manter em pé, podendo ser a partir de seus produtos ou serviços. E, quando colocamos as redes sociais como um dos meios para se chegar a esse objetivo, tudo se torna mais fácil.

Isso significa que, diferentemente de outras abordagens, o Social Selling procura por clientes que tenham o perfil que a empresa considera ideal, ficando mais fácil de vender, independentemente se é um perfume, peça de roupa ou uma sacola ecologica personalizada.

Muitos se perguntam se isso é realmente efetivo, mas é importante destacar que as redes sociais permitem uma grande eficiência, praticidade e velocidade quando se pensa em negociação, ou seja, nem só de ferramentas vivem as negociações, também existe o fator social que muitos se esquecem.

Isso significa que, acima de qualquer prática, ferramenta ou estratégia, as negociações ainda não têm um estilo de conversação, de socialização, precisando ser pensada dessa forma, mostrando como as redes sociais podem impactar muito.

Podemos então destacar como benefícios do Social Selling:

  • Diminuição do ciclo de vendas;
  • Aumento da retenção de clientes;
  • Elo entre empresa e cliente melhor desenvolvido;
  • Maior possibilidade de novas oportunidades;
  • Custo para aquisição de cliente menor;
  • Relação com cliente mais fiel.

Claro que tais benefícios podem variar muito dependendo da forma como a sua empresa aplica o Social Selling, do seu porte, qual o seu ramo de atuação no mercado de trabalho e como ela se comporta frente às mudanças para que a estratégia seja funcional.

Porém, mesmo que o objetivo seja vender sistema de ponto eletronico, é inegável que o poder que as redes sociais possuem sobre as pessoas é muito grande e pode ser utilizado de forma a auxiliar e melhorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes.

Aplicando o Social Selling

Agora que já ficou mais claro o que é esse termo que temos falado tanto e o seu impacto no dia a dia de um negócio, chegou o momento de conferir algumas dicas que podem te ajudar a aplicar essa estratégia na sua empresa.

Portanto, as dicas abaixo reúnem uma série de informações que podem ser a diferença entre o sucesso ou fracasso do seu comércio de aluguel de notebook. Aproveite-as e veja como podem ser aplicadas e adaptadas à realidade do seu negócio.

01 – Tenha uma forte presença online

Como as vendas ocorrem através das redes sociais, é importante que a sua marca tenha uma forte presença online para conseguir atrair mais clientes e mostrar a eles que o trabalho está sendo bem feito e a sua importância para a vida dele como um todo.

Para isso, é preciso ter vendedores capacitados e bons na linha de frente de vendas, fazendo com que eles tenham contato direto com os leads e clientes, além de conseguirem humanizar o atendimento e fazer com que tudo se torne menos mecânico e mais natural.

Em outras palavras, mesmo que o foco da empresa seja vender controle de acesso para portas, os vendedores precisam aparecer e mostrar aos clientes que eles não estão lidando com outros computadores, com máquinas, e sim, com pessoas.

O Social Selling, como mencionado algumas vezes ao longo do texto, destaca-se por conseguir criar esse relacionamento com os clientes e, a melhor forma de fazer isso de maneira simples, natural e orgânica é criar um bom relacionamento com eles.

A partir desse ponto, eles criam mais empatia e até identificação com os vendedores e com a marca, além de aumentar a possibilidade de fidelização.

02 – Marketing e vendas unificados

Já passou a época onde os setores da empresa trabalhavam de forma individual para bater metas. Embora esse último fator seja essencial para o desenvolvimento do negócio, é preciso a união e o trabalho em equipe para se desenvolver um bom trabalho.

A união da equipe de vendas e marketing, também conhecido comumente como vendamarketing, visa diminuir os obstáculos e otimizar os processos desses dois setores que são tão fundamentais para que a empresa gere lucro.

Com isso, é possível diminuir o tempo de respostas entre a empresa e os clientes, criar conteúdo mais assertivo para os leads, deixar a pessoa mais pronta para o momento da venda, possibilitar abordagens para aumentar a efetividade, entre diversas possibilidades.

03 – Crie conteúdo que agregue valor

As pessoas estão na internet para consumir conteúdo, e o marketing de conteúdo, conhecido também como inbound marketing, é uma das ferramentas que mais funciona quando o assunto é atrair clientes e aumentar a autoridade e credibilidade da sua marca.

O Social Selling nada mais é do que um selo de autoridade e conhecimento sobre o assunto, sobre a credibilidade que a sua organização tem sobre determinados assuntos e produtos, oferecendo o melhor para seus clientes e mostrando que é uma referência.

Isso significa que tal imagem deve ser construída com seu trabalho e esforço. Para isso, pelo menos cerca de 80% do conteúdo postado nas redes sociais deve ser sobre o que a sua empresa sabe fazer, mostrando ao mercado que ela está preparada.

As informações devem ser relevantes e devem agregar valores aos clientes e leads. Ou seja, se for possível tirar dúvidas, contar curiosidades ou sempre trazer à tona assuntos da atualidade que tem relação ao seu conteúdo, melhor será o engajamento e o resultado final.

Tal atitude ajuda também a entender melhor o seu público, o que leva a organização a tomar decisões mais assertivas quando o assunto for seus produtos e clientes, isso vale para empresas de locação de impressoras, assim como quaisquer outras.

Considerações finais

O texto de hoje explorou o conceito de Social Selling, mostrando o impacto que ele pode causar no mercado de trabalho, quais os seus benefícios e como utilizá-lo de maneira adequada em suas redes sociais, conseguindo maximizar e otimizar seus ganhos.

É importante ter ciência que é um trabalho difícil e constante, mas que vale muito a pena lidar diretamente com seus clientes, mostrando a eles como está preocupado em oferecer a melhor experiência de compra possível a eles.

Estude o máximo que puder sobre o assunto e busque maneiras de adaptar à realidade do seu negócio, mesclando com a essência do mesmo e mostrando ao seu segmento de mercado que a sua empresa é referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.