Um dos principais temas abordados na atualidade é Mobile marketing: como proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Esse tema tem sido cada vez mais explorado, já que os recursos móveis estão se tornando parte do dia a dia da sociedade.
Além disso, o mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, onde uma série de recursos importantes relacionados à tecnologia tem se popularizado. Dentro destes recursos, a tecnologia móvel é uma das que mais se destaca.
O usuário comum passa a maior parte do dia conectado, graças a seu smartphone ou outro dispositivo de mobilidade que opte por usar. Por conta disso, cada vez mais as empresas de sacola ecologica personalizada, por exemplo, tem pensado em criar material focado nisso.
Isso porque a internet móvel e os dispositivos que a acessam ainda são muito diferentes de computadores e notebooks, que têm perdido espaço no mercado conforme a utilização dos aparelhos móveis cresce.
Hoje, existem pessoas que abandonaram completamente a utilização destes dispositivos maiores, e dependem exclusivamente das ferramentas móveis para conseguir acessar a internet.
Entenda o que é Mobile Marketing
Pensando nesse mercado, as tendências do marketing mobile começaram a crescer consideravelmente. Criar conteúdo específico para o formato móvel pode ser um grande diferencial para conseguir alcançar uma boa estrutura de atendimento.
O mobile marketing nada mais é do que a aplicação de técnicas de marketing digital, como a aquisição de leads e as conversões de uma companhia de letreiro para fachada de prédio, para o foco na internet móvel, aproveitando as funcionalidades desse aparelho.
É preciso ter em mente, entretanto, que esse tipo de abordagem deve ser o mais natural possível. Os smartphones ainda são um dispositivo íntimo e pessoal de seus usuários, e ações mais invasivas podem ser vistas como negativas.
Por isso, é importante saber como se comunicar com o consumidor usando esse tipo de atividade para garantir uma estrutura mais adequada para suas atividades, garantindo uma série de vantagens competitivas no mercado em que você está trabalhando.
Como fazer o mobile marketing?
Existem diversas maneiras de aplicar as técnicas de marketing digital em dispositivos móveis. Para conseguir aproveitar em sua totalidade esse formato, é preciso entender que pontos de diferencial existem na estratégia.
Entretanto, é preciso se atentar ao fato de que cada empresa é única, e nem sempre estes métodos apresentarão os mesmos resultados, ainda que lidem com um mesmo tipo de atividade, como a produção de material promocional de empresas.
Por isso, adaptar esses modelos a sua realidade ainda é a melhor opção, garantindo que você conseguirá aplicar o marketing mobile da melhor maneira possível em sua empresa e ampliando consideravelmente suas chances de vendas.
Marketing por SMS
Esta é uma das técnicas mais antigas e mais utilizadas de marketing por dispositivos móveis. Os SMS são mensagens de texto enviadas diretamente para o número de celular de seus consumidores, oferecendo condições especiais e promoções.
É importante ter em mente, entretanto, que esse tipo de atividade deve ser consciente. Você deve receber a permissão do usuário para enviar as mensagens, normalmente através de algum formulário de aceite, onde a pessoa colocará o número de telefone.
Ações por SMS não requisitadas podem se tornar um incômodo e gerar até problemas para a empresa, caso o usuário esteja se sentindo lesado pela quantidade de SMS recebido. Caso ele aceite, entretanto, existem diversas funcionalidades para esse tipo de ação, como:
- Enviar promoções e ofertas;
- Acompanhamento de pedidos;
- Lembrete de pagamento;
- Convites para eventos.
Os limites para o tipo de marketing por SMS que será usado para sua empresa de serviço de digitalização de documentos, por exemplo, depende exclusivamente de sua imaginação, desde que o faça com atenção e cuidado para evitar transtornos.
Marketing por Bluetooth
A tecnologia Bluetooth é uma que está em constante evolução, e hoje a maioria dos dispositivos móveis já conta com essa tecnologia nativamente. Entretanto, ela ainda depende de proximidade para ter resultado.
Por isso, é uma excelente estratégia para estabelecimentos físicos, uma vez que esse alcance muitas vezes é pequeno. Você pode, entretanto, criar uma série de facilidades para o usuário com o bluetooth, como catálogos de produtos e vídeos de demonstração.
A conexão bluetooth é rápida e precisa, e um dos grandes diferenciais de sua aplicação é o fato de que não há nenhum tipo de custo de manutenção.
Para que os usuários consigam acessar com qualidade esse tipo de material, entretanto, é importante que você deixe avisos claros da possibilidade com etiquetas adesivas personalizadas, melhorando a comunicação e aumentando as chances de usar o bluetooth.
Responsividade
Um site responsivo hoje é uma das principais maneiras de permanecer ativo no mercado. A verdade é que os smartphones, tablets e computadores possuem telas dos mais variados tamanhos e isso pode ser um problema para um site.
A responsividade permite que a resolução de tela se autorregule, não perdendo informações, independentemente de você usar um dispositivo pequeno ou grande. A dica aqui é criar a plataforma com o pensamento mobile-first, ou seja, pensar primeiro na utilização em dispositivos móveis.
Dessa maneira, o site de impressão 3D se adapta a utilização quando for acessado de um computador, mas evita as dificuldades de leitura durante o processo de navegação móvel, principalmente com relação a zoom e outros recursos de leitura.
Esse tipo de mudança gera impacto até mesmo no ranqueamento junto a motores de busca, uma vez que os algoritmos destas plataformas buscam nativamente sites que são amigáveis a dispositivos móveis para colocá-los no topo da lista.
Conteúdo amigável
A produção de conteúdo amigável aos dispositivos móveis é importante para que você consiga uma estrutura de atendimento adequada. Esse tipo de ação ajuda a ampliar seu potencial, e acaba alcançando um público muito maior.
A questão de títulos diretos e objetivos é muito importante para esse formato, além de parágrafos menores para não atrapalhar a leitura em telas pequenas. Dessa maneira, você consegue otimizar ainda mais suas oportunidades de trabalho mobile.
O objetivo de qualquer empresa de soluções em controle de acesso, por exemplo, é vender, e você deve apresentar seu produto ou serviço de uma maneira expressiva para conseguir os resultados que deseja e garantir um posicionamento de destaque no seu nicho.
Funil de Vendas
O conceito de funil de vendas é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, sobretudo aquelas direcionadas a dispositivos móveis. Através do funil, é possível acompanhar todo o processo de vendas.
O funil acompanha o consumidor desde o momento em que ele é visitante no site até a conversão em vendas, passando por diversas etapas de engajamento e relacionamento para conseguir encontrar com mais assertividade suas possibilidades.
Pensando nisso, é fundamental que você consiga explorar estes recursos com qualidade em sua empresa especializada em destruição de documentos, identificando em que momento cada consumidor se encontra e como abordá-lo, para alcançar uma boa comunicação.
Esse tipo de atividade permite que você consiga acompanhar toda a jornada de compra do cliente, entendendo suas necessidades e atualizando suas estratégias para conseguir o máximo de conversões possível.
QR Code
Uma tecnologia mais recente que tem resultados muito efetivos é o QR Code. Essa ferramenta nada mais é do que um código de barras que pode ser lido por câmeras de celulares e tablets, e direciona o usuário para um link específico.
A utilização de QR codes em sua estratégia de marketing é muito importante para conseguir um direcionamento rápido e direto dentro desse conceito. Hoje, é muito comum que se utilize este tipo de código em comunicação física, como banners e flyers.
Assim, quando o usuário estiver com o item em mãos, pode utilizar o smartphone para ser redirecionado para um site com muito mais informações à disposição.
Remarketing
Uma estratégia que tem muita efetividade no marketing digital é o remarketing. Com os acessos a geolocalização e registros do smartphone, é mais fácil para as inteligências artificiais identificarem esse tipo de estratégia.
Dessa forma, quando um usuário desistir de fazer uma compra, ele acaba recebendo novas notificações e pode rever os itens que estava interessado. Muitas vezes, esse é o empurrão que o cliente precisa para efetivamente fechar a compra.
Considerações finais
O mobile marketing chegou para ficar, e a tendência é que cresça ainda mais daqui para frente. Por conta disso, é muito importante saber como usar esse tipo de recurso com sabedoria, explorando o melhor desse formato para sua empresa.
Quanto mais você aplica ações para os dispositivos móveis, maior sua chance de acessar um novo público, sobretudo de pessoas mais jovens que estão o tempo todo conectadas.
Isso não é uma exclusividade, entretanto, dado o fato de que a maioria das pessoas usa o smartphone constantemente. Por isso, lembre-se de dar uma atenção especial para este formato se deseja se tornar uma liderança no mercado em que está inserido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.