O engajamento é uma das métricas mais importantes para qualquer pessoa ou marca que busca aumentar seu alcance e expandir seu negócio na internet, sendo ele o responsável por mostrar o quanto as pessoas estão interessadas no que está sendo mostrado a elas.
Pensando nisso, o texto de hoje reunirá algumas dicas de como aumentar o seu engajamento nas redes sociais e no seu e-commerce, explorando seu conceito e verificando o impacto que ele pode causar, além dos seus benefícios.
Desde empresas de etiquetas adesivas até lojas de perfumarias, todos querem conquistar seu espaço na internet e, sem o devido conhecimento, essa tarefa pode ser mais difícil do que se imagina, afinal, não se cria engajamento da noite para o dia.
Desde a chegada da internet e o avanço da tecnologia, o e-commerce começou a crescer e, com o passar dos anos, se consolidou de tal forma que dificilmente uma empresa que não possua presença online ou uma plataforma de vendas digitais consiga crescer ou se manter ativa em seu segmento de mercado.
Mesmo que o produto seja algo relativamente simples, como baloes latex para festa, através da internet é possível conseguir um público muito maior que abrange o país e até o mundo como um todo, não limitando a empresa aquela única região, como acontecia antigamente.
Sem mencionar que, nessa era digital, os clientes buscam cada vez mais facilidades e em sua grande maioria das vezes preferem pedir um produto e aguardar a entrega em sua casa.
A ida até uma loja é algo bem especial,acontecendo por uma real necessidade ou interesse muito grande por parte da pessoa.
Sem mencionar que, mesmo que a empresa seja especialista na venda de displays personalizados, por exemplo, a concorrência é bastante grande e é preciso se destacar no mercado para não ser apenas mais um.
E, quando pensamos nessa realidade, o engajamento ajuda em todos esses fatores, sendo essencial para manter a empresa em funcionamento e aumentar aos poucos a sua presença na internet. Em outras palavras, o engajamento é essencial para a vida de uma marca.
Tendo isso em mente, os tópicos a seguir irão explorar um pouco melhor o impacto do engajamento na sua empresa, mostrando os benefícios em se investir nele e algumas dicas de como aplicar em seu negócio de adesivos de parede personalizados, ou de qualquer outro produto em específico.
Pois bem, sem mais delongas, confira as principais vantagens quando se trata do conceito de engajamento, bem como da forma como funciona e como atua em diversos ramos do mercado.
Conheça as vantagens do engajamento
Agora que já ficou um pouco mais claro como o engajamento é importante para o dia a dia do seu negócio, vamos entender um pouco mais sobre seus benefícios e seu impacto.
Pensemos que, nos dias de hoje, as pessoas estão na internet para consumir conteúdo e, para que a sua marca pessoal ou empresa consiga atrair cada vez mais pessoas e convertê-las em clientes, é preciso mostrar a eficácia e o diferencial de seus produtos.
Para isso, sua empresa de impressão em tecido, por exemplo, precisa criar conteúdo que agregue valor e mostre aos leads e clientes como ela conhece sobre o assunto e como suas informações são úteis para os interessados.
Quando a marca é referência e constantemente posta conteúdo sobre, de forma natural, tanto os algoritmos do Google e das redes sociais começam a recomendá-la para outras pessoas que também têm interesse sobre o assunto.
Sem mencionar os próprios seguidores indicarem, curtirem, comentarem e compartilharem as postagens, links e até mesmo recomendarem os produtos da marca para outras pessoas, sendo uma espécie de selo de qualidade para pessoas de confiança.
Ou seja, pessoas que se interessam por adesivo impresso irão atrair outras que conhecem, os algoritmos ajudam e, junto com comentários, compartilhamento e curtidas, cria-se uma espécie de ecossistema, suprido pelas pessoas e por suas postagens, produtos e serviços.
Com isso, alguns benefícios podem ser destacados como:
- Aumento no número de pessoas interessadas na marca;
- Aumento no número de vendas;
- Maior alcance da marca;
- Maior tráfego na loja da empresa;
- Site com maior número de visitantes;
- Construção de identidade da marca mais forte.
Sendo assim, mesmo uma loja de brindes corporativos de luxo consegue se beneficiar e muito de táticas e estratégias que conseguem extrair o máximo do engajamento, buscando sempre trabalhar junto ao seu público, fazendo com que eles não sejam o objetivo final, mas uma das partes que movem a sua empresa.
Aumentando o engajamento
Agora que já ficou claro a importância e o impacto que o engajamento pode causar no seu e-commerce e nas suas redes sociais, chegou o momento de verificar algumas dicas que podem ser bastante úteis para que ele seja aplicado de forma correta.
Sendo assim, confira como aumentar o engajamento e fazer com que seu kit vinho personalizado consiga ser mais vendido, e fazer com que mais pessoas se interessem pelos assuntos que a sua empresa é especialista.
01 – Conheça o seu público
Para que as suas estratégias de marketing e vendas funcionem, assim como ter um bom engajamento para suas redes sociais e sites, é preciso conhecer o seu público e entender qual é o seu perfil e seus interesses, para que o conteúdo e o modo sejam igualmente efetivos.
A criação de uma persona, uma representação do seu público ideal, é muito indicada para entender mais a fundo como eles se comportam, o que gostariam de ver, assim como facilita as tomadas de decisões, ficando um pouco mais simples de prever quais os próximos passos dos leads e clientes.
Sendo assim, busque fazer pesquisas e relatórios, assim como conhecer de perto o seu público, para que o engajamento seja melhor e mais efetivo.
02 – Tenha uma periodicidade de postagens
Como dito algumas vezes ao longo do texto, o marketing de conteúdo é essencial para manter o seu negócio ativo e fazer com que o engajamento suba, além de atrair novas pessoas para as redes sociais e fazer com que o alcance da marca cresça.
Para isso, é preciso de dias e horários para que as postagens e o conteúdo seja atualizado.
O maior erro de uma empresa é postar conteúdo quando der vontade, afinal, se os leads não sabem quando será lançado, eles tem que ficar voltando toda hora e contar com a sorte, fazendo com que muitos abandonem a marca e diminuam o engajamento.
Sendo assim, deixe claro para o público os dias e horários que o conteúdo será postado, criando um pouco daquela vontade deles verem o próximo vídeo, conteúdo ou análise que a marca fará. Isso gera um pouco de expectativa e cria uma espécie de ritual para eles.
03 – Saiba interagir com o público
Para que seu público seja fidelizado e entenda que a sua marca quer que ele faça parte do seu dia a dia, é preciso saber interagir com eles.
É preciso fazer com que eles entendam que não são o objetivo final, mas parte do processo. Esse tipo de pensamento gera engajamento e fideliza clientes.
A forma de interagir muda muito dependendo da plataforma, rede social, modelo do site, entre diversas outras variáveis, mas sempre é importante criar essa aproximação e fazer com que eles se sintam acolhidos.
Algumas maneiras de se fazer isso é comentar algo sobre os comentários deles, incentivar que precisa e quer a opinião deles, ouça-os e reposte as suas postagens, agradeça a opinião deles e mostre interesse. Esse tipo de atitude pode mudar a forma como eles enxergam a sua marca.
Outra ideia é perguntar de forma ativa quais os assuntos que eles mais querem ver. Realize postagens unicamente para coletar dúvidas e temas mais comentados, chame convidados especiais e mostre os argumentos deles.
Essa atitude cria uma comunidade mais unida e que faz a diferença no engajamento.
Considerações finais
O texto de hoje reuniu diversas informações e dicas de como aumentar o engajamento do seu e-commerce e de suas redes sociais, explorando o conceito dele, as vantagens e benefícios de investimento, assim como o impacto que pode causar no seu negócio.
Pode-se dizer que o engajamento é parte da alma da empresa, afinal, mesmo que seus produtos e serviços, assim como missão, visão e valores da marca sejam corretos, somente com a ajuda do público que tudo irá para frente e será convertido em resultados.
Busque estudar ao máximo essas dicas e orientações, e adapte-as à realidade da sua marca, mostrando que sempre é possível crescer e que seu público faz parte disso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.