O mercado online está em alta, porém, não podemos deixar de pensar no marketing digital. Saiba mais sobre as tendências obrigatórias para qualquer negócio online.
A pandemia veio também para mudar um pouco a cabeça de muitos empresários que antes só faziam venda física, afinal, com os estabelecimentos fechados eles tiveram que arrumar formas de vender os seus produtos.
Com isso, podemos ver um crescimento no mercado de e-commerce no Brasil, por exemplo. Só no primeiro trimestre de 2022 a curva subiu mais de 12%, representando R$39.6 bilhões de faturamento com a venda online.
Mas mesmo este ramo superaquecido não podemos deixar de pensar na divulgação. Por isso, listamos seis tendências de marketing digital que são obrigatórias para qualquer negócio online.
Tendências para impactar sua loja virtual
Muitas ferramentas e estratégias estão ganhando bastante força junto tem aumentado cada vez mais as tendências para alavancar ainda mais as vendas pela internet.
1. Entrega rápida
Os grandes e-commerces já entraram nessa disputa e podemos ver cada vez mais a oferta da agilidade após o consumidor realizar uma compra.
De acordo com uma pesquisa feita pela Consumer Insights, conduzida pela Outbrain, a velocidade da entrega do produto é um dos fatores principais para a conversão do produto.
Portanto, se você tem uma loja virtual, fique bem atento ao prazo de entrega.
2. Investir em influenciadores
De acordo com um estudo feito pelo Statista, banco internacional de estatísticas, só no Brasil, 159 milhões de pessoas usam as redes sociais todos os dias da semana.
Por conta disso, cada vez mais somos impactados por marcas utilizando influenciadores para divulgar o seu negócio nestas plataformas.
Esta é uma forma de marketing digital utilizado para trazer mais segurança e confiança ao produto e a marca. E, atualmente, os consumidores vão à procura de pessoas que estão falando bem do produto que eles comprar.
Para ter mais engajamento, nem sempre os grandes influenciadores podem ser uma boa opção. Faça um estudo porque, de repente, várias pessoas com menos seguidores podem ter um engajamento maior no nicho e um maior poder de conversão.
3. Marketing de Conteúdo
Esta opção não pode deixar de existir na sua estratégia de marketing digital e, por isso, ele é um dos mais utilizados desde 2013. Conteúdos segmentados aos produtos são fundamentais para qualquer negócio online.
É uma forma de atrair o consumidor sem ele perceber a “compra”. Os conteúdos podem ser variados como, por exemplo, um artigo, e-book, vídeo, infográfico e etc.
Por exemplo, se você vende convênio médico, pode fazer uma lista com os melhores planos de saúde após uma ampla pesquisa das mais vendidas. Assim, você atrai um público interessado na cotação deste produto e pode vender com mais facilidade.
4. Whatsapp
Além de ser utilizado para trocar de conversas, o Whatsapp é uma ferramenta que tem ajudado no marketing digital, principalmente, aquele empreendedor que faz o negócio ganhar força com a versão business do aplicativo.
Com ele você pode automatizar algumas respostas e até mesmo interação com os clientes. Atualmente, existem diversas ferramentas que trazem este serviço.
5. Aposte no bots
O aumento de utilização de bots tem impressionado os especialistas. Com a perspectiva de crescimento até 2025, esta é uma forma de comunicação do cliente sem depender, naquele momento, de um consultor humano.
Nesta opção, o cliente envia as suas dúvidas que serão respondidas pelo bot. Esta funcionalidade tem diminuído a fila de atendimentos em um call center, o famoso telemarketing.
O serviço é muito utilizado por planos de saúde, por exemplo, para tentar ajudar de uma maneira mais fácil o consumidor.
6. Cuidado com as imagens cadastradas
O Google tem dado cada vez relevância para conteúdos com fotos. Por isso, tome muito cuidado com a forma que a foto aparece na sua publicação. Se possível, otimize todas as imagens que forem publicadas.
Fazendo os procedimentos corretos com o SEO da imagem, o seu anúncio pode ter posições diferenciadas na busca no Google.
Qual tendência você tem aplicado com facilidade na sua loja? Conte nos comentários.
Texto: Jeniffer Elaina