Marketing de inovação: como aplicar em seus negócios

Cada vez mais vemos as transformações em torno do mundo e muito disso se deve à tecnologia. Isso afeta a forma como consumimos e principalmente nosso relacionamento com as marcas, por isso o marketing de inovação é tão importante para os negócios.

Essa estratégia não diz respeito apenas da criação ou implementação de novas tecnologias ou de ideias inovadoras, o marketing de inovação trata também de todos os ajustes feitos na empresa a partir das análises de tendências de mercado.

Isso é válido para todos os segmentos. Uma empresa de brindes personalizados para feiras, por exemplo, precisa estar atenta para as tendências do mercado e como pode se diferenciar de seus concorrentes para atender os desejos e necessidades do seu cliente.

Sendo assim uma empresa que está atenta ao mercado tem uma maior facilidade em entregar produtos e serviços que condizem com os desejos do seu público. Leia um pouco mais nesse artigo como funciona o marketing de inovação e aprenda como sua empresa.

Definição do marketing de inovação

Muitas vezes o termo marketing de inovação é associado a tecnologias como:

  • Criação de aplicativos;
  • Uso de inteligência artificial;
  • Desenvolvimento de novas mídias sociais;
  • Criação de produtos revolucionários e inovadores.

Essas inovações são muito importantes para qualquer negócio, mas não são as únicas e nem as principais, pois o marketing de inovação trabalha com um conjunto de estratégias.

Por exemplo, uma empresa de equipamentos para laboratório de química, ao atualizar a identidade visual da marca e criar um site, já terá feito inovações, auxiliando assim a comunicação com o seu público-alvo.

É importante entender que o marketing de inovação é toda nova forma de fazer marketing, podendo ser uma nova maneira para empresa, mercado ou para o mundo.

Não se deve confundir inovação com tecnologia, afinal a tecnologia é um conhecimento que auxilia em todo processo de inovação, mas não é a única ou última etapa.

Quando o assunto é marketing, existem inúmeros exemplos de inovação como: melhorias nas embalagens para exportar, criação de um novo produto ou serviço, melhorias no atendimento, reposicionamento da marca.

Também podem ser consideradas inovações promoções, desenvolvimento de um novo método de marketing, entre inúmeras reformulações que podem ser feitas em sua empresa.

Veja que essas melhorias envolvem vários segmentos do seu negócio. Para exemplificar melhor essa ideia, pense em uma empresa distribuidora de carnes nobres que notou a necessidade de reformular os valores da sua marca.

A partir disso, vai passar a contratar mão de obra mais sustentáveis de fazendeiros familiares, com isso ela precisa apresentar essa ideia para os seus consumidores. Essa inovação na área do marketing vai refletir em vários outros pontos do branding.

Toda essa mudança no posicionamento da marca irá fazer com que novos clientes se aproximem dos produtos, pois a sua proposta despertou o seu interesse.

Sua importância

Uma empresa que não acompanha as mudanças do mercado acaba ficando para trás e perdendo os clientes. Quanto antes a sua marca entender que é fundamental estar atento a todas as tendências, mais sucesso terá com o seu público.

Quando o marketing de inovação é usado da maneira certa, como em uma empresa de balões infláveis para propaganda, ela irá conseguir acompanhar as alterações comportamentais dos clientes, com isso ajudando a melhorar os seus produtos e serviços.

Além de acompanhar a trajetória da sua empresa, se permitindo a vender outros produtos e mudar o seu posicionamento de acordo com as exigências do mercado, muitas vezes se antecipando referente aos seus concorrentes.

Manter uma imagem forte da sua marca, tornando seu negócio inovador e antenado às mudanças, a fim de oferecer as soluções para as necessidades dos seus clientes.

Se tornar referência no assunto, até seus concorrentes vão se basear na sua empresa, melhorar o posicionamento e o branding, aumentar a captação e a fidelização dos consumidores.

Manter a empresa sempre competitiva, mesmo com anos de história, reduzir custos e principalmente aumentar a lucratividade do seu negócio, afinal todos os processos de marketing vão estar alinhados nesse mesmo objetivo.

É importante ressaltar que essa estratégia beneficia todos os segmentos, desde lojas de conveniência até uma empresa de vans.

Aplicando o marketing de inovação no seu negócio

Entenda um pouco melhor como você pode aplicar o modelo de marketing de inovação em seu negócio. São ações simples que, se bem realizadas, garantem o sucesso da sua marca.

Use a tecnologia a seu favor

É importante usar todo o potencial que a tecnologia tem a oferecer para o seu negócio, não seja uma empresa que tem medo ou abomina esse recurso, que acaba usando apenas estratégias de marketing antigas.

Lembre-se que os clientes estão cada vez mais conectados, acompanhe essa tendência e utilize todos os recursos disponíveis como as estratégias de analytics para analisar o desempenho dos seus conteúdos nas redes sociais.

Tenha em mente que o consumidor não é mais o mesmo de 10 anos atrás, sua decisão de compra não é mais baseada apenas na necessidade do produto, mas sim em toda experiência.

Levando em conta as tendências das redes sociais, a alternativa de fazer compras online, a imagem que a marca passa, seja ambiental, descolada, enfim, esse cliente deseja algo mais que somente o produto.

Nesse caso, o marketing é responsável, além de desenvolver campanhas, identificar a melhor forma de alinhar as estratégias do mercado com a tecnologia, gerando assim o interesse do seu público-alvo.

Busque a inovação

Os gestores da empresa precisam encontrar formas de instigar os funcionários com uma cultura de inovação, assim a equipe de marketing vai conseguir absorver toda criatividade e inovação.

Com um ambiente fértil, os colaboradores vão conseguir criar novas estratégias para melhorar os resultados, trazendo uma maior autonomia e confiabilidade no trabalho desses profissionais, além de torná-los mais engajados em suas funções.

Analise a concorrência

Realize uma análise profunda das melhores ações utilizadas pelas outras empresas. Por exemplo, uma empresa de sensores de segurança para máquinas pode analisar como seus concorrentes estão se posicionando nas redes sociais.

Assim você se baseia em como está funcionando o mercado em que seu segmento está inserido.

Nesse processo são feitas interpretações, avaliações e mensurações de todos os dados que forem coletados, assim você consegue ter um panorama de como funciona a sua concorrência.

Essa estratégia é recomendada para todos os tipos de empresas, desde pequena até médio porte, assim você consegue entender o que funciona melhor no mercado.

Dê autonomia para sua equipe

É importante permitir que a equipe de marketing seja livre para expressar as suas ideias, fazendo com que esses funcionários não sejam podados, afinal as inovações nascem assim.

Essa é uma ótima maneira de experimentar novas soluções e identificar o que funciona ou não para o seu negócio.

Esses profissionais devem se sentir importantes em todo processo e dar suas opiniões e sugestões para as estratégias e decisões tomadas, assim você permite ter um ambiente fértil para inovações do mercado.

Etapas do processo de inovação

Entenda quais as etapas para começar o processo de inovação em seu negócio. Esse processo é dividido em cinco fases, que são elas:

1. Imersão

Essa fase consiste em pesquisas para contextualizar os problemas e necessidades dos clientes, coletando dados e formulando as hipóteses para as soluções.

2. Análise e síntese

Após toda coleta de dados, eles são agrupados e assim é realizado as modificações necessárias de acordo com as informações que foram mais relevantes.

3. Ideação

Organização de todas as soluções abordadas e a utilização de ferramentas para criar soluções inovadoras para o seu negócio.

4. Prototipagem

Nessa etapa são realizados testes em cima de todas as ideias que surgiram após as pesquisas, assim tendo um panorama de tudo que funcionou.

5. Implementação

A etapa final é desenvolvida para refinar e fazer a operacionalização de todas as ideias que tiveram efetividade, tornando real para o mercado e os clientes consumirem.

Com o marketing de inovação, a sua empresa consegue se destacar no mercado, pois sempre vai estar atenta a todas as necessidades dos clientes, se tornando referência no mercado.

Uma empresa que não se renova acaba se perdendo dentre seus concorrentes, por isso esteja atento a tecnologias e inovações, se for preciso reformular sua marca faça e lembre-se que o consumidor é base do negócio.

Por isso é tão necessário estar atento às mudanças do seu público, para criar novas soluções para os seus problemas.

Isso vale para todos os segmentos, seja você uma empresa de audiovisual, de análise de produtos alimentícios, livraria, enfim, esteja atento às mudanças.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.