Churn Rate: saiba o que é e qual a sua importância para seus negócios


O Churn Rate é caracterizado como um dos principais pesadelos dos empreendedores, entretanto ao realizar uma gestão consciente em relação aos resultados obtidos com o churn rate sua empresa pode se ver diante de um cenário de total evolução e crescimento.

O churn rate de uma forma bem simples e sem rebuscamento é uma forma de medir os clientes que estão deixando sua empresa, gerando esse alerta e fazendo com que as empresas busquem formas de manter esse consumidor ativo.

Esse processo se mostra prejudicial, pois perder um cliente que já estava envolvido significa que sua empresa terá que lidar com prejuízos financeiros e realizar ações para uma melhora o mais rápido possível.

Além disso, em muitos casos quando se pensa na perda desses clientes, se acende um alerta principalmente em relação à concorrência e nas estratégias que estão sendo desenvolvidas em sua empresa.

Por isso, para que, por exemplo, sua empresa de placas de sinalização de trânsito consiga se estabelecer no mercado e destacar melhorias em cada momento, estar atento ao churn rate é fundamental e algo necessário.

Afinal, o mercado e os consumidores se vêem diante de constantes mudanças em seu comportamento, assim é necessário estar atento e sempre estabelecer uma evolução e formas de fidelizar e manter seu cliente ativo em sua empresa em cada momento.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o churn rate, evidenciando a sua significação, quais as diferenças entre esse conceito e o churn de receita, a sua importância e os impactos de uma alta taxa. Confira!

O que é o churn rate?

O termo churn através da sua significação e tradução livre significa rotatividade, assim é bem comum que a taxa de churn venha ser conhecida também no mercado como taxa de rotatividade.

Ao pensarmos na aplicação desse conceito, o churn rate se caracteriza como uma métrica que evidencia os clientes que deixaram de fazer negócio com a sua empresa em um determinado período de tempo.

Assim, essa ação pode ocorrer através de um cancelamento de um contrato ou a não renovação no caso, por exemplo, de um distribuidor de etiquetas adesivas que trabalha com um clube de assinatura ou até mesmo um cliente que não realizou mais pedidos.

Esse fator gera um alerta totalmente considerável diante das empresas, pois é uma representação clara de uma perda de receita, representando clientes que em tese foram perdidos e não tiveram mais contato ou interação alguma.

Geralmente, ao ser aplicado o churn rate, por exemplo, em uma fábrica de caixa de papelão ondulado é analisado todo um período para ter essa referência e dados precisos, levando em consideração dados mensais, trimestrais ou anuais.

Dessa forma, o churn rate fornece informações valiosas referente ao seu negócio, indicando questões como a satisfação dos clientes, como sua empresa está diante do mercado e até mesmo o desempenho da concorrência.

Por isso, quanto mais sua empresa se mostrar atenta a esse fator mais pontos são melhorados, criando um ambiente de total eficácia, gerando uma fidelização e contato único com o público.

Diferenças entre churn rate e churn de receita

Por mais que muitas vezes a diferença entre ambos os conceitos e ferramentas pareça ser algo complicado de ser entendido, a diferença entre eles se mostra totalmente simples e fácil.

Enquanto o churn rate como está sendo visto é uma representação do número de clientes que a sua empresa perdeu em um determinado período, o churn de receita representa quanto de receita é perdida dentre esse lote de clientes.

Assim, ambos os conceitos têm a sua importância, pois eles representam o quanto sua empresa está perdendo através do processo, deixando claro tanto em questões do número de clientes como também o fator financeiro.

Dessa forma, ao ter essas análises a sua disposição se entende de forma totalmente clara o quanto a perda dos clientes podem impactar a receita da empresa, gerando um alerta e um desejo constante para a mudança e evolução.

Por mais que esses conceitos tenham pontos de diferença através da sua aplicação, ao pensar em sua empresa ou em distribuidores de conectores elétricos, é importantíssimo que eles venham ser aplicados juntos para ter uma análise completa do momento em que o negócio está vivendo.

Com isso, ao ter essa consciência, os pontos de melhoria se mostram muito mais próximos de serem realizados, pois os setores e equipes dentre a sua empresa entendem a urgência de criar um ambiente eficaz e preciso.

Além disso, o indicador de ambas as métricas serve de apoio para calcular a sustentabilidade do seu negócio ao considerar tanto a longo como a curto prazo, tendo essas informações precisas e valiosas totalmente à disposição.

Importância do churn rate

Por mais que o churn rate não evidencie e deixe totalmente claro o que está errado em seu negócio, através das análises realizadas se tem um sinal claro que mudanças devem ser estabelecidas se a sua empresa busca um sucesso.

Assim, essas informações qualitativas são extremamente essenciais, gerando em sua empresa esse alerta e fazendo principalmente com que ações possam ser implantadas para evoluir e ir ao encontro do sucesso.

Por exemplo, assim como antigamente balões infláveis para propaganda eram uma forma de entreter os seus clientes, hoje em dia se preocupar com a experiência estabelecida é a forma de entreter e manter o público ativo em sua empresa.

Com isso, confira a seguir a importância do churn rate e o quanto essa métrica tende a estabelecer um ambiente muito mais assertivo.

  • Se tem um entendimento em relação à satisfação dos clientes;
  • Proporciona um crescimento sustentável a sua empresa;
  • Sinaliza como anda o crescimento e redução da sua base de clientes;
  • Impede que a empresa tenha o mínimo de previsibilidade;
  • Melhora o volume de vendas em seu negócio.

Por isso, se você deseja que a sua empresa tenha sucesso vendendo, por exemplo, sacolas e mochilas personalizadas, estar atento à taxa de churn é fundamental e um dos recursos-chave para o crescimento e evolução.

Através desta métrica e análise realizada se cria um ambiente de total assertividade, fazendo com que os erros venham ser reparados e que a sua empresa realize passos cada vez mais assertivos e precisos.

Impactos de uma taxa de churn alta

O prejuízo de uma taxa de churn alta pode ser algo totalmente considerável ao pensar no faturamento da sua empresa, além de impactar até mesmo a confiabilidade fazendo com que o público pense duas vezes antes de consumir do seu negócio.

Vamos imaginar uma gráfica para impressão de apostilas, se todo mundo está falando bem e consumindo os serviços dessa gráfica, de fato se tem um atrativo para que eles os clientes mantenham seu consumo e novos consumidores entrem em contato.

Entretanto, ao pensar na situação contrária, o público tende a achar que em sua empresa tem algo errado, fazendo com que o consumo e interação com o negócio se mostre muito mais dificultoso.

Ou seja, se a taxa de churn em sua empresa se mostra alta, chegou o momento de diminuir o investimento em relação à aquisição de clientes e começar a focar em estratégias que mantenham os consumidores da sua empresa ativos e cada vez mais satisfeitos.

Assim, você não desgasta a sua imagem no mercado, criando esse ambiente perfeito ao se tratar da fidelização dos clientes, e tendo reflexos totalmente positivos ao se considerar os frutos a serem colhidos a longo prazo.

Por isso, para que a sua empresa se mantenha diante de uma evolução e esteja sempre bem estabelecido no mercado, evitar taxas de churn alta é um dos passos essenciais e totalmente necessários.

Importância de investir em Customer Success

O Customer Success é um dos principais responsáveis por manter essa taxa de churn rate em sua empresa de uma forma controlada, se antecipando aos problemas e tendo um papel de uma espécie de consultor para os clientes.

Esse profissional garante com que as experiências dos clientes sejam a melhor possível, garantindo vantagens únicas a sua empresa e fazendo com que se tenha esse marco na mente dos consumidores.

Assim, se você deseja ter sucesso, por exemplo, com a venda de crachá em PVC personalizado, contar com um Customer Success é um passo necessário e um dos principais elementos de diferenciação da sua empresa.

Além disso, as consequências diretas de contar com uma equipe de Customer Success extremamente qualificada é o aumento da taxa de retenção dos clientes e uma redução ao churn rate.

Por isso, se a sua empresa busca ter sucesso e uma relevância diante do público em cada momento, contar com uma equipe de Customer Success é algo essencial e que deve ser uma das principais prioridades em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.