Dentro de uma era digital, torna-se necessário saber quais são as melhores técnicas de venda para produtos digitais. Para contextualizar melhor, os produtos digitais são todos aqueles materiais produzidos e distribuídos no meio digital. Como:
- Vídeos;
- e-books;
- Ferramentas;
- Podcasts;
- Aplicativos;
- Cursos.
Ou seja, eles não apresentam nenhuma estrutura física, por esse motivo não precisam passar por processos logísticos de armazenamento e entrega.
Ao contrário do que ocorre com uma empresa especializada na elaboração de projeto de terraplenagem, que precisa aplicar atividades logísticas para gerenciar o andamento do trabalho.
Devido ao fato das atividades remotas terem crescido com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, vender produtos digitais fez com que o mercado passasse por um grande crescimento.
Atualmente, o consumo de e-books e cursos online se destaca por sua facilidade, qualidade dos materiais e baixo investimento.
É por meio do e-book, por exemplo, que pessoas estão começando a se interessar em questões relacionadas à fábrica de chapa expandida e outros assuntos.
Além disso, esses formatos são ideais caso a sua estratégia de marketing tenha o objetivo de gerar autoridade e atrair clientes para a sua marca.
Portanto, pensando em te ajudar, desenvolvemos este artigo com o intuito de apresentar as melhores técnicas de venda para comercializar os seus produtos digitais. Trata-se de algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo.
Mas antes de explorar essas técnicas, vale a pena entender o que de fato são os produtos digitais, e como eles estão sendo utilizados para abrir as portas para clientes se interessarem por serviços como instalação de ar condicionado comercial. Confira:
O que são produtos digitais?
Resumidamente, os produtos digitais são materiais oferecidos e comercializados pela internet que podem, ou não, ter suas versões offline.
Conhecidos também como infoprodutos, eles tem o objetivo de informar e agregar valor sobre um determinado assunto ao usuário. Em outros casos, eles podem ser utilizados para destacar um serviço de comunicação visual em acrílico realizado por um determinado profissional.
Por se tratar de um tipo de produto onde há várias maneiras de ser comercializado, há a permissão de abordar diferentes temas, além de poder ser utilizado para intensificar uma estratégia de Marketing Digital.
Dito isso, os infoprodutos são uma ótima opção para empresas que desejam ter uma autoridade maior no segmento, e consequentemente, atrair mais leads e potenciais clientes.
Por que optar pela venda de produtos digitais?
Até aqui, você pôde entender o que de fato são os produtos digitais. Contudo, você deve estar se perguntando: quais são os motivos para produzir esse tipo de material e comercializar na internet?
Para responder essa pergunta, separamos alguns fatos que podem te convencer a vender infoprodutos. Confira:
Baixo custo inicial
Na maioria das vezes, começar um negócio do 0 na internet demanda um grande investimento, que naturalmente pode causar desânimo.
No entanto, caso você escolha vender infoprodutos, os custos iniciais são bem menores, o que é essencial para um fornecedor de sacolas para loja que busca adotar os produtos digitais para se destacar no segmento.
Isso acontece porque são necessários poucos recursos para desenvolver um produto digital, o que naturalmente torna a produção mais barata. Com isso, você não tem a necessidade de cobrar caro pelos materiais, e consegue alcançar uma boa margem de lucro.
Renda passiva
Após lançar o seu produto digital, o trabalho seguinte é focar os esforços para a divulgação. Ao longo do tempo, as pessoas encontrarão e comprarão, sem que seja necessário revisitar aquele item. Afinal, uma das grandes vantagens de vender na internet é atingir um grande público.
Você consegue aumentar o alcance dos seus infoprodutos e, com isso, ter mais chances de atrair novos clientes. Para isso, você pode optar por estratégias orgânicas ou pagas.
Por exemplo, uma empresa de reforma de fachada que decidir optar por trabalhar com infoprodutos para divulgar o seu trabalho, pode ter a longo prazo, um ótimo resultado.
Aceitação do público
Devido ao fato dos produtos digitais serem fáceis de consumir, eles conseguem facilmente fazer um certo sucesso com o público.
Um dos fatores ligados a esse sucesso é porque eles oferecem uma experiência simples e enriquecedora, já que são veiculados em mídias rápidas e intuitivas.
Outro fator interessante dos produtos digitais, é que você consegue perceber se as pessoas estão gostando daquilo que está sendo oferecido. Dessa forma, para ter sucesso basta conhecer bem o seu público-alvo, e resolver todas as necessidades que seus clientes apresentam.
Tendência do mercado
O empreendedorismo digital é, de fato, um mercado que só vem crescendo e que foi impulsionado, principalmente, pela Covid-19, abrindo espaço para o crescimento de negócios relacionados a empresa de gestão de documentos e outros segmentos.
Durante esse período, muitas pessoas buscaram se capacitar em suas respectivas áreas, seja por meio de apostilas, e-books, cursos online ou webinars.
6 Principais formatos de produtos digitais
Quando falamos sobre produtos digitais e seus formatos, as pessoas já pensam nos e-books. Entretanto, há uma série de alternativas que podem ser usadas e que possuem a mesma eficiência de um e-book. Entenda:
E-books
É inevitável não começar essa lista com os e-books, isso porque os livros digitais ganharam o coração dos leitores, que puderam perceber por exemplo, como um distribuidor de etiquetas adesivas tem sua importância em certos aspectos do dia a dia.
Lógico, ainda há fãs dos livros físicos e não abre mão da experiência de folhear algumas páginas, mas os e-readers apresentam algumas vantagens, como o fato de poder ser levado para qualquer lugar sem ocupar nenhum espaço.
Webinars
As webinars podem ser definidas como palestras que acontecem exclusivamente na web. Trata-se de um conjunto de conteúdos mais curtos que um curso online.
Cursos online
Os cursos online são um método de ensino que é realizado a distância, e da mesma forma que acontece com as webinars, as aulas também podem ser gravadas.
Quando gravados, há a possibilidade de serem reproduzidos em formato on demand, onde as pessoas podem escolher assistir os vídeos na hora que quiserem.
Já os cursos ao vivo podem trazer consigo algumas dinâmicas interativas para tirar dúvidas e promover um networking entre os alunos.
É possível observar que os nichos para cursos online estão ficando cada vez mais diversificados. Existem os cursos de graduação e pós-graduação realizados totalmente online, incluindo as formações complementares.
Portanto, esses cursos são focados em conhecimentos práticos específicos para melhorar o currículo e expandir os conhecimentos relacionados à área.
Experiências
Outro nicho que está muito próximo da popularidade das aulas online, são as propostas de experiências imersivas online.
Podcasts
De alguns anos para cá, um dos formatos de produtos digitais que está crescendo constantemente são os podcasts, que por sinal, ganhou uma legião de fãs.
Muitas pessoas gostam da ideia de se informar sobre algo fazendo algum tipo de atividade. Por esse motivo, os podcasts foram tão abraçados pelos internautas.
A principal característica de um podcast é o fato de transmitir informações somente com o uso de áudio. Por sua vez, não há uma determinação de tempo pré-definida. Na verdade, a duração do programa pode ser longa ou curta.
Newsletter
Por fim, temos a newsletter, que nada mais é do que um tipo de infoproduto no qual o usuário recebe o conteúdo por e-mail, após ter feito cadastro em uma lista já sabendo que receberia o material.
Assim como os outros formatos que já foram citados, a newsletter pode abordar vários tipos de assuntos, como tecnologia, marketing, esporte e entre outros. A grande vantagem nesse caso, na verdade, é a possibilidade de criar um relacionamento mais saudável com o público.
Como escolher a plataforma para vender os produtos?
Após fazer a definição do formato, público e preço, você vai precisar de um site para vender o seu produto digital. Portanto, é fundamental fazer uma boa escolha da plataforma de e-commerce onde você vai hospedar os seus conteúdos.
É interessante dizer que nem todas as ferramentas são feitas para comportar conteúdos audiovisuais. Por isso, é necessário escolher uma ferramenta que tenha um carregamento rápido para que a experiência do cliente não seja prejudicada.
A rapidez de carregamento do site, como todo, pode influenciar diretamente na decisão de compra do usuário. Ou seja, quanto mais rápido for, melhor será a experiência do mesmo, e consequentemente, a compra poderá ser efetuada.
Outro ponto a ser levado em consideração, são os custos da criação do seu e-commerce, e nesse caso, seria interessante buscar por plataformas que possibilitem a criação de uma loja virtual, de preferência de forma rápida e fácil.
Conclusão
Por fim, vale a pena pontuar a importância que as mídias possuem para trazer mais ênfase ao seu produto digital. Destacam-se os podcasts, que por sua vez, estão sendo utilizados frequentemente pelas empresas.
O formato em si está em uma grande ascensão, e o podcast corporativo, que é voltado para um papo mais empresarial, está se tornando a melhor opção para aquelas empresas que querem ter um lugar de destaque no segmento.
Dito isso, analise qual o melhor formato para o seu negócio, e coloque a sua criatividade em prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.